Buscar

O que é efeito piezoelétrico ??

Como ele está relacionado com o corpo humano?

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O efeito pizoelétrico é o efeito que ocorre em alguns materiais de transformação de pressão mecânica em diferença de potencial, isto é, para alguns materiais, como quartzo, quando aplicamos força sobre a superfície do material, o mesmo produz uma diferença de potencial, capaz, por exemplo, dependendo da pressão exercida e das características do material, acender uma lâmpada. A seguir estão algumas aplicações importantes para a sociedade em que são usados materiais pizoelétricos:

 

  • Medidor de pressão
  • Microfone
  • Isqueiro elétrico
  • Alarme antifurto
  • Agulha de toca-discos
0
Dislike0
User badge image

Alessandra Scheidt

o conceito é esse , mas como ele está aplicado no corpo humano?

 

2
Dislike1
User badge image

Priscila Maria Martins Freitas

O cristal de quartzo colocado entre duas placas metálicas, presente no aparelho Ultra-Som, tem a capacidade de se deformar (compressão e descompressão) na presença de um campo elétrico - esse processo se denominou efeito piezoelétrico. É um aparelho de alta frequência, com resultado de calor profundo. Podendo ser ultilizado em patologias agudas ou crônicas, dependendo do modo que você programar (pusátil/contínuo). Promovendo relaxamento, analgesia, redução da rigidez articular, cicatrização de úlceras, aumento do fluxo sanguíneo local, descontraturante e tem ação anti-edematosa.

2
Dislike1
User badge image

Bruno Massayuki Makimoto Monteiro

Teoricamente a capacidade piezoelétrica é transformar energia elétrica em energia mecânica. Agora tem que pensar. Imagine seu musculo que recebe um estimulo eletrico dos neurônios periféricos para se contrairem, o estimulo faz com que atinja o potencial de ação, vc se lembra disso? bom, feito isso, o musculo se contrae atraves do mecanismo entre as actinas e miosinas que se aproximam, como verdadeiras catrácas, contraindo o musculo, e assim, gerando ENERGIA MECâNICA, o Torque.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais