Logo Passei Direto
Buscar
Observe o texto a seguir:
"Ensinar a gramática de acordo com as novas orientações é um grande nó para quem leciona Língua Portuguesa. "As aulas de gramática normativa, baseadas só em fatos da língua-padrão, não têm sentido para a garotada", admite Irene Tamaki Uematsu Harasawa, que leciona há 26 anos."
(PAULINA, Iracy. Gramática sem decoreba.
Com base no contexto histórico do ensino da língua portuguesa, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
l) Segundo as propostas atuais do ensino de língua materna, o ensino de gramática deve ser realizado de forma contextualizada, ou seja, por meio da análise linguística.
PORQUE
II) As propostas atuais, baseadas na concepção de linguagem como expressão de pensamento, consideram a língua como espelho dos pensamentos lógicos humanos, portanto as pessoas necessitam da gramática normativa para corrigir o que for errado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A.
A asserção I é uma proposição falsa, e a Il é uma proposição verdadeira.
B.
As asserções I e Il são proposições verdadeiras, e a Il é uma justificativa correta da I.
C.
A asserção l é uma proposição verdadeira, e a Il é uma proposição falsa.
D.
As asserções I e Il são proposições verdadeiras, mas a Il não é uma justificativa correta da l.
E.
As asserções I e Il são proposições falsas.
User badge image
Carine Alves

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as asserções: I) Segundo as propostas atuais do ensino de língua materna, o ensino de gramática deve ser realizado de forma contextualizada, ou seja, por meio da análise linguística. Essa asserção é verdadeira, pois as propostas atuais realmente defendem um ensino de gramática que considere o contexto e a análise da língua em uso. II) As propostas atuais, baseadas na concepção de linguagem como expressão de pensamento, consideram a língua como espelho dos pensamentos lógicos humanos, portanto as pessoas necessitam da gramática normativa para corrigir o que for errado. Essa asserção é falsa, pois as propostas atuais não veem a gramática normativa como uma necessidade para corrigir erros, mas sim como uma parte do conhecimento que deve ser contextualizada e compreendida em seu uso real. Agora, vamos às alternativas: A. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSO) B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSO) C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRO) D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSO) E. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina