Logo Passei Direto
Buscar
Um dos indicadores que compõe o sistema de avaliação institucional é a avaliação do desempenho dos estudantes. No ensino superior, o indicador é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Como se chama o indicador de avaliação de desempenho no ensino médio?
a ) Exame Nacional do Ensino Médio.
b ) Avaliação interna da aprendizagem.
c ) Avaliação nacional do rendimento escolar.
d ) Prova Brasil.
e ) Avaliação externa.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar o indicador de avaliação de desempenho no ensino médio, vamos analisar as opções: a) Exame Nacional do Ensino Médio - Este exame é voltado para o ensino médio, mas é mais conhecido como ENEM, que serve para acesso ao ensino superior, não especificamente como um indicador de desempenho. b) Avaliação interna da aprendizagem - Refere-se a avaliações realizadas dentro das escolas, mas não é um indicador nacional. c) Avaliação nacional do rendimento escolar - Esta opção é um termo genérico e não se refere a um exame específico. d) Prova Brasil - Este é um exame que avalia o desempenho dos estudantes do ensino fundamental, não do ensino médio. e) Avaliação externa - Embora seja um termo que pode se referir a avaliações realizadas fora do contexto escolar, não é um nome específico de um exame. A opção correta que se refere ao indicador de avaliação de desempenho no ensino médio é: a) Exame Nacional do Ensino Médio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Historicamente, a formação do professor no Brasil teve início no século XIX, com a criação da primeira Escola Normal de formação de professores, no Rio de Janeiro. As primeiras Escolas Normais intencionavam uma formação específica, segundo a qual os alunos por elas formados deveriam dominar apenas os conteúdos das disciplinas que ministrariam. Além de criar a Escola Modelo de ensino primário, localizada na Praça da República, na cidade de São Paulo, Caetano de Campos encabeçou a Reforma Paulista da Escola Normal - também conhecida como Reforma da Instrução Pública do Estado de São Paulo (1890) -, pois a Escola Normal era incipiente nos conteúdos para a formação docente.
O que essa reforma possibilitou?
a ) A inclusão social de pessoas que, outrora, estavam à margem da sociedade.
b ) A formação de professores de línguas estrangeiras.
c ) A oferta de intérpretes de Libras nas escolas de educação básica.
d ) O aumento de alunos nas salas de aula.
e ) A utilização de novos métodos de ensino e a formação de professores normalista para a expansão da rede pública estadual.

A nova LDB modificou a estrutura do ensino, deu nova nomenclatura aos ciclos de aprendizagem, trouxe a possibilidade de criação de novas faculdades, popularizando a formação superior. Promoveu a oferta de educação a distância, entre outras providências igualmente importantes.
Em 2006, o MEC, por meio da Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006, instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia. Mais recentemente, o que o MEC definiu por meio da Resolução n. 2, de 1 de julho de 2015?
a ) A Resolução define a oferta de cursos superiores para portadores de necessidades especiais.
b ) A Resolução define as escolas que terão professores com formação específica.
c ) A citada Resolução define a porcentagem de verba para a educação brasileira.
d ) A Resolução define quem poderá se formar como professor para cada etapa da escolarização.
e ) A citada Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

A partir da Idade Contemporânea (desde o século XIX), observa-se as significativas mudanças organizacionais, políticas e sociais, além de conquistas tecnológicas que aceleram em muito o desenvolvimento. Em relação à educação, apesar de conservar as estruturas físicas de sala de aula e algumas metodologias, as estratégias didáticas buscam adaptar-se à evolução tecnológica.
Dessa forma, nota-se a necessidade de instituir novas regras e normas que possibilitem a aplicabilidade da estrutura escolar em qualquer época, independentemente de lugar ou povo. Para a aplicação de tais regras e normas, qual tema de estudo é essencial à formação do profissional do magistério?
a ) Políticas públicas.
b ) Metodologia do trabalho científico.
c ) História da educação.
d ) Didática e práticas de ensino.
e ) Metodologias do ensino das disciplinas básicas.

A avaliação do ensino superior centra-se em três eixos: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Para isso, foi criado um sistema específico que, de acordo com o Inep, avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
Qual é o nome desse sistema de avaliação do ensino superior?
a ) Sistema de Avaliação da Aprendizagem.
b ) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
c ) Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais.
d ) Sistema de Avaliação da Educação.
e ) Sistema de Avaliação do Processo de Ensino.

A LDB contempla a definição de um documento que norteia a elaboração dos planos educacionais brasileiros em todos os níveis de escolaridade.
A esse documento atribuiu-se o nome de:
a ) Currículo Comum para a Educação Básica.
b ) Currículo Mínimo.
c ) Diretrizes Curriculares.
d ) Currículo Comum para a Educação Superior.
e ) Base Nacional Comum Curricular.

O Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) são os órgãos maiores na hierarquia administrativa do sistema educacional brasileiro. Ambos têm como responsabilidade a organização da educação em nível nacional. O MEC foi criado em 1930, no governo de Getúlio Vargas, com o nome de Ministério dos Negócios, da Educação e Saúde Pública, sendo responsável pelo ensino, pela saúde e pela assistência hospitalar.
Quais níveis de escolarização estão abrangidos na educação básica e na educação superior?
a ) A educação básica compreende todas as etapas da educação; a educação superior compreende todos os cursos de pós-graduação.
b ) A educação básica compreende o ensino fundamental e a educação infantil; a educação superior compreende o terceiro grau.
c ) A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio; a educação superior compreende a graduação e a pós-graduação.
d ) A educação básica compreende o pré-primário, o primário e o secundário; a educação superior compreende a graduação.
e ) A educação básica compreende o primeiro e o segundo grau; a educação superior compreende o terceiro grau.

A Constituição Federal teve como uma de suas principais preocupações a oferta da educação no Brasil. Por isso, à época de sua elaboração, buscou-se estabelecer as responsabilidades das esferas governamentais para definição, elaboração, gestão, implementação e avaliação das bases educacionais, ou seja, conteúdos, currículos e programas, bem como para o financiamento e suas respectivas responsabilidades no que diz respeito ao estudante, aos professores e aos funcionários de toda a infraestrutura física, tecnológica, mobiliária e didático-pedagógica.
De qual esfera governamental é a responsabilidade pela oferta da educação infantil?
a ) A oferta da educação infantil é de responsabilidade do MEC.
b ) A oferta da educação infantil é de responsabilidade dos municípios.
c ) A oferta da educação infantil é de responsabilidade de todas as esferas governamentais do país.
d ) A oferta da educação infantil é de responsabilidade dos pais.
e ) A oferta da educação infantil é de responsabilidade do estado.

Com a nova formatação da educação brasileira e a instalação de instituições escolares, novos cargos foram criados para atender às necessidades que se tornavam evidentes, a exemplo do diretor, do inspetor, dos profissionais responsáveis pela limpeza (chamados de serventes) e, posteriormente, das merendeiras, que supriram uma necessidade de âmbito social pela falta de alimento adequado às crianças.
Além desses, quais outros cargos de igual importância foram criados?
a ) Pintor, pedreiro e marceneiro.
b ) Médico, dentista e psiquiatra.
c ) Pintor, eletricista, garagista e pedreiro.
d ) Coordenador, orientador, supervisor e secretário.
e ) Segurança, tesoureiro, bombeiro e secretário.

Mais conteúdos dessa disciplina