Sobre a relação entre História e memória, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro.
( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si.
( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos.
( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Escolha uma opção:
F - F - V -V
V - V- V -F
F - V - V -F
V - F - F - V
F - V - F - F
Ed
há 10 meses
Vamos analisar cada uma das assertivas sobre a relação entre História e memória: ( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro. É falsa (F). A História e a memória têm focos diferentes; a História busca compreender o passado de forma crítica e analítica, enquanto a memória é mais subjetiva e pessoal. ( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si. É verdadeira (V). Essa afirmação reflete a ideia de que a História é uma construção que se distancia da memória, buscando uma análise crítica do passado. ( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos. É verdadeira (V). A História realmente se baseia em memórias, mas ao se desenvolver, ela se torna uma disciplina que analisa essas memórias. ( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações. É falsa (F). A memória é subjetiva e pode ser influenciada por emoções e interpretações pessoais, não sendo uma representação objetiva dos fatos. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é: F - V - V - F.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade