Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Os métodos de ensino devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem-treinamento, apresentando aproximação com a ideia e com o significado do jogo como um todo, o que promove a melhoria das capacidades cognitivas subjacentes à tomada de decisão. Geralmente, as modalidades são executadas em ambiente aberto e com várias condições de oposição e cooperação, que aumentam a imprevisibilidade do gesto esportivo. Essa característica deve ser considerada no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento dos métodos de treinamento. Cada proposta de ensino tem sua especificidade, que pode ser mais ou menos indicada, de acordo com o que se pretende ensinar. Pensando nisso, assinale a alternativa que indica incorretamente os fatores positivos e negativos dos métodos de ensino apontados abaixo:

a. Método analítico – Eficiente em: – movimentos com alto nível de complexidade técnica e baixo nível de organização, – aprimoramento do gesto técnico. Ineficaz, pois pode: – provocar desmotivação; – originar comportamentos estereotipados; – proporcionar um ambiente monótono e pouco atraente.
b. Método por partes – Eficiente em: – domínio da técnica, – trabalho em grupo; – ensino do jogo propriamente dito. Ineficaz, pois pode: gerar situações impróprias do jogo, o que dificulta a compreensão tática; – permitir a participação de todos os elementos envolvidos; – demora no progresso da técnica.
c. Método global: Eficiente em: tarefas com baixo nível de complexidade e alto nível de organização; – pode melhorar a capacidade cognitiva do atleta – conhecimento tático; – alunos aprendem de maneira mais intensa. Ineficaz, pois pode: demorar para o aluno ver seu progresso técnico; – não proporciona uma avaliação eficaz do desempenho do jogador; – dificulta o direcionamento dos objetivos específicos no treinamento.
d. Método integrado: Eficiente, pois: Aprende-se por meio da integração de elementos sociais, culturais, físicos e emocionais; – O jogo contribui para a aquisição de habilidades motoras, para a percepção de situações-problema. Ineficaz, pois: não há o desenvolvimento de técnicas individuais específicas, tendo maior demora no aprendizado de fundamentos.
e. TGU (teaching for understanding) – Eficaz, pois oferece a possibilidade de aprendizagem pela integração de elementos sociais, culturais, físicos e emocionais. O conhecimento é construído nas relações que o aluno estabelece durante a aula – as habilidades e a compreensão do jogo estão relacionadas ao ambiente físico, social e cultural. Ineficaz, pois o processo ensino-aprendizagem é mais lento e a construção das atividades depende da experiência pedagógica do profissional.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas apresenta informações incorretas sobre os métodos de ensino. a) Método analítico: A descrição parece correta, pois realmente é eficiente para movimentos complexos, mas pode provocar desmotivação e um ambiente monótono. b) Método por partes: A parte que diz que "pode permitir a participação de todos os elementos envolvidos" parece incoerente, pois o método por partes geralmente foca em partes específicas do jogo, o que pode limitar a participação. c) Método global: A descrição parece correta, pois é eficiente para tarefas de baixo nível de complexidade e pode demorar para o aluno ver progresso técnico. d) Método integrado: A descrição parece correta, pois realmente promove a integração de elementos, mas pode demorar no aprendizado de fundamentos. e) TGU (teaching for understanding): A descrição parece correta, pois realmente oferece uma aprendizagem mais lenta e depende da experiência do profissional. Analisando as opções, a alternativa que apresenta uma informação incorreta é a b), pois a afirmação de que "pode permitir a participação de todos os elementos envolvidos" não se alinha com a natureza do método por partes, que tende a focar em partes isoladas do jogo. Portanto, a resposta correta é: b.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao que deve ser considerado pelo professor ao planejar, participar e avaliar projetos comunitários relacionados à temática apresentada, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os pais têm papel importante na prevenção, no desenvolvimento e no controle da obesidade infantil, influenciando o comportamento das crianças por meio da alimentação e dos hábitos de atividade física.
II. A escola é um local privilegiado de intervenção, cujas diretrizes de ação no combate à obesidade devem centrar-se nos alunos que apresentam sobrepeso.
III. Há momentos da vida humana, que incluem o período intrauterino e os primeiros três anos de vida, em que a má nutrição pode provocar prejuízos físicos e mentais que afetam negativamente o desenvolvimento futuro dos indivíduos.
IV. A variação do metabolismo basal em diferentes pessoas e na mesma pessoa em circunstâncias diferentes leva a concluir que, com a mesma ingestão calórica, uma pessoa pode engordar e outra não.

É correto apenas o que se afirma em:

I. Os pais têm papel importante na prevenção, no desenvolvimento e no controle da obesidade infantil, influenciando o comportamento das crianças por meio da alimentação e dos hábitos de atividade física.
II. A escola é um local privilegiado de intervenção, cujas diretrizes de ação no combate à obesidade devem centrar-se nos alunos que apresentam sobrepeso.
III. Há momentos da vida humana, que incluem o período intrauterino e os primeiros três anos de vida, em que a má nutrição pode provocar prejuízos físicos e mentais que afetam negativamente o desenvolvimento futuro dos indivíduos.
IV. A variação do metabolismo basal em diferentes pessoas e na mesma pessoa em circunstâncias diferentes leva a concluir que, com a mesma ingestão calórica, uma pessoa pode engordar e outra não.
a. I e III.
b. II e III.
c. II e IV.
d. I, II e IV.
e. I, III e IV.

A alternativa que responde corretamente a relação acima é:

a. I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4.
b. I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
c. I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3.
d. I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1.
e. I – 3; II – 4; III – I; IV – 2.

A escola comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos alunos diante do progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. Não é fácil e imediata a adoção dessas novas práticas, pois ela depende de mudanças que vão além da escola e da sala de aula. Para que essa escola possa se concretizar, é patente a necessidade de atualização e desenvolvimento de novos conceitos, assim como a redefinição e a aplicação de alternativas e práticas pedagógicas e educacionais compatíveis com a inclusão. (ROPOLI, E. et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Ministério da Educação; [Fortaleza] Universidade Federal do Ceará, 2010, com adaptações). Avalie as propostas abaixo, feitas por professores de educação física para um projeto de inclusão escolar, e indique quais estão em consonância com texto. I. Um torneio esportivo com equipes formadas apenas por estudantes com deficiências, para que os demais alunos possam assistir aos jogos e aprender a conhecer e a lidar com as pessoas com necessidades especiais, contemplando ainda a participação dos gestores da escola, dos funcionários, dos pais e dos professores que trabalharão na organização do II. Uma gincana com jogos motores com a participação de várias equipes compostas e mescladas por alunos com deficiências, alunos do ensino fundamental e médio, gestores da escola, professores, funcionários e a comunidade local. III. Atividades em equipes (membros dos vários segmentos da comunidade escolar e alunos com deficiência), com objetivo de verificar se a escola e o ambiente de seu entorno possuem barreiras arquitetônicas que dificultam a locomoção dos alunos com deficiência física na escola e a sua inserção e interação nas atividades motoras espontâneas de pátio. É correto que se afirma em:

I. Um torneio esportivo com equipes formadas apenas por estudantes com deficiências, para que os demais alunos possam assistir aos jogos e aprender a conhecer e a lidar com as pessoas com necessidades especiais, contemplando ainda a participação dos gestores da escola, dos funcionários, dos pais e dos professores que trabalharão na organização do.
II. Uma gincana com jogos motores com a participação de várias equipes compostas e mescladas por alunos com deficiências, alunos do ensino fundamental e médio, gestores da escola, professores, funcionários e a comunidade local.
III. Atividades em equipes (membros dos vários segmentos da comunidade escolar e alunos com deficiência), com objetivo de verificar se a escola e o ambiente de seu entorno possuem barreiras arquitetônicas que dificultam a locomoção dos alunos com deficiência física na escola e a sua inserção e interação nas atividades motoras espontâneas de pátio.
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

(ENADE 2021) A transição da infância para a adolescência é um importante período do desenvolvimento do indivíduo, com diversas transformações físicas, emocionais e comportamentais. Em uma revisão sistemática da literatura, que objetivou identificar estudos que analisaram a relação entre maturação biológica e comportamento sedentário entre crianças e adolescentes, evidenciou-se que o comportamento sedentário tende a aumentar com o avanço da idade cronológica e biológica em ambos os sexos. Embora essa relação tenha apresentado variação entre os estudos, constatou-se que a maturação biológica parece ter um papel proeminente no aumento do comportamento sedentário durante o crescimento e desenvolvimento do indivíduo. BACIL, E. D. A. et al. Maturação Biológica e comportamento sedentário em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Journal of Physical Education. v. 27, 2016 (adaptado). Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As orientações para a redução do comportamento sedentário devem ser pautadas na idade, nas características maturacionais e no sexo das crianças e adolescentes. PORQUE II. Indivíduos maturados de forma precoce, por não estarem no padrão de desenvolvimento esperado, estão mais suscetíveis a mudanças comportamentais prejudiciais à saúde do que os maturados no tempo adequado. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Grupo de escolhas da pergunta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina