Buscar

O que é Genoma Humano?

Qual o conceito desse estudo?

💡 22 Respostas

User badge image

Maria Cipriani

O genoma é o conjunto completo de cromossomas existentes num organismo ou no conjunto de cromossomas diploidesnas espécies eucarióticas.
O genoma humano é o código genético do Homem, ou seja, o conjunto dos genes onde está toda a informação para aconstrução e funcionamento do organismo. O código está dentro de cada uma das células. Dentro do genoma humanoestá toda a informação que permite construir e fazer funcionar um organismo e o facto de ele ser decifrado podepossibilitar o conhecimento da causa de muitas doenças, para assim poderem ser evitadas ou combatidas.
A ideia de criar um mapa e, consequentemente, identificar a sequência do genoma humano surgiu em 1985, mas só em2000 é que foram divulgados os primeiros resultados. O genoma humano foi decifrado por uma empresa privada norte-americana e por um consórcio público internacional e em 2001 foi divulgado o esquema quase completo. Na década de1960, as ferramentas tecnológicas permitiram obter estimativas aproximadas do tamanho dos genomas e interessantesresultados foram obtidos com estes primeiros estudos. Por exemplo, o genoma de E. Coli, uma bactéria procariótica, foicalculado como contendo 4,5 milhões de pares de bases. Como a E. Coli contém cerca de 4000 genes e um gene típicoé constituído por 1000 pares de bases, o cálculo dos genomas parece transmitir uma ideia consistente de que oscromossomas contêm coleções lineares de genes em número superior ao das palavras que podem ser contidas numafolha de um livro normal. Calcula-se que os organismos eucarióticos contêm mais de 50 000 genes e que o seu genomapode ser estimado em 50 milhões de pares de bases. Contudo, os genomas eucarióticos podem conter 3 a 4 milhares demilhões de pares de bases diferentes. 
O genoma humano está distribuído por pares de cromossomas, que, por sua vez, contêm os genes. Toda a informação écodificada pelo ADN (ácido desoxirribonucleico), que se organiza numa estrutura formada por quatro bases que se unemaos pares, a adenina com a timina e a citosina com a guanima. A ordem do alinhamento dos pares ao longo da cadeiacorresponde à sua sequência.Identificar o genoma humano possibilita o conhecimento da causa da maioria das doenças.Assim, muitas delas podem ser diagnosticadas ou curadas. Também se pode prevenir o risco das doenças semanifestarem em determinadas pessoas.
Com a sequência do ADN pode determinar-se a ordem dos três milhões de pares de bases químicas que o formam e apartir daí é possível identificar os 30 mil genes, como se codificam e como se regulam.
Para se chegar a esse ponto, em 1985 foi proposto, nos Estados Unidos da América, que se realizasse o projeto dogenoma humano a nível mundial. No ano seguinte foi anunciado o Projeto Genoma Humano. Já em 1987 um grupo detrabalho propôs a realização de um projeto destinado a elaborar o mapa e a fazer a sequência do genoma humano numprazo de quinze anos. No ano seguinte foi fundada a organização Genoma Humano, batizada HUGO, destinada acoordenar os esforços internacionais de investigação nesta área.
Em 1990 foi criado, com o empurrão dos Estados Unidos da América e da Grã-Bretanha, o consórcio público do genomahumano (Human Project Genome), liderado pelo Instituto Nacional de Saúde norte-americano, mas ao qual aderiramvinte países. Pouco depois realizou-se a primeira experiência de terapia genética. 
Em 1995 começou a descodificação em grande escala e no ano seguinte a revista de ciência "Nature" publicou o mapagenético do homem. A partir daí foi dado o arranque para o passo seguinte: obter a sequência 
Em 1998 surgiu na corrida a sociedade privada Celera Genomics, sediada nos Estados Unidos e liderada pelo cientistaCraig Venter, que decidiu patentear as sequências aleatórias do genoma que ia decifrando.
Em março de 2000, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, apelarampara que tudo o que estivesse relacionado com a descodificação do genoma humano fosse mantido no domínio público.No início do mês seguinte, Craig Venter anunciou que a Celere Genomics já tinha concluído uma sequência em bruto dogenoma de uma pessoa.A 26 de junho de 2000, cinco anos antes do inicialmente previsto, o genoma humano é dado pordecifrado no seu essencial pela Celera. O anúncio público decorreu simultaneamente nos Estados Unidos, Grã-Bretanha,Alemanha, China, França e Japão, e foi feito em parceira com o Projeto Genoma Humano em plena Casa Branca, aresidência oficial do presidente dos EUA. Tony Blair marcou presença em direto via satélite.
A 12 de fevereiro de 2001 foi divulgado na Internet, por ambas as instituições, o esquema quase completo do genomahumano, onde se pode constatar que o código genético do Homem tem menos genes do que inicialmente se esperava.Adiferença em relação ao genoma do chimpanzé é muito pequena, o que prova que não há relação entre a complexidadedo organismo e a quantidade de ADN lá existente. Para além disso, entre cada ser humano são partilhados 99,99% dosgenes.

6
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

É a sequência dos 23 pares de cromossomos do núcleo de cada  célula  humana diplóide, são os genes que formam o ser humano.

5
Dislike0
User badge image

Euziana coelho correa

O que é Genoma:

Genoma é um código genético, que possui toda a informação hereditária de um ser, e é codificada no DNA. É o conjunto de todos os diferentes genes que se encontram em cada núcleo de uma determinada espécie. Na dotação cromossômica haploide, um núcleo possui só um genoma.

O termo foi criado em 1920, por Hans Winkler, um professor da  Universidade de Hamburgo. O genoma humano dispõe das informações básicas e necessárias para o desenvolvimento físico de um ser humano, e é formado pela sequência de 23 pares de cromossomos.

O genoma é a soma de genes que define como vai se desenvolver e funcionar um ser vivo. O genoma é transmitido de geração em geração e determina a espécie do ser vivo, no genoma encontram-se gravadas características hereditárias encarregadas de dirigir o desenvolvimento biológico de cada indivíduo. As doenças hereditárias também estão escritas no genoma. Todos os seres vivos, desde os maiores, como o elefante, até os minúsculos, como as bactérias, têm genoma.

Genoma Humano

Genoma Humano consiste na sequência dos 23 pares de cromossomos que se encontram dentro do núcleo de cada célula diploide do ser humano. O genoma humano é constituído por aproximadamente 27.000 genes.

Projeto Genoma Humano foi um projeto que tinha como o objetivo fazer o sequenciamento do genoma humano, identificando todos os nucleótidos que fazem parte dele. Em 2003, as instituições envolvidas nesse projeto anunciaram que ele foi finalizado com êxito e com uma precisão de 99,99%.

Clonagem

Em função das descobertas da ciência em relação ao genoma, já está sendo feito em grande escala a clonagem, que é a produção de seres geneticamente iguais. Essa produção é resultante de uma reprodução assexuada, onde acontece a obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo, que são microorganismos, vegetais e até animais.

Em julho de 1996, foi clonado o primeiro mamífero, a partir de uma célula adulta. O animal foi criado na Escócia por pesquisadores do Instituto Roslin, deu a luz a dois filhotes de forma natural, e morreu em 2003. Dolly encontra-se atualmente embalsamada no Museu Real da Escócia, em Edimburgo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais