Buscar

Como Diferenciar Direito positivo e objetivo?

Gostaria de saber a diferença entre Direito positivo e objetivo?

💡 15 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Direito Objetivo/Positivo é o direito como "norma", ou "conjunto de normas", que buscam a disciplina social. porque, ao surgir, "se objetiva", se põe como uma realidade objetiva, independente da pessoa do observador e irredutível à sua subjetividade (MIGUEL REALE).

Nas palavras de A.Bento Betioli:"Quando surgem, as normas jurídicas se põem ou se "positivam" como uma realidade "objetiva"; elas se positivam e se objetivam: vigem e têm eficácia em certo tempo, como realidades culturais, postas e garantidas pela sociedade e pelo Estado; elas são "direito positivo objetivo".

Daí poder-se dizer que "objetivo" e "positivo" são termos que se implicam.
Consequentemente, Direito Objetivo/Positivo é o direito como "norma", ou "conjunto de normas", que buscam a disciplina social.

"OBJETIVO" –

O direito como norma é chamado de "objetivo"porque, ao surgir, "se objetiva", se põe como uma realidade objetiva, independente da pessoa do observador e irredutível à sua subjetividade (MIGUEL REALE). É o direito como norma numa visão exterior, no seu ângulo externo.Sob esse enfoque, também o direito como "fato social" pode ser chamado de direito "objetivo".

"POSITIVO" –

O mesmo direito como norma objetiva pode ser visto sob outro prisma, ou seja, ser enfocado como posto ou reconhecido pelo Estado que o garante, quando então se denomina direito "positivo"; é o direito institucionalizado pelo Estado.

Há autores que, na distinção entre Direito Objetivo e Direito Positivo, assim a fundamentam: aquele abrange todas as normas jurídicas em vigor NO Estado, enquanto este abrange apenas as normas jurídicas oriundas DO Estado. Assim MARCUS CLÁUDIO ACQUAVIVA: "existem normas jurídicas criadas originalmente pelo Estado, e normas jurídicas criadas pela vontade dos particulares, tão somente reconhecidas pelo Estado como jurídicas. As normas jurídicas criadas pelo Estado... cuja fonte é o Estado, formam um todo denominado Direito Positivo....O Conjunto de todas as normas jurídicas no Estado chama-se, então, Direito Objetivo".

Referências

http://respirandodireito.blogspot.com.br/2008/03/direito-natural-x-direito-positivo.html

https://pt.scribd.com/document/97663219/Direito-Positivo-e-Direito-Objetivo

0
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

Direito Positivo – é o Direito institucionalizado pelo Estado, temporal, não é universal pois depende do local, depende de vigência, é hierárquico, é formal – escrito, feito pela construção cultural, criado pelo homem, se configura na forma de leis/códigos decretos, mutável conforme a vontade humana através da evolução social. É a ordem jurídica obrigatória em determinado lugar e tempo. Sua função é reger a vida social mediante normas. Para manter a ordem, paz, a própria sociedade, segurança e resolução de conflitos sociais. As normas costumeiras, que se manifestam pela oralidade, constituem também o direito positivo. As diversas formais de expressão jurídica, admitidas pelo sistema adotado pelo Estado, configuram o Direito Positivo.

Direito Objetivo – é norma de organização social, ou seja, o conjunto das formais de expressões normativas. É a lei em um sentido amplo.

 Ressalvas,

Direito Subjetivo – é a possibilidade de agir, exigir direitos ou prestações, criadas por lei ou deriva de negócio jurídico.

22
Dislike2
User badge image

Estudante PD

O Direito Objetivo é a norma ou regra que disciplina e organiza a vida em sociedade, atribuindo limites à ação de cada um dos seus membros. 

Os doutrinadores também denominam o direito como norma das seguintes formas: Direito que está na norma e Norma Agendi (Norma de Agir).

Exemplos: Constituição Federal, Código Civil, Código Penal e etc.

O Direito Positivo é a organização e a disciplina de uma sociedade, concretizadas através de um conjunto de normas exclusivamente jurídicas. 

Os doutrinadores também denominam o direito como organização das seguintes formas: Direito criado pelo Estado, sistema jurídico e ordenamento jurídico.

Exemplos: Direito Positivo Brasileiro, Direito Positivo Alemão, Direito Positivo Italiano e etc.

Note que no caso do Direito Positivo, a delimitação é o território. Espero que a diferença entre os dois tenha ficado clara.

12
Dislike0
User badge image

Ioanna Magoulas

Direito Positivo: É um direito institucionalizado, imposto pelo Estado de maneira coercitivamente, posto a viger em dado momento da época.

 

Direito Objetivo: (Norma Agendi) - Norma de agir, norma de conduta, imposta pelo Estado, visando controlar a vida em sociedade.

5
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais