Buscar

O condomínio pode figurar no polo passivo de uma relação jurídica?

É sabido que condomínio não é pessoa jurídica, mas é correto afirmar que tal fato impede que o condomínio seja sujeito em uma relação jurídica? Se um morador, por exemplo, tiver problemas com o condomínio e decidir recorrer à Justiça, poderá o condomínio figurar no polo passivo da relação jurídica?

Aula de Personalidade Jurídica da Pessoa Jurídica.

💡 12 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

O Condomínio pode sim figurar como parte em demanda jurídica, seja no polo ativo ou passivo; o Condomínio é o representante legal dos Condôminos de um modo geral; é pessoa jurídica sui generis, dotado, inclusive, de CNPJ.
Neste caso, é viável uma ação de cobrança (Justiça Comum ou JESP) figurando o Condomínio (na pessoa de seu representante legal) no polo passivo da demanda. No mérito, a grande dificuldade será provar que os danos no veículo foram causados dentro das dependências condominiais, além de ter que se provar/demonstrar, a responsabilidade do Condomínio em relação aos fatos narrados.
"Lucas H. B. Campidelli".

9
Dislike1
User badge image

Edinaldo Junior

  • Boa tarde amigos, o condôminio pode sim figurar  no polo  ativo ou passivo , porque de um modo mais abrangente o condôminio é representante legal dos condôminios ( tem a total responsabilidade); O condôminio é uma pessoa juridica , pois possui CNPJ( Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) , portanto  sugiro uma ação de cobrança seja por ´´Justiça Comum ou JESP ´´ em face do condôminio. Devemos analisar também que não será nada fácil , provar que o fato ocorreu no mesmo , porém devemos adquiri , juntar provas , concretas e exatas , para assim entrar com uma ação para assim fortalecer  e gerar uma devida solução.
  • Sujeito ativo pode ser classificado como a pessoa que tem o direito subjetivo, ou seja, pode exigir da outra pessoa o cumprimento de uma prestação. 

    Já o sujeito passivo é aquele que dever cumprir a obrigação em favor do outro, prestação essa, denominada dever jurídico. 

 

         Espero que tenha ajudado!

4
Dislike0
User badge image

Samia Nascimento

Sim, pois o Condomínio é o representante legal dos moradores no mesmo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais