Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Questão 2/10 - Eclesiologia Leia a citação: “Então lhes perguntou; ‘E vós quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja [...]’”. (Mt. 16,15-18a). Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DE JERUSALÉM, Bíblia. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2002. p. 1733. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base, Eclesiologia Católica, sobre o principal fundamento da Igreja, é correto afirmar que:

A O apóstolo Paulo é o principal fundamento da Igreja.
B A Igreja possui como fundamento principal as profecias messiânicas.
C Na escolha dos primeiros sete, relatada nos Atos dos Apóstolos, está fundamentada a Igreja.
D Cristo é o fundamento da Igreja.
E O fundamento da Igreja está na tríade apostólica: Pedro, Paulo e João.
User badge image
Questões para Estudantes

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas à luz da citação de Mateus 16,15-18a, onde Jesus afirma que Pedro é a pedra sobre a qual Ele edificará a Sua Igreja. A) O apóstolo Paulo é o principal fundamento da Igreja. - Incorreto, pois a citação enfatiza Pedro como a pedra fundamental. B) A Igreja possui como fundamento principal as profecias messiânicas. - Embora as profecias sejam importantes, a citação se concentra na figura de Pedro e em Cristo. C) Na escolha dos primeiros sete, relatada nos Atos dos Apóstolos, está fundamentada a Igreja. - Incorreto, pois a escolha dos sete diáconos não é o fundamento principal mencionado na citação. D) Cristo é o fundamento da Igreja. - Esta é uma afirmação correta, pois Jesus é a base sobre a qual a Igreja é edificada, e a citação reforça isso ao mencionar que Pedro é a pedra, mas sempre em relação a Cristo. E) O fundamento da Igreja está na tríade apostólica: Pedro, Paulo e João. - Embora todos sejam importantes, a citação se refere especificamente a Pedro como a pedra. Portanto, a alternativa correta é: D) Cristo é o fundamento da Igreja.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 3/10 - Eclesiologia Leia a citação: "É Cristo, com o seu mistério pascal, que configura a aliança definitiva e a perpetua na história com a instituição dos doze Apóstolos. Estes formam o primeiro núcleo histórico da Igreja que foi compreendida à luz da ação de Deus, em Jesus pelo Espírito Santo". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORENZ, Fernando. Sensus ecclesiae in revelatione: o sentido de igreja a partir da história da salvação. Revista Eletrônica Espaço Teológico ISSN 2177-952X. v. 6, n. 9, jan./jun., 2012, p. 93-107. p. 105. No início da formação da Igreja no Novo Testamento, os evangelhos relatam um sentido bíblico e simbólico dos números. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base, Eclesiologia Católica, marque a alternativa correta em relação à significação existente em torno do número dos 12 discípulos escolhidos por Jesus:

A O número era santo para os israelitas, pois remetia aos doze patriarcas que simbolizam todo o Israel, o povo das doze tribos.
B Trata-se de um número mágico, pois no início da Igreja havia a necessidade de aproximar o cristianismo das religiões pagãs.
C O número 12 foi inventado, pois não se sabe ao certo quantos e quais foram os discípulos de Jesus.
D A simbologia numérica presente no texto bíblico obedece aos princípios da cabala, que era praticada pelos fiéis para adivinhação.
E O número 12 carrega uma significação cósmica, representando a astrologia antiga e as crenças de que a vida humana é regida pelos planetas.

Mais conteúdos dessa disciplina