Logo Passei Direto
Buscar

Radiologia

ESTÁCIO
Com relação aos processos de interação da radiação nos detectores a gás e detectores cintiladores, marque a opção correta que explica dada processo de detecção:

Nos detectores a gás, a radiação excita o gás formando par de ions que serão contados. Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de luz visivel.

Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de ions que serão contados. Nos detectores cintitadores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fotons de luz visível.

Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gas, formando par de lons que serão contados. Nos detectores cintiladores, há ionização, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fotons de luz visivel.

D Em ambos os detectores o processo é semelhante, pois a radiação é ionizante.

Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de ions que serão contados, Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fotons de raios X.
User badge image
carolina Morgana de Moraes sobrinho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas: 1. Primeira opção: "Nos detectores a gás, a radiação excita o gás formando par de íons que serão contados. Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de luz visível." - Incorreta, pois nos detectores a gás, a radiação realmente ioniza o gás, formando pares de íons. 2. Segunda opção: "Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de íons que serão contados. Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de luz visível." - Correta, pois descreve corretamente o processo de ionização nos detectores a gás e a excitação nos cintiladores. 3. Terceira opção: "Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de íons que serão contados. Nos detectores cintiladores, há ionização, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de luz visível." - Incorreta, pois nos detectores cintiladores não ocorre ionização, mas sim excitação. 4. Quarta opção: "Em ambos os detectores o processo é semelhante, pois a radiação é ionizante." - Incorreta, pois os processos são diferentes: ionização nos detectores a gás e excitação nos cintiladores. 5. Quinta opção: "Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de íons que serão contados. Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de raios X." - Incorreta, pois os cintiladores emitem fótons de luz visível, não raios X. Portanto, a alternativa correta é a segunda opção: "Nos detectores a gás, a radiação ioniza o gás, formando par de íons que serão contados. Nos detectores cintiladores, não há ionização, e sim excitação, e os elétrons retornam à sua posição inicial, emitindo energia na forma de fótons de luz visível."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina