Logo Passei Direto
Buscar
A respeito das contribuições que o uso do livro paradidático pode oferecer para o ensino de matemática, analise as afirmacoes a seguir. A alternativa correta é:
É um material que não complementa o desenvolvimento de habilidades previstas no ensino da Matemática.
Servem somente para auxiliar na resolução de exercícios extras para a fixação dos conteúdos.
Os livros paradidáticos não tem função de contribuir para que os alunos se tornem cidadãos ativos e conscientes através do trabalho com os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
Dentre os objetivos de autores de livros paradidáticos, destacamos o de mostrar que a Matemática pode ser ensinada por meio da capacidade imaginativa e criativa ao contar histórias.
Apresenta e discute assuntos de uma maneira igual dos livros didáticos.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta é: "Dentre os objetivos de autores de livros paradidáticos, destacamos o de mostrar que a Matemática pode ser ensinada por meio da capacidade imaginativa e criativa ao contar histórias." Os livros paradidáticos têm um papel importante no ensino de matemática, pois podem complementar o aprendizado, estimular a criatividade e ajudar os alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Boyer (2012) A Geometria é uma das grandes áreas da Matemática, juntamente com o Cálculo e Álgebra. A palavra “geometria” tem origem grega e sua tradução literal é: “medir a terra”. Essa informação nos dá pistas de como nasceu e o motivo pelo qual ela se desenvolveu durante os séculos. Ainda em relação à origem da Geometria, é correto afirmar que:
Com relação às afirmacoes acima, podemos concluir que
I. Conforme os relatos de Heródoto (450 a.C.), a geometria teve origem no Egito, motivada pela necessidade prática de remarcar terras depois da enchente anual das margens do vale do rio Nilo.
II. A inundação fazia desaparecer os marcos fixados no ano anterior, de delimitação entre as propriedades de terras. Para demarcarem novamente os limites existiam os 'puxadores de corda', (assim chamados devido aos instrumentos de medida e cordas entrelaçadas que usavam para marcar ângulos, e determinar as áreas de lotes de terrenos, dividindo-os em retângulos e triângulos).
somente a I está correta.
as duas afirmações estão incorretas e a segunda nega a primeira.
as duas afirmações estão corretas.
somente a II está correta.
as duas afirmações estão incorretas.

(FGV - 2016 - SME – SP) O livro didático é peça importante no processo de aprendizagem e, por isso mesmo, sua seleção e adoção devem ser cuidadosamente realizadas. Sobre os parâmetros significativos para a seleção do livro didático, analise as afirmativas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I Não deve propiciar situações textuais de preconceitos discriminatórios.
II Deve ser coerente do ponto de vista teórico com as matérias apresentadas.
III Deve mostrar caminhos metodológicos comprovadamente eficazes.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.

(PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLÂNEA- PB – 2019 – Adaptada) Analise as proposições a seguir, tendo por base o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais:
Indique a alternativa que apresenta as proposições CORRETAS:
I- A docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve se pautar em metodologias que proporcionem as crianças interagirem também com materiais concretos.
II- O ensino é uma atividade sistemática que requer disciplina e organização por parte do professor e dos estudantes.
III- A aprendizagem das crianças matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental só ocorre por imitação e repetição.
IV- Estudar e brincar são atividades que não combinam quando o objetivo é aprender conteúdos matemáticos.
I e III.
II e III.
III e IV.
IV e V.
I e II.

Indique se as afirmações a seguir sobre o conceito de leitura são verdadeiras (V) ou Falsas (F).
( ) O processo de leitura ocorre por meio de memorização de palavras.
( ) A leitura é uma interação entre o leitor e o texto.
( ) A leitura é uma forma de processamento da informação.
( ) Não precisamos da atenção e nem da memória para aprender a ler.
( ) A leitura não é uma decifração e uma decodificação, por isso, é indispensável construir um léxico mental.
V, V, F, V, F.
F, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, V, F, V.
V, F, F, V, F.

Os objetos de conhecimento da unidade temática números, preveem o trabalho com algumas habilidades, mas, sempre pensando, que o aluno do Ensino Fundamental seja capaz de
Assinale a sequência correta.
( ) resolverem problemas envolvendo as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais e racionais (representação decimal finita).
( ) justificarem e argumentarem sobre o caminho que escolheram para a resolução dos problemas e finalmente avaliarem se as respostas podem estar corretas.
( ) desenvolverem estratégias diferentes, inclusive de estimativas e cálculos mentais, para a resolução de problemas, seja por algoritmos ou pela utilização da calculadora.
F – F – V.
V – F – V.
F – V – V.
V – V – F.
V – V – V.

(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cacoal/RO - Pedagogo) – Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório-motor, para o pré-operatório. Outra progressão acontece por volta dos sete anos, quando ela passa para o estágio operatório concreto. Finalmente, por volta dos doze anos, chega ao estágio operatório formal, compreendendo, entre outros, conceitos como: amor, democracia, liberdade, etc. Assinale o estágio em que a criança se encontra quando alcança a possibilidade de “conseguir refletir sobre o inverso das coisas e dos fenômenos e, para concluir um raciocínio, leva em consideração as relações entre os objetos”.
Pré-operatório.
Operatório concreto.
Concreto.
Operatório formal.
Sensório-motor.

(CONCURSO IFC-2013) Pappus, grande matemático grego, viveu provavelmente em torno do ano 300 de nossa era. No livro VII, das suas Collectiones, Pappus descreve um ramo de estudo que ele chamou de: Analyomenus. Podemos traduzir esse nome por: “Tesouro da Análise” ou “Arte de Resolver Problemas”. A tradução deste texto é inerente a uma das tendências atuais no ensino da matemática, conhecida por
resolução de problemas.
transposição didática da matemática.
história da matemática.
análise matemática.

Indique se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). Pela consciência fonológica, a criança.
( ) Amplia o conhecimento sobre a língua.
( ) Pode manipular as produções de sons da fala.
( ) É capaz de refletir sobre os sons da fala.
( ) Escreve as palavras corretamente.
( ) Produz melhor as sílabas das palavras.
V, V, F, V, F.
F, F, V, V, V.
V, F, F, V, F.
V, V, V, F, F.
F, F, V, F, V.

(ENADE – 2017) O problema a seguir foi proposto pela professora de Matemática a grupos de estudantes de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. “Ana, João, Maria e Pedro mediram o comprimento de um mesmo muro. João usou uma fita métrica graduada em centímetros; Pedro usou uma régua de 2 decímetros de comprimento, sem graduação; Maria usou uma régua de 1 metro de comprimento, sem graduação; e Ana usou uma ripa de madeira que ela encontrou no chão. Os resultados numéricos das medidas feitas, apresentados em ordem crescente, foram os seguintes: 6, 25, 31, 626. Qual é, aproximadamente, o comprimento da ripa de madeira que Ana usou para medir o muro?” Após resolver o problema, cada grupo explicou, por escrito, as regras matemáticas que usou para elaborar a solução. A partir do trabalho realizado em cada grupo, a turma construiu uma formulação coletiva dessas regras, registrando isso por escrito. Finalmente, cada grupo comparou a resposta construída coletivamente com a resposta de seu próprio grupo, decidindo quais as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formulações. Com base na metodologia de resolução de problemas e no papel mediador do docente, avalie as afirmações a seguir.
É correto apenas o que se afirma em
I. A metodologia de resolução de problemas possibilita explorar conceitos matemáticos em contextos reais, mobilizar os alunos na busca de soluções e valorizar diferentes estratégias de resolução.
II. O papel mediador do professor, nesse contexto específico, é o de controlar os resultados obtidos, valorizando acertos e corrigindo erros.
III. A metodologia de resolução de problemas privilegia o trabalho individual do aluno, considerando as diferentes estratégias utilizadas na busca da resposta correta.
IV. O professor mediador cria condições para a comunicação de estratégias utilizadas pelos alunos para a resolução de problemas e incentiva a discussão, valorizando o trabalho realizado.
II e IV.
I, II e III.
I e IV.
II, III e IV.
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina