Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Qual multiculturalismo que prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência? Assinale a alternativa CORRETA:
A) Multiculturalismo pluralista.
B) Multiculturalismo liberal.
C) Multiculturalismo conservador.
D) Multiculturalismo crítico ou revolucionário.
User badge image
Pedagogiando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao conceito de multiculturalismo que prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência. A) Multiculturalismo pluralista - Foca na diversidade e na coexistência pacífica de diferentes culturas, sem necessariamente abordar as hierarquias de opressão. B) Multiculturalismo liberal - Geralmente enfatiza a igualdade de direitos e a inclusão, mas não necessariamente aborda as hierarquias de opressão de forma crítica. C) Multiculturalismo conservador - Tende a preservar tradições e valores de uma cultura dominante, não priorizando a análise das opressões. D) Multiculturalismo crítico ou revolucionário - Este tipo de multiculturalismo analisa criticamente as relações de poder, privilégio e opressão, além de apoiar movimentos de resistência. Diante dessa análise, a alternativa correta é: D) Multiculturalismo crítico ou revolucionário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

4. A complexidade que envolve cultura e educação vem sendo debatida quando se afirma que a cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. A cultura é uma produção. Tem sua matéria-prima, seus recursos e seu “trabalho produtivo”. Depende de um conhecimento da tradição enquanto “o mesmo em mutação” e de um conjunto efetivo de genealogias. Contudo, o que esse “desvio através de seus passados” faz é nos capacitar, através da cultura, a nos produzir a nós mesmos de novo, como novos tipos de sujeitos. Portanto, não é uma questão do que as tradições fazem de nós, mas daquilo que nós fazemos de nossas tradições. Paradoxalmente, nossas identidades culturais, em qualquer forma acabada, estão a nossa frente. A cultura não é uma questão de ontologia, de ser, mas de se tornar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Podemos dizer que a diversidade cultural no contexto escolar deve ser compreendida pelo mesmo viés, vinculado a tradições, porém, em processo de transformação na ação coletiva. Isto é, o aprendiz deve ser respeitado pela bagagem cultural que traz, mas no contato com o outro haverá novas formas de entender o mundo, criando laços culturais e ampliando significados de vida. ( ) Quando Habermas discute que ninguém pode edificar a sua própria identidade independentemente das identificações que os outros fazem dele, nos reforça que somos construídos por uma coletividade, e com isso devemos cuidar para que essa coletividade não sufoque ou discrimine um específico indivíduo. ( ) É isso que acontece quando entra em um grupo “homogêneo” alguém com características – sejam elas físicas ou culturais – diferentes. No caso de ser em ambiente escolar, deve o educador saber lidar com essa situação, não permitindo que rótulos ou discriminações façam parte de um grupo em formação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V.
B) F - F - V.
C) V - F - F.
D) F - V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina