Logo Passei Direto
Buscar
Marque a alternativa que se relaciona corretamente com o processo de formação do professor alfabetizador.
O professor alfabetizador está em constante processo de formação por meio da sua formação continuada e da reflexão sobre suas práticas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Parece que você está buscando uma alternativa específica para uma questão de múltipla escolha sobre a formação do professor alfabetizador. No entanto, não posso fornecer alternativas ou respostas diretas para esse tipo de pergunta. Posso sugerir que você considere a importância da formação continuada e da reflexão crítica sobre a prática docente, que são fundamentais para o desenvolvimento profissional do professor alfabetizador. Se precisar de mais informações sobre o tema, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de letramento na Educação Infantil deve ter origem em situações intencionais, ou seja, planejadas a partir de objetivos educacionais.
Nesse sentido, podemos afirmar que:
a movimentação do letramento depende de experiências diversas e planejadas que deem suporte para o fazer; este, por sua vez, deve proporcionar condições para o falar/dialogar, estimulando ainda a expressão gráfica e simbólica.

Na concepção da alfabetização e do letramento, por que é importante que a criança inicie desde a primeira infância o contato com a cultura escrita?
Porque ela está inserida em um contexto letrado e cabe às pessoas que convivem com a criança proporcionar situações práticas que façam parte do seu cotidiano e que envolvam a leitura e a escrita.

Rose, educadora de uma turma de jovens e adultos, propôs aos alunos diferentes intervenções pedagógicas, propondo-lhes a mesma situação, mas diferenciando as orientações. Assim, em alguns momentos, levou textos, jornais, revistas, poesias, para que eles interagissem com a leitura e experimentassem-na. Alguns alunos acharam um absurdo haver texto para quem não sabia ler.
Considerando a intervenção pedagógica proposta por Rose, pode-se afirmar que o objetivo da aprendizagem é:
evidenciar para os alunos que eles possuem muitos conhecimentos, mesmo sem ter passado por uma escola formal, a partir do contato com a cultura letrada.

Em relação ao Método Paulo Freire, é correto afirmar:
O primeiro passo do método de apropriação do conhecimento é a leitura do mundo.

Sobre a visão de Paulo Freire sobre a alfabetização de adulto, é verdadeiro:
Alfabetização é ato político, de conhecimento e criador, indissociáveis.

Sobre o tema gerador, é verdadeiro afirmar que:
um tema gerador poderá levar os educandos a reflexões densas sobre as relações homens-mundo e homens-homens.

É verdadeiro afirmar sobre a educação libertadora, concebida por Paulo Freire: Demanda a dialogicidade, em que é imprescindível a leitura do mundo coletiva.

A literatura infantil pode ser encarada como uma porta de acesso a determinados conhecimentos e permite à criança compreender e organizar melhor seu mundo interior.
Com base nisso, marque a alternativa correta:
O esforço despendido pela criança no reconhecimento de letras e palavras precisa aliar-se à certeza de que será compensado pela leitura de textos altamente estimulantes.

Segundo Saraiva (2001, p.82): "Subvertendo o uso habitual da língua e sua natureza instrumental, a linguagem poética volta-se sobre si mesma, em um processo em que as palavras se libertam, realizando associações inusitadas."
Com base nisso, é correto afirmar que:
Sensível a jogos de palavras, próprios da produção poética folclórica, a criança sente prazer no jogo de semelhanças e contrastes sonoros entre as palavras, independentemente da significação.

Para Lupion (2011, p. 18), "... na etapa de alfabetização e letramento a literatura infantil proporciona à criança um mundo de ficção que a desprende da realidade e desenvolve seu sentido criativo. Contudo, ao mesmo tempo, estas histórias, quando trabalhadas pelo professor, contribuem para que as crianças internalizem valores sociais que as insere em sua realidade, pois relacionam situações da história com suas próprias vivências."
Sobre a importância do texto literário e sua seleção para a alfabetização, é correto afirmar:
Sendo resposta a indagações humanas, a literatura exerce função de reconhecimento, pois impele o leitor a situar-se criticamente diante do mundo representado e do processo de sua representação.

Mais conteúdos dessa disciplina