Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
No exercício da fiscalização em determinado órgão da União, o TCU constatou que houve inexecução física de uma determinada meta, em contraposição à execução financeira total. As possíveis causas dessa falha são, exceto:
a. Falha de planejamento, se a meta foi estabelecida erroneamente.
b. Falha de execução do orçamento, se os recursos foram aplicados em finalidade distinta.
c. Falha na contabilidade, se os recursos foram contabilizados como aplicados, sendo que na verdade ainda estão disponíveis.
d. Falha de execução do orçamento, se os recursos foram aplicados no objeto correto, mas com ineficiência.
e. Falha de planejamento, se houve ocorrência de fatos imprevisíveis que forçaram a mudança do orçamento.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar cada uma das alternativas e identificar qual delas não se encaixa como uma causa da inexecução física de uma meta, considerando que a execução financeira foi total. a) Falha de planejamento, se a meta foi estabelecida erroneamente. - Esta é uma causa válida, pois um planejamento inadequado pode levar à inexecução. b) Falha de execução do orçamento, se os recursos foram aplicados em finalidade distinta. - Também é uma causa válida, pois se os recursos não foram utilizados para a meta prevista, isso pode resultar em inexecução. c) Falha na contabilidade, se os recursos foram contabilizados como aplicados, sendo que na verdade ainda estão disponíveis. - Esta alternativa é uma causa válida, pois a contabilidade errada pode levar a uma falsa impressão de que a meta foi cumprida. d) Falha de execução do orçamento, se os recursos foram aplicados no objeto correto, mas com ineficiência. - Esta alternativa é uma causa válida, pois mesmo que os recursos sejam aplicados corretamente, a ineficiência pode resultar em inexecução. e) Falha de planejamento, se houve ocorrência de fatos imprevisíveis que forçaram a mudança do orçamento. - Esta alternativa não é uma causa direta de inexecução, pois eventos imprevisíveis podem ser considerados como fatores externos que não necessariamente indicam uma falha de planejamento. Portanto, a alternativa que apresenta uma causa que não se encaixa como uma falha que leva à inexecução física da meta é: e) Falha de planejamento, se houve ocorrência de fatos imprevisíveis que forçaram a mudança do orçamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Abaixo estão alguns deveres, garantias e prerrogativas que a Lei 10.180/2001 estabeleceu para o bom funcionamento dos sistemas do ciclo de gestão. Qual não é verdadeira?
a. Nenhum processo, documento ou informação poderá ser sonegado aos servidores dos Sistemas de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no exercício das atribuições inerentes às atividades de registros contábeis, de auditoria, fiscalização e avaliação de gestão.
b. O agente público que, por ação ou omissão, causar embaraço, constrangimento ou obstáculo à atuação dos Sistemas de Contabilidade Federal e de Controle Interno, no desempenho de suas funções institucionais, ficará sujeito à pena de responsabilidade administrativa, civil e pena.
c. Aos dirigentes dos órgãos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e dos órgãos do Sistema de Contabilidade Federal, no exercício de suas atribuições, é facultado impugnar, mediante representação ao responsável, quaisquer atos de gestão realizados sem a devida fundamentação legal.
d. O servidor deverá guardar sigilo sobre dados e informações a que tiver acesso em decorrência do exercício de suas funções, quando sobre eles recair alguma hipótese legal de restrição de acesso, utilizando-os, exclusivamente, para a elaboração de pareceres e relatórios destinados à autoridade competente, sob pena de responsabilidade administrativa, civil e penal.
e. Os integrantes da carreira de Finanças e Controle observarão código de ética profissional específico aprovado pelo Presidente da República.

Das competências abaixo, apenas uma não é referente ao Sistema de Controle Interno. Qual?
a. Elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República
b. Realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais
c. Realizar auditoria sobre a gestão dos recursos públicos federais
d. Apurar os atos ou fatos inquinados (qualificados) de ilegais ou irregulares, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais
e. realizar tomadas de contas dos ordenadores de despesa e demais responsáveis por bens e valores públicos e de todo aquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade que resulte dano ao erário. Essa competência é do Sistema de Contabilidade

São finalidades do Sistema de Controle Interno, exceto:
a. Apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional
b. Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal
c. Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual
d. Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União
e. Elaborar os balanços gerais da União Elaborar os balanços gerais da União é competência das unidades que integram o Sistema de Contabilidade Federal.

Marque a opção que não se enquadra como competência do órgão central do Sistema de Pessoal:
a. Exercer atividades de auditoria de pessoal, operacional e sistêmica A competência de exercer atividades de auditoria de pessoal estava presente no antigo Decreto 7.675/2012. Todavia, o Decreto 8.818/2016, que estabelece atualmente as competências do órgão central do Sistema de Pessoal, não traz esse dispositivo.
b. Avaliar os impactos de medidas e programas sobre as relações de trabalho no setor público
c. Monitorar a qualidade da folha de pagamentos
d. Coordenar e monitorar a elaboração das folhas de pagamento
e. Formular políticas e diretrizes para o aperfeiçoamento contínuo dos processos de gestão na APF, compreendendo gestão de pessoas

O que não se enquadra como conteúdo da lei orçamentária anual:
a. O orçamento fiscal dos fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
b. Metas e prioridades da Administração Pública Federal. Segundo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias é que versará sobre as metas e prioridades da Administração Pública Federal.
c. O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
d. O orçamento da seguridade social.
e. Previsão de receita e fixação de despesas.

Mais conteúdos dessa disciplina