Logo Passei Direto
Buscar
As políticas públicas são ações, programas e projetos executados pelo governo. Existem várias fases - que compõem um ciclo - desde a percepção de um problema até a implementação de uma política pública. Este ciclo é formado por várias etapas que seguem, respectivamente, uma ordem. Sobre este ciclo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Planejamento, definição de objetivos, formulação de alternativas e solução.
b) Participação, planejamento, controle e gerenciamento.
c) Avaliação, planejamento, implementação, solução e extinção.
d) Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção.
User badge image
PublicoGestor

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para entender o ciclo das políticas públicas, é importante conhecer as etapas que o compõem. O ciclo geralmente inclui a identificação de um problema, a formação da agenda, a formulação de alternativas, a tomada de decisão, a implementação, a avaliação e, por fim, a extinção ou revisão da política. Analisando as alternativas: a) Planejamento, definição de objetivos, formulação de alternativas e solução - Esta opção não abrange todas as etapas do ciclo de políticas públicas. b) Participação, planejamento, controle e gerenciamento - Embora importantes, essas etapas não refletem o ciclo completo das políticas públicas. c) Avaliação, planejamento, implementação, solução e extinção - Esta opção também não apresenta a sequência correta e completa das etapas. d) Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção - Esta opção apresenta todas as etapas corretas e na ordem adequada. Portanto, a alternativa correta é: d) Identificação do problema, formação da agenda, formulação de alternativas, tomada de decisão, implementação, avaliação e extinção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na medida em que a gestão das políticas públicas vai se profissionalizando, a preocupação não só com seus resultados e seu alcance, mas com sua avaliação, se torna uma preocupação crescente. O levantamento dessa informação permite identificar pontos a serem implementados, abandonados ou enfatizados, através de seus impactos no bem-estar generalizado. Sobre os critérios e as formas de avaliações existentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Levantamentos sobre informações dos diversos assuntos relacionados, formas de alocação dos recursos para a realização das políticas e o alcance de sua legitimação, representariam focos de analise avaliativa.
( ) Os critérios seriam a avaliação de eficiência dos instrumentos, a avaliação de eficácia entre objetivos e resultados e a avaliação da efetividade dos impactos na qualidade de vida das comunidades.
( ) O levantamento da sustentabilidade das ações, mesmo após a realização governamental efetiva, seriam critérios de planejamento, mas não de avaliação.
a) F - V - F.
b) V - V - F.
c) V - F - F.
d) V - F - V.

O acompanhamento é uma atividade gerencial interna da administração pública, realizada durante o período de execução e operação das políticas. No entanto, a avaliação pode ser iniciada anteriormente e continuar durante a implementação, inclusive após um certo período de tempo, quando ainda permanecem seus impactos.
Sobre o alcance dessa gerência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Abrange todos os processos não complementares (entretanto, a avaliação vai mais além, justamente porque essa atividade necessita de informações levantadas na etapa de monitoramento).
( ) O monitoramento ou acompanhamento permite ajustar dados e instrumentos, visivelmente detectados como imprescindíveis para reduzir os riscos de ineficiência do programa ou política.
( ) Todos os processos são subjetivos, isto é, a percepção de ajustes se dá a partir das preferências da população, que variam com o tempo e não necessitam de instrumentos de gestão.
a) V - F - F.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) V - V - F.

O processo entre formulação e implementação das políticas é uma atividade identificada como multiplexo, ou seja, ocorre em diferentes níveis, nos quais cada um desses níveis representa também um espaço potencial para adequar o próprio processo à disponibilidade de recursos e demandas.
Marque a alternativa CORRETA que apresenta os processos sequenciais de adaptação das políticas públicas:
a) Quando as rotinas são colocadas em práticas, quando as rotinas são coordenadas e reavaliadas pelos implementadores e quando as regras são implementadas e testadas novamente.
b) Quando as regras são transformadas em rotinas, quando as rotinas são coordenadas e passadas para os implementadores e quando as rotinas são colocadas em prática.
c) Quando as regras são reavaliadas e implementadas, quando as regras são transformadas em rotinas e quando as rotinas são colocadas em prática.
d) Quando as regras são transformadas em rotinas, e quando as rotinas são coordenadas e passadas para os implementadores.

Na execução das políticas públicas, existem dois modelos de implementação: o de cima para baixo e o de baixo para cima. O modelo de cima para baixo é caracterizado pela atuação de burocratas e políticos na execução da política pública. Já o modelo de baixo para cima é caracterizado por um modelo descentralizado que permite a participação da sociedade durante a implementação e execução da política pública.
Sobre esses modelos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O modelo bottom up corresponde a um modelo que privilegia a atuação dos políticos na execução da política pública e na tomada de decisão. ( ) É chamado de top down o modelo de implementação "de cima para baixo". Neste modelo, os políticos são os tomadores de decisão. ( ) O modelo top down leva em consideração a participação popular no processo de tomada de decisão. ( ) O modelo bottom up é "de baixo para cima", considerando assim a participação popular nas tomadas de decisão.
A V - F - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - F.
D V - V - F - V.

O objetivo central dos métodos de avaliação é preencher lacunas geradas durante e após a execução das políticas. Buscam-se respostas relacionadas ao alcance e aos impactos de projetos e programas. Logo, visa contribuir para ampliar e aperfeiçoar o alcance das políticas públicas.
Sobre os métodos e técnicas de avaliação existentes, analise as seguintes sentenças:
I- A avaliação global antecederia a formulação da política pública, isto é, seus programas e projetos. Assim, converte-se no momento em que se sonda os possíveis critérios para uma tomada de decisão.
II- A avaliação processual acontece durante o período de implementação, ou seja, no momento de desenvolvimento das ações.
III- A avaliação de efetividade verifica, anteriormente à aplicação da política, se existe legitimidade nos órgãos responsáveis por aplicar os programas sociais.
IV- A avaliação precedente consiste na análise do processo final das políticas, isto é, após suas fases anteriores reconhecidas como processual e global, finalmente é possível fazer conjecturas.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

Com o processo de avaliação das políticas públicas busca-se alcançar metas de melhoria do processo de tomada de decisão, a alocação apropriada de recursos e a coordenação da responsabilidade para cada umas das partes, no caso, sociedade civil e Estado.
Diante disso, o desenvolvimento de métodos de avaliação ao longo da história de sua evolução foi decisivo e contemplou funções básicas. Sobre essas funções, analise as sentenças a seguir:
I- A informação foi uma das funções predominantes nos anos 60, quando esse critério era determinante para saciar dúvidas relacionadas às razões e efeitos das políticas públicas nas sociedades.
II- A informação foi uma das funções predominantes nos anos 80, quando a preocupação com o alcance e eficácia das políticas públicas era o tema prioritário nas discussões.
III- A alocação foi uma das funções iniciadas na década de 80, quando se buscou a alocação ou dotação orçamentária mais racional, ou seja, buscando análises sob a lógica do custo benefício dos programas e políticas.
IV- A legitimação foi uma das funções presentes na década de 70, quando só então passa-se a questionar quais agentes de políticas públicas poderiam participar do processo de elaboração das políticas.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) Somente a sentença II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina