Buscar

O que é lei permanente?

Eu sei que deve ser algo bem simples de se explicar, mas em lugar algum eu encontro um conceito ou uma definição para essa lei.

💡 6 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

A Lei quanto aspecto da cronologia ela podera ser permanente, que é o caso da pergunta acima. Sendo assim, tem prazo de vigência indeterminado.

Espero que tenha ajudado.

11
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Acredito que exista um equívoco em sua pergunta. Não existe lei perpétua, que não acaba nunca. Toda lei pode ser revogada (e provavelmente um dia virá a ser).

O que existe que dá a sensação de que a lei é perpétua (estamos falando de lei não de prisão perpétua, certo?), é um princípio chamado Direito Adquirido, que é um tipo de direito subjetivo definitivamente incorporado (pois, adquirido) ao patrimônio jurídico do titular (sujeito de direito), já consumado ou não , porém exigível na via jurisdicional, se não cumprido voluntariamente pelo obrigado (sujeito de dever).

Já o ato jurídico perfeito é aquele já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, tornando-se portanto completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrevém nova lei.

Esses dois conceitos de direito adquirido e ato jurídico perfeito criam situações como o Foral de Olinda, que é uma lei de 1537, adquirida pelos residentes de Olinda desta época e que tem reflexos até hoje. Esta lei é permanente ? Não, a lei de propriedade já mudou faz tempo, mas como este foi um direito adquirido e julgado como ato jurídico perfeito, tem efeitos até hoje.

Espero que tenha te ajudado nessa questão!

 

7
Dislike1
User badge image

Elizia Marques

Lei Permanente é a lei com prazo de vigência indeterminado,pois a lei posterior revoga a anterior.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais