UNIP EADCONTEÚDOS ACADÊMICOSBIBLIOTECASMURAL DO ALUNOTUTORIAISLABORATÓRIOS
Menu global
beatriz.almeida73 @aluno.unip.br

Fazer teste: QUESTIONÁRIO UNIDADE I


FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (6567-60_54202_R_E1_20242)
CONTEÚDO
Informações do teste
DescriçãoInstruçõesVárias tentativasEste teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 1.Forçar conclusãoEste teste pode ser salvo e retomado posteriormente.Suas respostas foram salvas automaticamente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
Pergunta 1
“Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos”. (ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1993. p. 2). O trecho citado levanta a discussão a respeito da diferença entre o homem e o animal. Podemos afirmar, em acordo com a antropologia tradicional, que o processo de humanização:
a.
é natural e dispensa o convívio com outros humanos.
b.
é uma dádiva divina e não exige esforço do ser humano.
c.
só foi iniciado quando as crianças começaram a participar do convívio humano e foram introduzidas no mundo do símbolo pela aprendizagem da linguagem.
d.
é dispensável para a convivência em sociedade.
e.
foi iniciado a partir do nascimento de forma espontânea.
0,3 pontos
Pergunta 2
Há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma (re)conciliação. Desde os primórdios, a Filosofia, busca do saber, é entendida como um discurso racional que surgiu para se contrapor ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e que serviu como base de sua Paideia (educação). A palavra mito:
a.
é grega e significa contar, narrar algo para alguém que reconhece o proferidor do discurso como a