Logo Passei Direto
Buscar
Os professores Raul e Luis começaram a trabalhar com turmas da mesma série, em uma escola situada numa comunidade de baixa renda. Seus alunos apresentam distorção idade/série e, nos anos anteriores, tiveram baixo rendimento. Após algum tempo, era evidente o progresso dos alunos de Luis, constantemente estimulados pelo professor, que organizava o seu planejamento didático em torno das atividades preferidas dos alunos. Indagado por que tal progresso não ocorrera com sua turma, Raul respondeu: "Meus alunos são pobres, têm muita dificuldade e não vão conseguir aprender mesmo". O que diferencia as posturas dos dois professores?
a ) A compreensão da realidade imediata.
b ) A autoestima pessoal e profissional.
c ) A crença no potencial dos alunos.
d ) A visão contextualizada de mundo e de sujeito.
User badge image
PsiEstudando

há 11 meses

User badge image
PsiEstudando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para analisar a diferença nas posturas dos professores Raul e Luis, precisamos observar como cada um deles lida com a situação dos alunos e suas crenças sobre o potencial deles. - Raul acredita que seus alunos, devido à pobreza e dificuldades, não conseguirão aprender. Essa visão é limitante e reflete uma falta de crença no potencial dos alunos. - Luis, por outro lado, organiza seu planejamento didático em torno das atividades preferidas dos alunos, mostrando que ele acredita na capacidade deles de aprender e progredir. Dessa forma, a principal diferença entre as posturas dos dois professores está na crença que cada um tem sobre o potencial de seus alunos. Portanto, a alternativa correta é: c) A crença no potencial dos alunos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando nos deparamos com ações do professor que parecem ser a de assegurar a possibilidade de sujeição do aluno à sua figura de mestre, dizemos que a atitude está sustentada numa concepção de Educação:
a ) tecnicista.
b ) progressista.
c ) inovadora.
d ) tradicional.

A constante atualização do professor é um caminho para construir um outro paradigma do fazer pedagógico, de modo a propiciar novas significações, buscando uma educação que estabeleça relação entre o conteúdo escolar e a sociedade, e entendendo que o espaço educacional é essencialmente o espaço do humano na sua dimensão individual, singular e diferente, como também coletiva, social e de grupo.
Assim, o verdadeiro desafio do educador é:
a ) tratar seus alunos como se fossem um conjunto homogêneo.
b ) conviver com a diferença do sujeito.
c ) trabalhar com antigas concepções de conhecimento.
d ) somente dar conta de ensinar o programa de sua disciplina.

Qual das respostas explica melhor o espaço de transferência do aluno na direção do professor?
a ) O aluno quer que o professor, no seu exercício, sustente o ideal social.
b ) A transferência sustenta a interação na relação professor-aluno, lugar nada fácil de sustentar.
c ) O aluno quer que o professor suporte esse lugar vazio, lugar de desejo e permaneça ali onde o colocou.
d ) Na posição de mestre, impõem ao professor concepções, valores e modelos pré-concebidos do aluno ideal.

Mais conteúdos dessa disciplina