Buscar

Como funciona , o que é o manguito rotador ?

- Estou fazendo um seminário , sobre os músculos que agem nos movimentos do ombro. Já pesquisei , mas gostaria de saber a opinião dos meus colegas ;)

💡 10 Respostas

User badge image

Natália Velozo

Manguito Rotador é o nome que se dá ao agrupamento muscular responsável pela estabilização da cabeça do úmero na cavidade glenóide. Eles são: M.Subescapular,M. Supra-espinhal,M.Infra-espinhal e M.Redondo Menor.

Apenas 25% da cabeça do úmero está em contato com a cavidade glenóide,o que garante a essa articulação uma boa amplitude movimento e também um índice maior de lesão que as outras articulações.Por isso,é importantíssimo que esse agrupamento muscular esteja fortalecido para manter a cabeça do úmero estabilizada.

6
Dislike1
User badge image

Clara Xavier Coelho

O manguito rotador ou rotador rotor é o grupo de músculos e seus tendões que agem para estabilizar o ombro. Os quatro músculos do manguito rotador, juntamente com a teres principais e deltóide, compõem as seis scapulohumeral (aqueles que ligar para o úmero e escápula e agir sobre a articulação glenoumeral) os músculos do corpo humano.

Os músculos do manguito rotador são importantes em movimentos do ombro e na manutenção da estabilidade de conjunto (joint ombro) glenoumeral.

Estes músculos surgem da escápula e conectar-se a cabeça do úmero formando um punho na articulação do ombro. Eles mantêm a cabeça do úmero na fossa pequenas e superficial glenóide da escápula.

O conjunto de glenoumeral muitas vezes é comparado a uma bola de golfe (cabeça do úmero) sentado sobre um tee de golfe (fossa Glenóide).

Durante o sequestro do braço, o manguito rotador comprime o conjunto de glenoumeral, um termo conhecido como compressão de concavidade, de modo a permitir o músculo deltóide grande ainda mais elevar o braço. Em outras palavras, sem o manguito rotador, cabeça do úmero seria montar parcialmente fora da fossa Glenóide, diminuindo a eficiência do músculo deltóide.

2
Dislike0
User badge image

Dieni Silva

 É formado por quatro músculos: o supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular.

Que agem para estabilizar a articulação do ombro.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais