Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Sobre os direitos fundamentais garantidos na Constituição (CRFB), segundo o Supremo Tribunal Federal (STF):
A
O Estado, ao lançar mão de ações afirmativas, como as cotas raciais, desafia os princípios da igualdade, da moralidade e da eficiência, além de fomentar o preconceito.
B
Como não há direito absoluto, o direito à liberdade é incompatível com a produção de biografias não autorizadas ou com a veiculação de charges, sátiras e paródias sobre candidatos em programas humorísticos durante o período eleitoral.
C
A interrupção voluntária da gestação até o segundo trimestre de gravidez deixou de configurar o crime de aborto.
D
O direito de o preso não ser submetido a tratamento desumano ou degradante cede quando em confronto com o direito à segurança da sociedade, inclusive porque é do Poder Executivo estadual a responsabilidade pelo estado de coisas inconstitucional do sistema prisional.
E
O transgênero, pessoa que não se identifica psiquicamente com seu gênero biológico, se assim o desejar, pode, independentemente da cirurgia de redesignação sexual ou da realização de tratamentos hormonais, solicitar a alteração de seu prenome e de seu gênero (sexo) diretamente no registro civil.
User badge image
Sonia Figueiredo

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos direitos fundamentais garantidos na Constituição (CRFB) segundo o Supremo Tribunal Federal (STF): A) O Estado, ao lançar mão de ações afirmativas, como as cotas raciais, desafia os princípios da igualdade, da moralidade e da eficiência, além de fomentar o preconceito. - Essa afirmação é controversa, pois o STF já se manifestou a favor das ações afirmativas como forma de promover a igualdade. B) Como não há direito absoluto, o direito à liberdade é incompatível com a produção de biografias não autorizadas ou com a veiculação de charges, sátiras e paródias sobre candidatos em programas humorísticos durante o período eleitoral. - O STF já decidiu que a liberdade de expressão é um direito fundamental, e a produção de biografias não autorizadas é permitida. C) A interrupção voluntária da gestação até o segundo trimestre de gravidez deixou de configurar o crime de aborto. - O STF, em decisões recentes, tem discutido a descriminalização do aborto, mas não há uma decisão que afirme que a interrupção até o segundo trimestre não é crime. D) O direito de o preso não ser submetido a tratamento desumano ou degradante cede quando em confronto com o direito à segurança da sociedade, inclusive porque é do Poder Executivo estadual a responsabilidade pelo estado de coisas inconstitucional do sistema prisional. - Essa afirmação não reflete a posição do STF, que defende a dignidade da pessoa humana, mesmo no contexto prisional. E) O transgênero, pessoa que não se identifica psiquicamente com seu gênero biológico, se assim o desejar, pode, independentemente da cirurgia de redesignação sexual ou da realização de tratamentos hormonais, solicitar a alteração de seu prenome e de seu gênero (sexo) diretamente no registro civil. - Essa é uma posição já reconhecida pelo STF, que garante o direito à alteração de nome e gênero para pessoas trans. Após essa análise, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A educação como direito humano pode ser compreendida forma múltipla. Uma das formas de entender a educação como direito é
a) A educação é um direito que, do ponto de vista coletivo, não precisa se comprometer com valores de igualdade social e democratização. b) A educação é um direito coletivo ou comunitário que deve garantir uma classe preparada para o mercado de trabalho. c) A educação é um direito que envolve apenas a independência econômica. d) A educação é um direito que implica autonomia dos sujeitos sociais. e) A educação como direito universal deve sobrepor o acesso à escola em detrimento da qualidade e os direitos individuais.

O documento Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, da ONU, está relacionado com a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) O documento é uma garantia de que os crimes ambientais deixarão de ser praticados e a escola vai liderar a reversão das mudanças climáticas. b) O documento representa uma perspectiva integrada e interdependente das soluções para o desenvolvimento sustentável ligado com a Educação. c) O documento reflete a visão econômica e financeira para a construção de escolas e implantação de currículos mais econômicos. d) A agenda ambiental, ainda que fundamental para o desenvolvimento sustentável, não deve fazer parte das preocupações curriculares ou educacionais. e) O documento não tem impacto ou influência sobre os países membros da ONU.

Sobre a teoria escrita por Hannah Arendt de que os Direitos Humanos teriam sofrido uma ruptura e que precisavam ser reconstruídos, podemos afirmar que:
a) A ruptura aconteceu unicamente por conta das ações fascistas de alguns países europeus e, uma vez que esses regimes fossem derrubados, os Direitos Humanos estariam reconstruídos; b) As políticas dos Estados europeus que expulsaram milhares de cidadãos dos seus territórios foram as responsáveis pela ruptura dos Direitos Humanos, e isso deve ser revertido com as políticas de imigração. c) Os Direitos Humanos se romperam durante a Segunda Guerra Mundial, e a Guerra Fria decretou que a sociedade não seria capaz de reconstruí-los; d) A ruptura dos Direitos Humanos aconteceu com as políticas imperialistas e fascistas da Europa, e a sua reconstrução precisa garantir que todos acessem seus direitos sem nenhuma restrição; e) A autora judia foi panfletária no exercício de condenação do nazismo na Segunda Guerra Mundial.

De acordo com a Constituição Federal, a remoção de grupos indígenas das terras que tradicionalmente ocupam é:
a) Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. b) Vedada, salvo, ad referendum do Senado Federal, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. c) Vedada, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. d) Permitida apenas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco. e) Vedada, salvo, ad referendum da Câmara dos Deputados, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Senado Federal, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

Sobre o sistema interamericano de proteção dos direitos humanos, assinale a alternativa incorreta:
a) A Corte Interamericana de Direitos Humanos é uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é a aplicação e a interpretação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. b) De acordo com o art. 33 da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, tem competência para realizar a proteção dos direitos humanos previstos na Convenção a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. c) O sistema interamericano tem como documentos mais importantes a Carta da Organização dos Estados Americanos, a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, além de outros instrumentos normativos instituídos no âmbito do sistema. d) A Comissão Interamericana é composta por nove membros, denominados comissários, que devem ser pessoas de alta autoridade moral e de reconhecido saber em matéria de direitos humanos. e) Acerca da legitimidade para provocar a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Convenção Americana dispõe que somente os Estados-partes que tenham reconhecido a jurisdição da Corte e da Comissão podem fazê-lo.

Sobre o Tribunal Penal Internacional, assinale a alternativa incorreta:
a) Os crimes de sua competência são imprescritíveis. b) O Tribunal é composto atualmente por 18 juízes, que exercem seus mandatos por nove anos não renováveis. c) É composto por uma Presidência, por uma Seção de Recursos, uma Seção de Julgamento em Primeira Instância e uma Seção de Instrução, pelo Gabinete do Procurador e pela Secretaria. d) O Tribunal pode julgar o crime de agressão, assim entendido o uso de força armada por um Estado contra a soberania, integridade ou independência de outro Estado. e) O Tribunal não possui personalidade jurídica internacional. (ATENÇÃO: ESTA É A INCORRETA)

É correto afirmar que o Estado pode praticar violações de Direitos Humanos?
a) Sim, mas apenas com autorização de comando superior, como Secretários, Prefeitos, Governadores e Ministros de Estado. b) Não, pois ele tem o dever de proteger e servir. c) Não, pois os agentes do Estado estão impedidos por lei de violar Direitos Humanos. d) Não, pois existem princípios próprios da Administração Pública, como legalidade e eficiência, bastando a lei para inibir as condutas. e) Sim, pois no exercício de suas funções pode haver ilegalidades e abusos aos direitos e liberdades individuais, por exemplo.

O século XX foi importante para a consolidação de políticas de formalização dos Direitos Humanos. Marque a opção que retrata um exemplo de ato ou documento histórico com repercussão jurídica em favor dos Direitos Humanos:
a) A Revolução Russa de 1917 b) A Consolidação das Leis no Trabalho no Brasil, em 1943 c) A Guerra do Golfo d) Os Atos Institucionais do Regime Militar no Brasil nos anos 1960 e) A 1ª Grande Guerra Mundial

Sobre a teoria das gerações dos Direitos Humanos, é correto afirmar que:
A - A primeira geração corresponde ao momento em que os Direitos Humanos surgiram como um contraponto aos direitos naturais;
B - A primeira geração dos Direitos Humanos defendia o princípio religioso como fundamento da moral humana.
C - (*)A segunda geração reafirmou as ideias da primeira geração e procurou construir a ideia de igualdade entre todos os seres humanos;
D - A quarta geração é a última e procura debater sobre direitos ambientais, que são, atualmente, a maior preocupação do mundo;
E - A terceira geração corresponde aos direitos sobre indivíduos e buscam a garantia da propriedade privada e dos investimentos financeiros;

É possível identificar, pelo menos, três faces ou aspectos da educação como um direito social, econômica e cultural. Tais aspectos correspondem ao direito social, direito econômico e direito cultural. Nesse sentido, é correto afirmar que:
a) O direito cultural se relaciona com a promoção de uma cultura local de direitos individuais. b) O direito social favorece o desenvolvimento pleno da personalidade humana no contexto da sociedade. c) O direito social promove a massificação do acesso à escola visando garantir mão de obra qualificada. d) O direito cultural, diferentemente do direito social, garante os valores de uma cultura nacionalista na escola. e) O direito econômico favorece a autossuficiência alimentar e o assistencialismo para os que não tiverem algum grau de escolaridade.

Com referência ao trabalho com os direitos humanos na escola, algumas orientações metodológicas fundamentais, e associadas à perspectiva de um trabalho interdisciplinar, seguem indicadas nas alternativas, EXCETO a seguinte alternativa:
a) Deverá haver não somente o intercâmbio entre as disciplinas, mas especialmente, entre os temas, metodologias e procedimentos a partir da atitude docente, planejados e executados à luz dos direitos humanos e rumo à sua vigência, formando os indivíduos para o pleno gozo das suas plenitudes. b) Não se trata de uma disciplina, de momentos ou aulas reservadas aos direitos humanos, mas de princípios e de debates dos temas afins, permeando toda a prática educativa e garantindo a reflexão crítica, ativa e permanente, o que envolve todo um processo de ensinar a pensar. c) A metodologia deve estimular a participação de todos os envolvidos no processo educativo, possibilitando a contradição e abrindo-se para uma visão universal que, respeitando as diferenças, transcenda estas mesmas diferenças para que todos se reconheçam iguais, enquanto seres humanos. d) A metodologia indicada prescinde a vivência dos direitos humanos, uma conquista em longo prazo, cuja participação como método pressupõe e almeja os novos, construtivos e conservadores desafios ultraliberais. e) Um educador ou professor em direitos humanos deve adotar a teoria da ação dialógica que envolve a colaboração, a união, a organização, a síntese cultural, a reconstrução do conhecimento, fortalecendo vínculos com a comunidade e com qualquer pessoa, tendo como referencial a realidade.

Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi:
a) O Estado patrimonialista português e suas ramificações no Brasil colonial.
b) As classes sociais em luta, à época colonial representadas pela aristocracia rural e pelos trabalhadores negros escravizados.
c) Os movimentos nativistas de luta pela independência nacional, liderados pela burguesia nascente, em oposição à Coroa portuguesa.
d) A família patriarcal em sua forma extensa, abrangendo senhores, escravos e agregados.
e) A Igreja Católica, sobretudo os jesuítas.

A Organização Mundial de Saúde apresenta uma definição do que se compreende por violência.
Sobre o tema, analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente formas de violência, segundo a OMS.
I. O uso do poder contra si ou outra pessoa.
II. Uma prática que causa sofrimento físico ou mental a alguém.
III. Apenas o sofrimento físico causado a alguém.
IV. O uso da força física ou poder contra um grupo ou comunidade.
V. Uma ameaça física ou psicológica.
a- Apenas os itens I, II, III estão corretos.
b- Apenas os itens I, III e V estão corretos.
c- Apenas os itens I, II e V estão corretos.
d- Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.
e- Apenas os itens II, III, IV e V estão corretos.

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
a) Os direitos de primeira geração são direitos de crédito do indivíduo em relação à coletividade denominado direito positivo. Os de segunda geração são denominados de negativos, pois é o Estado que deve abster-se de invadir a esfera de proteção do indivíduo. E os da terceira geração, tem como titular o indivíduo na sua singularidade.
b) Apenas alguns direitos são considerados absolutos pelo STF.
c) Os direitos e garantias fundamentais consagra dos pela Constituição Federal são ilimitados.
d) Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais), de segunda geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).
e) Podem ser classificados em direitos de primeira geração ou dimensão (direitos e garantias civis e políticas), de segunda geração ou dimensão (direitos sociais, econômicos e culturais) e de terceira geração ou dimensão (direitos de solidariedade).

Com base no texto acima, é correto afirmar que:
A característica geral da Historicidade ratifica a percepção a respeito das origens e a possível caracterização de novos direitos na linha do tempo e do espaço.
a) A história é uma evolução linear e, como tal, os Direitos Humanos a acompanham sempre num crescente positiva.
b) As marcações do tempo e do espaço podem fazer variar os Direitos Humanos.
c) O sentido do caráter Absoluto dos Direitos Humanos está presente.
d) O sentido da Irretroatividade está presente.
e) O sentido da Imprescritibilidade está presente.

A Constituição da República de 1988 ficou conhecida como a "Constituição cidadã" e é amplamente elogiada no mundo todo por sua forte proteção aos direitos fundamentais.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) A promoção constitucional da isonomia entre homens e mulheres não implica plena equiparação, considerando que o homem possui o dever legal de proteger a mulher em situações de perigo ou naquelas situações em que se demonstre vulnerável, em razão de mais fraca condição biológica.
b) O fato de a Constituição estabelecer a igualdade entre gêneros não implica a impossibilidade da adoção de políticas públicas diferenciadoras fundadas na proteção às vulnerabilidades, que podem ser levadas a efeito pelo Legislativo, pelo Executivo ou, mediante condições específicas, até mesmo pelo Judiciário.
c) Ao propor que homens e mulheres são iguais, a Constituição não menciona quaisquer outros gêneros - razão pela qual esse dispositivo implica a inconstitucionalidade de leis que promovam o reconhecimento formal de transgêneros como sujeitos de direitos.
d) A Constituição expressamente estabelece que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, o que torna inconstitucionais demandas feministas de adoção de políticas de ação afirmativa em favor das mulheres.
e) Na interpretação da igualdade constitucional entre homens e mulheres, é imperioso considerar a disposição do preâmbulo, que afirma ser a atual Constituição promulgada sob a proteção de Deus, o que torna a Bíblia sagrada um dos livros de doutrina úteis à hermenêutica constitucional.

Acerca da decisão do STF sobre a interrupção da gravidez de feto anencefálico, assinale a alternativa correta:
a) A decisão foi tomada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, em que se buscava a declaração da inconstitucionalidade de lei municipal que vedava a prática.
b) A autorização para a interrupção da gravidez - com efeito apenas no caso concreto que era julgado - veio após a unanimidade de os ministros decidirem que os direitos à intimidade e à autonomia da vontade dos pais têm maior valor do que o direito à vida do nascituro.
c) Tencionava-se que fosse dada a dispositivos do Código Penal uma interpretação conforme a Constituição, e o instrumento escolhido para sua propositura foi a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
d) Em que pese a decisão autorizando a interrupção da gravidez, concordaram os ministros ser impossível uma ponderação de interesses quando direitos constitucionais estão em aparente rota de colisão.
e) Concluiu-se pela inadmissibilidade da interrupção da gravidez, pois o direito à vida - absoluto - só pode ser excepcionado em hipóteses expressamente previstas na Constituição.

Mais conteúdos dessa disciplina