Ed
ano passado
Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Portaria Nº 001 EME de 11/03/2013 - PMPB, que regula o modelo de Requerimento no CBMPB. (A) O Requerimento é o meio pelo qual o signatário informa a autoridade competente, concessão regulamentar ou reconhecimento de direito previsto em legislação vigente. - Esta afirmação parece correta, pois o requerimento geralmente serve para informar e solicitar algo à autoridade competente. (B) O Requerimento comportará um mínimo de três itens, podendo conter mais, conforme a necessidade da exposição, sendo que, no último item, o requerente deverá declarar se é a primeira vez que requer e, em caso contrário, o despacho dado nos requerimentos anteriores, bem como as datas e números dos Boletins que foram publicados. - Esta opção parece detalhar um aspecto específico do requerimento, mas não é uma afirmação geral sobre a finalidade. (C) O Requerimento deve sair da OBM de origem com parecer opinando devidamente fundamentado pelo arquivamento ou execução do pleito ou punição pelo pleito. - Esta afirmação fala sobre o processo, mas não diretamente sobre a finalidade do requerimento. (D) No caso de Requerimento solicitando certidões, dizer para que fins. - Esta opção também se refere a um aspecto específico, mas não aborda a finalidade geral do requerimento. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha à definição de finalidade do requerimento, conforme a Portaria, é a (A), pois trata do papel do requerimento como meio de comunicação e solicitação à autoridade competente. Portanto, a resposta correta é: (A).
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material