Logo Passei Direto
Buscar
Julgue os itens subsequentes em V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas: ( ) Ao consórcio público é vedado firmar convênios, contratos e acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo. ( ) Cada estado e cada município recebe o valor que lhe cabe, de acordo com o número de alunos matriculados no segmento da educação básica que lhe compete atender. ( ) No âmbito de cada estado, o Fundo é composto pela aplicação do percentual de 20% (vinte por cento) sobre as diversas receitas estaduais e municipais previstas em Lei e ainda por uma parcela de recursos federais que são assegurados sob a forma de complementação da União. A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:

a. V, V e V.
b. F, F e F.
c. V, F e V.
d. F, F e V.
e. V, V e F.
User badge image
Praticando Para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das sentenças para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Ao consórcio público é vedado firmar convênios, contratos e acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo. Essa afirmação é falsa (F). Os consórcios públicos podem sim firmar convênios e contratos, além de receber auxílios e contribuições, desde que respeitadas as normas legais. ( ) Cada estado e cada município recebe o valor que lhe cabe, de acordo com o número de alunos matriculados no segmento da educação básica que lhe compete atender. Essa afirmação é verdadeira (V). O financiamento da educação básica é feito com base no número de alunos matriculados, conforme as normas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). ( ) No âmbito de cada estado, o Fundo é composto pela aplicação do percentual de 20% (vinte por cento) sobre as diversas receitas estaduais e municipais previstas em Lei e ainda por uma parcela de recursos federais que são assegurados sob a forma de complementação da União. Essa afirmação é verdadeira (V). O Fundeb é composto por recursos provenientes de um percentual das receitas estaduais e municipais, além de complementação da União. Portanto, a sequência correta é: F, V, V. Assim, a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é: d. F, F e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina” (MCASP, 2019, p. 28). Considerando o seguinte enunciado “[...] cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da Lei”. Para o cumprimento desse princípio, o Poder Executivo deverá estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. O enunciado refere-se ao Princípio
“Os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Válidos para os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos – União, Estados, Distrito Federal e Municípios – são estabelecidos e disciplinados por normas constitucionais, infraconstitucionais e pela doutrina” (MCASP, 2019, p. 28).
Considerando o seguinte enunciado “[...] cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que a lei expressamente autorizar, ou seja, subordina-se aos ditames da Lei”.
Para o cumprimento desse princípio, o Poder Executivo deverá estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
A) da Unidade.
B) da Legalidade.
C) da Exclusividade.
D) da Universalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina