Buscar

Quais critérios utilizar para identificar de qual região da coluna é uma vértebra?

Como saber se a vértebra é da Região Cervical, Torácica, Lombar, Sacral ou Coccígea.

💡 16 Respostas

User badge image

Juliana Araújo

Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro , e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem as restantes 24 vértebras e são agrupadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras), de acordo com a zona em que se encontram.

As cervicais c1 a c7: 

  • Forame Transverso
  • Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido
  • Corpo reduzido

As torácicas:

São 12, possuindo corpo reforçado e fazendo articulação com as costelas.

As vértebras possuem:

  • Corpo maior que as cervicais
  • Processo Espinhos mais comprido e inclinado para baixo
  • Articula-se com as costelas e por isso possuem Fóveas Costais que aparecem no corpo e no Processo Transverso. Cada vértebra possui quatro Fóveas: 2 no Corpo e 2 no Processo Transverso.

As vértebras lombares

São 5, maiores por sustentarem maior pressão e peso do corpo. De todas é a que possui o corpo mais volumoso e seu Processo Espinhoso é reto e curto.

 

Vértebras sacrais:

São 5, com tamanho decrescente. Durante a infância, são independentes, mas na idade adulta apresentam-se fundidas, formando o Osso Sacro.

Entre as vértebras fundidas não existem Discos Intervertebrais (o último disco fica entre o Sacro e o Cóccix). Tem formato triangular de ápice inferior

 

Vértebras coccigianas:

Formado pela fusão de 4 vértebras. Articula-se com o sacro através de em disco intervertebral.

4
Dislike0
User badge image

Juninho Ltdo

  • As vértebras cervicais começam bem mais finas, as torácicas tem um processo espinhoso bem protuberante, as lombares são as mais espessas, e o sacro e o cóccix são fundidos! 
3
Dislike0
User badge image

Gabriela Eiras Ortoni

Para vc saber se uma vértebra é cervical, deverá olhar que ela terá os forames transversários e as duas primeiras vértebras cervicais não terá processo espinhoso. Nas vértebras toráxicas terá o processo espinhoso bem pontiagudo, terá as fóveas costais (onde as costelas serão encaixadas) e o corpo vertebral será pequeno. Nas vértebras lombares terá o processo espinhoso arredondado e o corpo vertebral será grande. No sacro será uma peça única que terá quatro forames sacrais, o que caracteriza é que nessa região são cinco vértebras fundida (formando uma peça única). No cóccix será os três ossos que muitas vezes estará junto com o sacro, mas eles estarão na parte inferior do sacro.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais