Logo Passei Direto
Buscar
A Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974, a qual institui o Regime Jurídico dos servidores admitidos em caráter temporário estabelece:

A) Para o desempenho de função-atividade de natureza técnica não é permitida contratação temporária.
B) A Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974, também prevê a efetivação sem concurso público.
C) Mesmo em caso de calamidade pública não é permitida a contração por tempo determinado para funções e cargos públicos.
D) Para o exercício de função-atividade correspondente a função de serviço público de natureza permanente poderá haver servidores temporários.
E) A Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974 não está mais em vigor.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974, que trata do Regime Jurídico dos servidores admitidos em caráter temporário. A) Para o desempenho de função-atividade de natureza técnica não é permitida contratação temporária. - Esta afirmação não é correta, pois a lei permite a contratação temporária em certas situações. B) A Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974, também prevê a efetivação sem concurso público. - Esta afirmação é incorreta, pois a efetivação de servidores temporários sem concurso público não é uma prática permitida. C) Mesmo em caso de calamidade pública não é permitida a contratação por tempo determinado para funções e cargos públicos. - Esta afirmação é falsa, pois a lei permite a contratação temporária em situações excepcionais, como calamidade pública. D) Para o exercício de função-atividade correspondente a função de serviço público de natureza permanente poderá haver servidores temporários. - Esta afirmação é correta, pois a lei permite a contratação temporária para funções que não são permanentes, mas que podem ser necessárias em determinadas circunstâncias. E) A Lei Nº 500, de 13 de novembro de 1974 não está mais em vigor. - Esta afirmação não é verdadeira, pois a lei ainda está em vigor, embora possa ter sofrido alterações. Portanto, a alternativa correta é: D) Para o exercício de função-atividade correspondente a função de serviço público de natureza permanente poderá haver servidores temporários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o Parecer CEE 77/98, está CORRETO o que se afirma sobre as escolas mantidas pelo Poder Público Estadual:

A) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com as Prefeituras.
B) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com a União.
C) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em conjunto com parcerias público-privadas.
D) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico e administradas em parceria com a rede privada.
E) As escolas mantidas pelo Poder Público Estadual e administradas pela Secretaria de Estado da Educação, com base nos dispositivos constitucionais vigentes, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, respeitadas as normas regimentais básicas aqui estabelecidas, reger-se-ão por regimento próprio a ser elaborado pela unidade escolar. As unidades escolares ministram ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação profissional, e denominam-se Escolas Estaduais, acrescidas do nome de seu patronímico.

Mais conteúdos dessa disciplina