Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
12) De acordo com o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), analise as afirmativas abaixo. I. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Não é possível, em nenhuma hipótese, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente aos maiores de dezoito anos. Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III
b) I e II apenas
c) II e III apenas
d) I apenas
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Verdadeira, essa afirmativa está de acordo com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Verdadeira, essa afirmativa também está correta e reflete os princípios do ECA. III. Não é possível, em nenhuma hipótese, a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente aos maiores de dezoito anos. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois o ECA se aplica a crianças e adolescentes, que são definidos como pessoas até 18 anos. No entanto, existem situações em que os direitos e garantias do ECA podem ser considerados até os 21 anos, especialmente em contextos de proteção. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: b) I e II apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No texto, a construção “Além de” (2º§) cumpre papel coesivo. Assinale a alternativa que apresenta quais ideias estão sendo relacionadas.

A antagônicas estabelecendo uma oposição excludente.
B semelhantes a partir da noção de causa e efeito.
C correspondentes através de uma noção concessiva.
D complementares por meio de uma relação de acréscimo.

O emprego da forma verbal destacada, em “que a modalidade saia dos atuais 12%” (2º§), ao referir-se a uma previsão, é explicado, corretamente, por representar:


A. o caráter hipotético do modo verbal.
B. a noção de continuidade típica dessa voz verbal.
C. a ideia de futuro expressa pelo tempo verbal.
D. a impessoalidade oriunda da concordância.

Embora a terceira pessoa do discurso predomine no texto, ocorrem duas citações diretas que fazem uso da primeira pessoa. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) o emprego da primeira pessoa do discurso nas citações faz referência exclusiva ao emissor, caracterizado sempre pela flexão no singular.
b) o texto pode ser considerado imparcial em relação ao tema, sendo expressado um posicionamento efetivo apenas nessas citações.
c) a pessoalidade dos discursos apresentados nas citações ratifica o que é apresentado no texto por meio de argumentos de autoridades.
d) os posicionamentos apresentados fragilizam a argumentação proposta uma vez que reúnem relatos pessoais dissociados de elementos concretos.

Mais conteúdos dessa disciplina