Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Uniasselvi
4. Em uma matéria de rádio, o texto do repórter é o "fio condutor" da narrativa, que vai sendo complementada e ilustrada pelas entrevistas com as fontes. Por isso, é fundamental que o texto seja construído de modo claro, conciso e direto, com o objetivo de facilitar o entendimento do ouvinte e, consequentemente, a compreensão da informação. Sobre o processo de construção do texto no radiojornalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

() Recomenda-se que a matéria de rádio comece com um texto de abertura que possa contextualizar o ouvinte a respeito do fato jornalístico que será contado.

() Na hora de escrever, o repórter deve usar uma linguagem rebuscada, com palavras difíceis e muitas vírgulas, para demonstrar conhecimento e marcar sua posição diante dos ouvintes.

() No rádio, o texto é escrito para ser ouvido e, por isso, recomenda-se a utilização da ordem direta (sujeito, verbo e complemento) e de uma linguagem entre o culto e o coloquial.

() Quanto mais informação for incluída na matéria, melhor. Por isso, recomenda-se que o repórter faça frases longas e com explicações detalhadas sobre o fato que está sendo contado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A. () F - F - V - V .

B. () v - F - V - F .

()É

em emi

uma bo

cada un

() As

chegam

informa

têm 30

estrutu

da lógic

citações

() As

de sua

Assinale

CORRET

A.() I

B.() I

CI

D.()

6. O tex

isso, qu

adaptac

levado

palavra

fique di

de rádi

propos

I- Na c

deve te

devem

PORQU

II- Est

o tama

compr

pessoa

têm m

mais

mais

Assin

A. (

mas a

5. Conhecidos como "jornais falados", os radiojornais estrearam na década de 1940 e, desde então, vêm fazendo parte da grade de programação das emissoras jornalísticas no Brasil. Editados das mais diferentes formas, eles mantêm a essência de informar o ouvinte sobre as principais notícias das últimas horas, tal qual fazia B. ( o pioneiro deste formato, o Grande Jornal Falado Tupi. Sobre as diferentes formas de edição de um Illanal associe o
User badge image
Jandira Da Silva Abreu Brasil

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o processo de construção do texto no radiojornalismo: 1. () Recomenda-se que a matéria de rádio comece com um texto de abertura que possa contextualizar o ouvinte a respeito do fato jornalístico que será contado. Verdadeiro (V). É importante que a matéria comece com uma introdução que contextualize o ouvinte. 2. () Na hora de escrever, o repórter deve usar uma linguagem rebuscada, com palavras difíceis e muitas vírgulas, para demonstrar conhecimento e marcar sua posição diante dos ouvintes. Falso (F). O repórter deve usar uma linguagem clara e acessível, evitando complexidade desnecessária. 3. () No rádio, o texto é escrito para ser ouvido e, por isso, recomenda-se a utilização da ordem direta (sujeito, verbo e complemento) e de uma linguagem entre o culto e o coloquial. Verdadeiro (V). A ordem direta e uma linguagem acessível são recomendadas para facilitar a compreensão. 4. () Quanto mais informação for incluída na matéria, melhor. Por isso, recomenda-se que o repórter faça frases longas e com explicações detalhadas sobre o fato que está sendo contado. Falso (F). Frases longas e excessivamente detalhadas podem dificultar a compreensão; o ideal é ser conciso. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a B. () V - F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina