Logo Passei Direto
Buscar
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal:
A Filosofia e Antropologia.
B Sociologia e Psicologia.
C Biologia e Sociologia.
D Psicologia e Pedagogia.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta sobre os campos ou áreas do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal, vamos analisar as alternativas: A) Filosofia e Antropologia - Embora a filosofia possa discutir aspectos do comportamento humano, a antropologia foca mais em culturas e sociedades, não especificamente em relacionamentos interpessoais. B) Sociologia e Psicologia - A sociologia estuda as interações sociais e as estruturas sociais, enquanto a psicologia analisa o comportamento humano e as relações interpessoais. Essa combinação é bastante relevante para o conceito de relacionamento interpessoal. C) Biologia e Sociologia - A biologia estuda os organismos vivos e suas interações, mas não se concentra em relacionamentos interpessoais. A sociologia, como mencionado, é relevante, mas a biologia não se encaixa bem aqui. D) Psicologia e Pedagogia - A psicologia é relevante, mas a pedagogia foca mais em métodos de ensino e aprendizagem, não especificamente em relacionamentos interpessoais. Após essa análise, a alternativa que melhor representa os campos do conhecimento em que surgiu o conceito de relacionamento interpessoal é: B) Sociologia e Psicologia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1988, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – FENEIS denominou a língua de sinais como LIBRAS – Língua de Sinais Brasileira.
Assinale a alternativa que apresenta a sigla que alguns linguistas preferem usar para Libras:
A) LBS.
B) BLS.
C) SBL.
D) LSB.

Baseado em um estudo que partiu dos estudos da ASL que apresentou mecanismos próprios para criação e elaboração de itens lexicais, analise a frase que segue:
Este processo está relacionado com os sinais inventados na ASL a partir de um único sinal. Podemos afirmar que na ASL, existem vários verbos e substantivos que se relacionam pela descendência, onde os sinais provenientes de outro tem variações no movimento e/ou configuração de mão. Estamos falando do processo chamado de...
A Compostos coordenados.
B Compostos com indicadores de tamanho e formato.
C Processos derivativos.
D Compostos inventados.

A Língua Brasileira de Sinais, LSB ou LIBRAS, foi reconhecida pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, no seu artigo e parágrafo 1º (BRASIL, 2002), como meio legal de comunicação, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Baseado nisto e nos seus conhecimentos do caderno de estudos, é correto afirmar:
A) A Lei nº 10.436 tem como objetivo enfatizar a necessidade de que a Língua Brasileira de Sinais – Libras tenha uso ativo entre todos os membros das comunidades brasileiras e assegurar a presença de profissionais, pesquisadores e professores, na área da linguística e de educação nas pesquisas sobre Libras.
B) A Lei nº 10.436 tem como objetivo reconhecer a Libras como uma língua com estrutura própria e tornar seu uso obrigatório sua implementação nos cursos de nível infantil, médio e superior.
C) A Lei nº 10.436 tem como objetivo salientar a necessidade de que a Libras tenha uso comunicativo ativo nas comunidades surdas e se crie uma estrutura gramatical própria com pesquisas de linguistas e professores.
D) A Lei nº 10.436 tem como objetivo salientar a necessidade de que a Língua Brasileira de Sinais - Libras tenha uso comunicativo ativo nas comunidades surdas e assegurar a presença de intérpretes nas instituições, como na administração pública direta e indireta.

Como sabemos, os verbos indicam ações, estados ou fenômenos da natureza.
Sobre as formas de verbos da Língua de Sinais Americana que podem ser utilizadas na formação de frases sintáticas em Libras, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmacoes que seguem:
( V ) Verbos manuais incorporam ações, como no caso de uma pessoa que está segurando ou fazendo alguma coisa com os instrumentos “invisíveis”.
( F ) Os verbos de referentes “imaginários” como presentes, são direcionados como se houvesse um interlocutor invisível presente fisicamente.
(V ) Os verbos com concordância se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos, e apresentam direcionalidade e orientação.
A) F – F – V.
B) V – V – V.
C) V – F – V.
D) F – V – V.

Diante dos diferentes autores, existem diferentes terminologias para o mesmo conceito de Locação, podendo também ser Ponto de Articulação ou Ponto de Locação.
Sobre a Locação é correto afirmar:
A É possível perceber o espaço de enunciação de qualquer lugar em relação ao emissor.
B Pode ser nos ombros, no nariz, na palma da mão, no peito, na cabeça, etc.
C É um instrumento específico de ensino e aprendizagem, podendo ser usado como material de apoio.
D É o espaço de enunciação, que possue um número infinito (ilimitado) de pontos.

O automonitoramento do desempenho das relações interpessoais oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais significativas no campo metacognitivo e afetivo-comportamental.
Nesse contexto, analise as sentenças que seguem sobre automonitoria:
I – É a capacidade de compreender as suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
II – As pessoas com essa habilidade têm maior probabilidade de sucesso em circunstâncias complexas.
III – As pessoas com essa habilidade apresentam autoestima e autoconfiança elevadas.
IV – As pessoas com essa habilidade possuem melhor controle da impulsividade, influenciadas pela capacidade de reflexão e extrospecção.
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Em Libras, os novos conceitos, como nos casos das expressões idiomáticas, são fruto dos processos de expansão do léxico por meio de processos de flexão e derivação.
Em relação as expressões idiomáticas, analise as expressões idiomáticas em Português e relacione com os itens da glosa em Libras:
I – Acertar na mosca.
II – Pisando na bola.
III - Horas a fio.
IV - Engolir sapo.
A II - I – IV - III.
B II – III – I – IV.
C IV - III – I – II.
D I - IV – III – II.

Em 1817, nos Estados Unidos fundou-se a primeira escola permanente para alunos surdos; ainda, em 1864, foi fundada a primeira universidade nacional para surdos, a Universidade Gallaudet. Contudo, o período 1923 em diante ficou marcado pela imposição do uso da filosofia oralista nas escolas americanas.
Nesse sentido, analise a seguinte frase:
A) William Stokoe inovou a área linguística, ao afirmar que a língua de sinais é completamente diferente das línguas faladas, tanto que inventou o termo “quirema” em substituição à terminologia “fonema”.
B) William Stokoe foi o primeiro a apresentar uma análise descritiva da língua de sinais americana, a perceber os parâmetros internos da língua de sinais e a verificar que o movimento e a locação da mão não influenciam no significado.
C) William Stokoe inovou a área linguística, considerado o pai da linguística da língua de sinais americana, depois de suas pesquisas milhares de surdos se tornaram linguistas.
D) William Stokoe foi o primeiro a publicar um artigo demonstrando que a Língua de Sinais era embasada com as mesmas características das línguas orais, o que possibilitou que a língua de sinais fosse vista realmente como língua e de direito linguístico da comunidade Surda.

Dentre os vários processos morfológicos, a Flexão é um deles. Tem como função principal marcar privilégios de ocorrência distintos, através das categorias gramaticais peculiares a determinadas classes de palavras. Existem vários processos de flexão na língua de sinais brasileira. Eles foram identificados a partir de estudos realizados por Klima e Bellugi (1979) com a língua de sinais americana.
Sobre a Flexão, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
( ) de Pessoa é utilizada para marcar as referências pessoais no verbo de concordância. O referente é realizado através das apontações ou do direcionamento para diferentes locais de espaço.
( ) de Número é utilizada para indicar singular e plural, sendo realizada a repetição do sinal para diferenciá-los.
( ) de Grau utilizado junto às expressões faciais e corporais para apresentar distinções para menor, maior, muito longe, muito perto, etc.
( ) de Aspecto está subdividida em diferentes categorias, como primária e secundária, e está intimamente relacionada com as demais Flexões.
A V – F – V – F.
B V – V – V - F.
C F – F – V – F.
D F - V – F – V.

Mais conteúdos dessa disciplina