Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Acerca dos contratos administrativos, de acordo com a Lei nº 14.133/2021, qual alternativa está coerente com a norma?
a. O instrumento de contrato é obrigatório, mas poderá ser substituído, a critério da autoridade superior, por instrumento hábil, como a carta-contrato nas hipóteses de inexigibilidade de licitação.
b. No caso de dispensa de licitação em razão do valor, o instrumento de contrato pode ser substituído pela carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.
c. A divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) é condição indispensável para a eficácia do contrato e seus aditamentos. No caso de obras, por sua vez, a divulgação ocorrerá em sítio eletrônico oficial, no prazo de 20 dias úteis.
d. Nos contratos com prazo de duração superior a 3 (três) anos, deverá constar cláusula que estabeleça o índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado.
User badge image
Desvendando com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei nº 14.133/2021, que trata dos contratos administrativos: a) O instrumento de contrato é obrigatório, mas poderá ser substituído, a critério da autoridade superior, por instrumento hábil, como a carta-contrato nas hipóteses de inexigibilidade de licitação. - Esta afirmação está correta, pois a lei permite a substituição do contrato formal por outros instrumentos em casos específicos. b) No caso de dispensa de licitação em razão do valor, o instrumento de contrato pode ser substituído pela carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. - Esta alternativa também está correta, pois a lei prevê essa possibilidade. c) A divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) é condição indispensável para a eficácia do contrato e seus aditamentos. No caso de obras, por sua vez, a divulgação ocorrerá em sítio eletrônico oficial, no prazo de 20 dias úteis. - Esta afirmação não está correta, pois a divulgação no PNCP não é uma condição indispensável para a eficácia do contrato. d) Nos contratos com prazo de duração superior a 3 (três) anos, deverá constar cláusula que estabeleça o índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado. - Esta alternativa está correta, pois a lei exige essa cláusula para contratos de longa duração. Após analisar as alternativas, as opções a), b) e d) estão coerentes com a norma. No entanto, a alternativa que mais se destaca e é frequentemente mencionada em discussões sobre a lei é a d), que trata do reajustamento de preços. Portanto, a alternativa correta é: d) Nos contratos com prazo de duração superior a 3 (três) anos, deverá constar cláusula que estabeleça o índice de reajustamento de preço, com data-base vinculada à data do orçamento estimado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a administração pública possa dispensar o controle de legalidade de seus processos de contratação, ela deve considerar alguns aspectos.
Assinale a alternativa que está em conformidade com a Lei nº 14.133/2021.
a. Utilização de minutas padrão de editais, contratos e aditamento.
b. Devem considerar o baixo valor da contratação, apenas.
c. A entrega imediata não permite a dispensa do controle de legalidade.
d. A padronização de minutas de editais e de contratos podem dispensar o controle de legalidade por parte da administração, porém convênio ou outros ajustes, mesmo padronizados, precisam da análise prévia por parte do jurídico.

Mais conteúdos dessa disciplina