Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
O memorialista Pedro Nava mostra na cidade de Juiz de Fora aspectos do processo de transformação que ocorria na sociedade brasileira no final do século XIX. Acerca deste contexto, assinale a afirmativa INCORRETA:

a. Era um período de expansão do capitalismo que se estendia mundialmente.
b. Caracterizava-se pela preservação da herança luso-brasileira do período colonial que adentrou pelo Império.
c. Marcava-se pela organização de indústrias têxteis e alimentícias com capitais excedentes do café.
d. Processava-se o aumento da malha ferroviária e a criação de novos núcleos urbanos.
e. Ocorria a intensificação da imigração para substituição do trabalho escravo.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a afirmativa INCORRETA sobre o contexto da transformação da sociedade brasileira no final do século XIX, vamos analisar cada uma das opções: a) Era um período de expansão do capitalismo que se estendia mundialmente. - Correto, pois o final do século XIX foi marcado pela expansão do capitalismo. b) Caracterizava-se pela preservação da herança luso-brasileira do período colonial que adentrou pelo Império. - Essa afirmativa pode ser considerada correta, já que muitos aspectos da cultura e sociedade colonial ainda estavam presentes. c) Marcava-se pela organização de indústrias têxteis e alimentícias com capitais excedentes do café. - Correto, pois o café foi uma das principais fontes de capital que impulsionou a industrialização. d) Processava-se o aumento da malha ferroviária e a criação de novos núcleos urbanos. - Correto, já que a expansão ferroviária foi um aspecto importante do desenvolvimento econômico. e) Ocorria a intensificação da imigração para substituição do trabalho escravo. - Essa afirmativa é INCORRETA, pois a imigração foi incentivada, mas não necessariamente como uma substituição direta do trabalho escravo, que já estava em processo de abolição. Portanto, a afirmativa INCORRETA é: e. Ocorria a intensificação da imigração para substituição do trabalho escravo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O aspecto presente nas duas frases é o/a

A) xenofobia.
B) misticismo.
C) ufanismo.
D) regionalismo.

As diferenças entre os republicanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, nas décadas de 1870 e 1880, podem ser explicadas, entre outros fatores,
(A) pelo interesse dos paulistas em reduzir a interferência do governo central nos seus assuntos econômicos e em concentrar, na própria província, a maior parte dos recursos obtidos com exportação.
(B) pela disposição dos intelectuais da capital de assumir o controle pleno da administração política nacional e de eliminar a hegemonia econômica dos cafeicultores e comerciantes de São Paulo.
(C) pela ausência de projetos políticos nacionais comuns aos representantes de São Paulo e do Rio de Janeiro e pela defesa pragmática dos interesses econômicos das respectivas províncias.
(D) pelo esforço dos paulistas em eliminar as disparidades regionais e em aprofundar a unidade do país em torno de um projeto de desenvolvimento econômico nacional.
(E) pela presença dos principais teóricos ingleses e franceses do liberalismo no Rio de Janeiro e por sua influência junto à intelectualidade local e ao governo monárquico.

Frente a essas concepções, a constatação de que o Brasil era uma nação mestiça gerou dilemas para os intelectuais brasileiros no século XIX. Na tentativa de resolver esses dilemas, alguns intelectuais da época.

A) defenderam o progressivo branqueamento da população, como resultado da miscigenação e da imigração europeia.
B) rejeitaram as ideias europeias, as quais apoiavam a constituição de sociedades puras e homogeneizadas e condenavam as sociedades racialmente híbridas.
C) sustentaram a igual capacidade civilizatória de todos os grupos étnicos, combatendo a afirmação da existência de uma 'raça degenerada'.
D) ampliaram as concepções europeias, ao propor que a miscigenação racial favorecia as trocas culturais, fazendo mais rica a cultura nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina