sobre as tribos indigenas que ocupavam a maior parte do nosso

sobre as tribos indigenas que ocupavam a maior parte do nosso território é correto dizer que:

av1  1á 5

@HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES ESTÁCIO EAD

7 resposta(s)

  • Julio Cesar Galvão Cao

    Há muitas leituras erradas no que diz respeito ao autoctone da America, podemos observar que essas leituras são profundamente influenciadas por uma visão eurocêntrica extremamente etnocêntrica. Os povos indígenas que habitavam na região onde o Brasil se encontra era numéricamente próximo ao que se observa na Europa à época, onde estudos apresentam que havia aproximadamente 6 milhões de indíos, dividodos em vários povos, com uma cultura riquissíma, mas que no entanto foram dizimados pelos europeus que aqui aportaram. Sou adepto da teoria da invasão e não do descobrimento do Brasil.

    Se levarmos em consideração os povos indígenas que ocuparam a América Espanhola, observaremos povos com uma cultura extraordinária, com impérios prosperos como os Maias e Incas, que surpreenderam até mesmo os espanhois que aportaram por lá.

    Então não podemos falar em um povo selvagem, no sentido de atrasado, mas em povos com suas particularidades e riquesas, que apenas eram diferentes no modo de vida europeu.

  • Marta Cristina de Oliveira

    que a maioria se apresentava como nõmade ou seminõmade.

  • TEREZINHA ALVES DE OLIVEIRA

    ELES NÃO ACEITAVAM QUE OSTROS POVOS SE MISTURA-SE EM SUAS TRIBOS.

  • Joshua Menezes

    Devemos nos lembrar que os índios eram pessoas muito selvagens, então uma participação muito forte para acalmar esse povo foi a compainha de Jesus, ''os padres jesuitas''. que vinheram para catequisar os índios que na verdade era mesmo prepara-los para chegada de um apossivel vinda da coroa portutuguesa. Devido a ameaça de Napoleão Bonaparte de invadir Portugal, pois quem não o desobedessece sobre o que foi imposto por ele a respeito do bloqueio continental contra a Inglaterra, D. joão VI não pensou muito e vei para o Brasil. 

    Já a vinda de negros para o brasil aconteceu devido ao trabalho escravo imposto por países da europa, onde os tiravam de suas tribos na Africa e eram vendidos por todo o mundo.

  • Elizabeth Lima Freire Vera

    Eram povos neolíticos,caçadores e coletores de alimentos,apesar de algusn estarem começando a usar tecnicas agrícolas . Não tinham organização social, nem cidades nem animais domésticos. Andavam nus, eram analfabetos.

Carregar mais