Buscar

Teoria do delito (Crime)

Caio, Mévio e Tício decidem assaltar uma agencia bancária. Antes de adentrar armados na agencia, Tício resolve tomar seu novo medicamento para hipertensão que, sem conhecimento do paciente, fora adulterado por Sinfrônio, falso médico que lhe vendera a medicação.

Ao anunciarem o assalto, Tício ainda não estava sob os efeitos da droga, porém, enquanto rendia o gerente, perdeu completamente a capacidade de gerir as próprias ações e acabou matando o mesmo.

Após a consumação do crime a policia descobriu que Mévio trabalhava com Sinfrônio, indicando amigos para o falso médico clinicar, assumindo o risco de vender medicações que sabia que poderiam alterar o estado psicológico dos pacientes. Fora dessa forma que Tício chegou ao charlatão.

Nesta hipótese qual a responsabilidade penal de Caio, Mévio e Tício?

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Interessante, Vamos lá: Tício ao matar o gerente, mesmo sendo um ato involuntário, este responderá por dolo eventual, pois assumiu o risco, ao portar a arma e anunciar o assalto, por isso será enquadrado no tipo que trata do latrocinio, roubo seguido de morte. Mévio por ter atuado como partícipe, responderá além do roubo cometido, poderá ser condenado pelo mesmo crime que Sinfrônio, de charlatão pelo que diz a questão, mas creio que trata de curanderismo conforme:

Art. 29 – Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade. Curandeirismo

Art. 284 - Exercer o curandeirismo:

I - prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer subst�ncia;

II - usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;

III - fazendo diagn�sticos:

E Caio por roubo. Espero tê-lo ajudado.

13
Dislike2
User badge image

Paulo Oliveira

Caro Nailtton, mesmo com toda sua fundamentação. Creio que sigo uma corrente doutrinária diferente da sua, se é que me endente. Não se pode acertar todas neh. Abraço!

10
Dislike1
User badge image

Nailtton Luiz Júnnior

Interessante a resposta de Paulo, mais não acho que essa seria a resposta que Francisco nem Keller querem rs.

Vamos lá Chico!

Responsabilidade Penal Dos Envolvidos:
*Crimes conjuntos: Todos (Caio Ticio e Mévio) responderão por: Posse e porte ilegal de armas e roubo.
*Crimes individuais: Mévio responderá por homicidio do gerente na forma de dolo eventual.

OBS.

*Eles não responderão por formação de quadrilha visto que no enunciado da questão  diz "Decidem assaltar uma agência" e para que seja configurado como formação de quadrilha os sujeitos tem que dedicar sua vida ao crime ou seja, se juntar com intenção de praticar vários e não apenas um crime.
*Ticio não responderá pelo homicidio do gerente pois sua embriaguez>involuntaria>provocada o deixou absoluutamente imputável, não respondendo ele assim por nada (Exceto os crimes que ele já havia praticado no seu estado de lucidez o roubo e os crimes acessórios)
*Não será crime de latrocinio pois eles assaltaram o banco (a instituição) e não o gerente que foi morto, ou seja foram dois crimes distintos.
*Uma dica, não enrolle em conceitos quando Keller pedir a responsabilidade penal dos envolvidos, pois como ele mesmo disse, não precisa dizer o que ele já sabe, apenas aponte a responsabilidade penal dos envolvidos, não precisa escrever um texto, ele até tira ponto de quem "Fala demais".

E é isso ai amigão, fácil demais essa prova da I Unidade, é pra brocar viu? Qualquer duvida manda no bp do face!

9
Dislike5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais