A produção de material didático coloca o pedagogo diante de um mundo diversificado de possibilidades de produção e matérias. É interessante levar em consideração aqueles materiais didáticos e educacionais considerados commons, ou seja, bens públicos e comuns. Identifique as afirmativas que correspondem ao que pode ser dito sobre tais materiais que são bens públicos e comuns, de livre acesso.
I) Acesso deve ser somente para professores, estudantes e autores interessados na utilização de sua produção.
II) Quando são pagos com dinheiro público, em programas de incentivo ao livro e à leitura, faz sentido que sejam bens públicos.
III) Acesso deve ser somente para diretores de escola e equipe que trabalha com os gestores escolares.
IV) Quando tais materiais são pagos com dinheiro público, em iniciativas próprias de governos produzirem materiais, não faz sentido que sejam bens públicos.
V) Estes materiais são mais interessantes para produtores culturais do que para pedagogos que atuam nas escolas.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
As afirmativas II e IV estão corretas.
C
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, III e V estão corretas.
Ed
ano passado
Vamos analisar cada afirmativa: I) Acesso deve ser somente para professores, estudantes e autores interessados na utilização de sua produção. Falso, materiais didáticos considerados commons devem ser de livre acesso a todos, não restritos a um grupo específico. II) Quando são pagos com dinheiro público, em programas de incentivo ao livro e à leitura, faz sentido que sejam bens públicos. Verdadeiro, materiais financiados com dinheiro público devem ser considerados bens públicos, pois foram criados com recursos da sociedade. III) Acesso deve ser somente para diretores de escola e equipe que trabalha com os gestores escolares. Falso, assim como na afirmativa I, o acesso deve ser amplo e não restrito a um grupo específico. IV) Quando tais materiais são pagos com dinheiro público, em iniciativas próprias de governos produzirem materiais, não faz sentido que sejam bens públicos. Falso, essa afirmativa contradiz a lógica de que materiais financiados com dinheiro público devem ser bens públicos. V) Estes materiais são mais interessantes para produtores culturais do que para pedagogos que atuam nas escolas. Falso, os materiais didáticos são de grande interesse para pedagogos, pois são utilizados diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a II. Portanto, a alternativa que apresenta as afirmativas corretas é: nenhuma das opções apresentadas está correta. Se precisar de mais ajuda, é só avisar!