sobre as tribos indigenas que ocupavam a maior parte do nosso

sobre as tribos indigenas que ocupavam a maior parte do nosso território é correto dizer que:

av1  1á 5

@HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES ESTÁCIO EAD

7 resposta(s)

  • Julio Cesar Galvão Cao

    Há muitas leituras erradas no que diz respeito ao autoctone da America, podemos observar que essas leituras são profundamente influenciadas por uma visão eurocêntrica extremamente etnocêntrica. Os povos indígenas que habitavam na região onde o Brasil se encontra era numéricamente próximo ao que se observa na Europa à época, onde estudos apresentam que havia aproximadamente 6 milhões de indíos, dividodos em vários povos, com uma cultura riquissíma, mas que no entanto foram dizimados pelos europeus que aqui aportaram. Sou adepto da teoria da invasão e não do descobrimento do Brasil.

    Se levarmos em consideração os povos indígenas que ocuparam a América Espanhola, observaremos povos com uma cultura extraordinária, com impérios prosperos como os Maias e Incas, que surpreenderam até mesmo os espanhois que aportaram por lá.

    Então não podemos falar em um povo selvagem, no sentido de atrasado, mas em povos com suas particularidades e riquesas, que apenas eram diferentes no modo de vida europeu.

  • Marta Cristina de Oliveira

    que a maioria se apresentava como nõmade ou seminõmade.

  • TEREZINHA ALVES DE OLIVEIRA

    ELES NÃO ACEITAVAM QUE OSTROS POVOS SE MISTURA-SE EM SUAS TRIBOS.

  • Vanessa Castro Alves

    Os grupos indigenas que habitavam a região que atualmente faz parte do Brasil não desenvolveram sistemas de escrita. Por esse motivo, muito do que se sabe a respeito de sua historia chegou ate nós por meio de pesquisas arqueologicas, relatos orais e testemunhos dos europeus que estiveram aqui a partir do seculo XVI. Segundo evidencias arqueologicas pode-se afirmar que os seres humanos já ocupavam regiões em que atualmente se encontram os estados de Minas Gerais, Piaui, Mato Grosso, Goias e São Paulo há 12 mil anos. Por volta do ano 1000a.c., todo o territorio brasileiro já havia sido ocupado por diferente povos. Ao longo desse territotio distribuíam-se cerca de três milhões de habitantes que possuiam aproximadamente mil linguas distintas. Os estudiosos da cultura indigena costumam dividi-los em grupos de acordo com a similaridade entre o idiona que falavam. Essas divisões eram denominadas troncos linguisticos e cada tronco linguistico era dividido em varios grupos. Os principais torncos linguisticos eram o Tupi (também chamado de tupi-guarani) e o jê. Os tupinambas, os tupiniquins e os potiguaras pertencentes ao grupo tupi-guarani foram os grupos que tiveram maior contato com os portugueses quando eles chegaram aqui pois habitavam a região litoranea. 

  • Elizabeth Lima Freire Vera

    Eram povos neolíticos,caçadores e coletores de alimentos,apesar de algusn estarem começando a usar tecnicas agrícolas . Não tinham organização social, nem cidades nem animais domésticos. Andavam nus, eram analfabetos.

Carregar mais