Logo Passei Direto
Buscar
Analise o trecho a seguir: “Na BNCC, o eixo de leitura propõe o conhecimento da chamada _________________ por meio do conhecimento de algumas diferenças existentes no português do Brasil, suas diferenças fonológicas, prosódicas, lexicais e sintáticas, avaliando seus efeitos semânticos.” Assinale a alternativa que completa a lacuna corretamente:

a) Regra gramatical.
b) Variação linguística.
c) Analise semiótica.
d) Sintaxe e morfossintaxe.
e) Interpretação de texto.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para completar a lacuna do trecho apresentado, é importante entender o contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o que ela propõe em relação ao ensino da língua portuguesa. O trecho menciona "diferenças existentes no português do Brasil", incluindo aspectos fonológicos, prosódicos, lexicais e sintáticos. Isso indica que o foco está nas variações que ocorrem na língua, que são características de diferentes regiões e contextos sociais. Analisando as alternativas: a) Regra gramatical - Refere-se a normas específicas da gramática, não abrange as variações. b) Variação linguística - Esta opção se encaixa perfeitamente, pois trata das diferenças na língua falada e escrita em diferentes contextos. c) Análise semiótica - Relaciona-se à interpretação de signos e significados, não especificamente às variações da língua. d) Sintaxe e morfossintaxe - Foca em aspectos estruturais da língua, mas não abrange a ideia de variação. e) Interpretação de texto - Refere-se à compreensão de textos, não diretamente às variações linguísticas. Portanto, a alternativa que completa a lacuna corretamente é: b) Variação linguística.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

03 – É correto afirmar que a partícula “que” introduz uma:

a) Oração subordinada substantiva completiva nominal.
b) Oração subordinada substantiva objetiva direta.
c) Oração subordinada substantiva subjetiva.
d) Oração subordinada adjetiva restritiva.
e) Oração subordinada adverbial causal.

05 – A partícula “que” exerce função morfológica de:

a) Pronome relativo.
b) Partícula apassivadora.
c) Preposição.
d) Conjunção integrante.
e) Advérbio.

07 – Ana comprou certa quantia de maquiagem para revender. Considerando que desta quantia Ana lucrou 20% e que o restante ela teve um prejuízo de 10%, é correto afirmar que ao final, revendendo toda a mercadoria, Ana:

a) Teve um lucro menor que 3%.
b) Teve um lucro de 5%.
c) Teve um prejuízo de 2,5%.
d) Teve um lucro de 10%.
e) Teve um prejuízo de 5%.

08 – Uma indústria de cosméticos produz 150 cremes a cada 2 horas com o auxílio de 3 colaboradores. Considerando a mesma proporção, é correto afirmar que em 6 horas, 5 colaboradores produzirão:

a) 750 cremes
b) 500 cremes
c) 800 cremes
d) 600 cremes
e) 700 cremes

Mais conteúdos dessa disciplina