Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos para a Educação especial sobre os primeiros espaços criados nos séculos 18 e 19 especificamente para a educação de pessoas com deficiência na Europa e países colonizados, leia as afirmativas: I. As instituições reconheciam o potencial das pessoas com deficiência e os preparavam para a vida em sociedade de uma forma igualitária. II. As instituições funcionavam como asilos, alimentando e abrigando os internos. III. As instituições como escola ofereciam instrução básica na leitura, escrita e cálculos. IV. As instituições eram oficinas de produção, pois as pessoas com deficiência constituíam mão de obra barata. Estão corretas apenas as afirmativas:
A I, III e IV.
B I, II e III.
C II, III e IV.
D I e IV.
E I e II.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. As instituições reconheciam o potencial das pessoas com deficiência e os preparavam para a vida em sociedade de uma forma igualitária. Falso, historicamente, muitas instituições não reconheciam o potencial das pessoas com deficiência e muitas vezes tratavam-nas de forma segregada e desigual. II. As instituições funcionavam como asilos, alimentando e abrigando os internos. Verdadeiro, muitas instituições realmente funcionavam como asilos, oferecendo abrigo e alimentação, mas não necessariamente educação ou inclusão. III. As instituições como escola ofereciam instrução básica na leitura, escrita e cálculos. Verdadeiro, algumas instituições ofereciam instrução básica, embora isso não fosse uma prática universal. IV. As instituições eram oficinas de produção, pois as pessoas com deficiência constituíam mão de obra barata. Verdadeiro, muitas instituições utilizavam as pessoas com deficiência como mão de obra barata em oficinas de produção. Com base na análise, as afirmativas II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento a seguir: “Em síntese, a promoção do aluno para um ambiente menos restritivo, se considerada a classe regular como o nível mais satisfatório do processo, era dependente do aluno com deficiência, sendo a criança a responsável solitária por seus êxitos e fracassos na tentativa de ocupar um lugar junto aos seus pares normais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC; Seesp, 2002.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sob o critério de intervenção pedagógica reafirmados nas teses de Carvalho e Montoan, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.( ) O que determinaria a escolha do ambiente para a escolarização do aluno seriam suas condições individuais.
II.( ) O fonoaudiólogo se tornava um aplicador de exercícios de respiração e outras práticas de reabilitação.
III.( ) A criança surda era exposta a um treinamento intensivo de produção de fonemas.
IV.( ) O serviço educacional prestado tem como foco a limitação gerada pela deficiência.
A F – F – V – V
B V – F – F – V
C V – F – V – F
D V – F – V – V
E F – V – V – V

Leia o fragmento a seguir: “A equidade assegura que nenhuma manifestação de dificuldades seja impedimento à aprendizagem do aluno, respeitando sempre diferenças individuais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.
O foco do processo da inclusão para garantir que pessoas com deficiência e outros grupos marginalizados sintam-se totalmente integrados reside em:
A ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela família.
B ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola especial.
C ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela escola regular.
D ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pelos profissionais da educação.
E ações receptivas e acolhedoras a serem desenvolvidas pela sociedade.

Leia o fragmento a seguir: “A escola como instrumento privilegiado na mediação da integração social de alunos com deficiência, ao crer que a educação especial teria a possibilidade de capacitar alunos especiais para o convívio social; evidenciou-se um otimismo pedagógico equivocado e um reducionismo da problemática da deficiência à instituição escolar”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, J. R. Educação especial, inclusão e política educacional. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para Educação Especial, para que ocorram mudanças significativas na educação, também precisam haver transformações na sociedade em todas as suas relações, pois...
A as mudanças possíveis limitam-se a implantar detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
B as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo isoladas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
C as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da escola como um todo.
D as mudanças possíveis limitam-se a estabelecer detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.
E as mudanças possíveis limitam-se a corrigir detalhes defeituosos da ordem social dominante, mantendo intactas as determinações estruturais fundamentais da sociedade como um todo.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Como modalidade de educação escolar, cabe à educação especial assegurar: a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos no que se refere às atividades acadêmicas, ao trabalho e à inserção na vida social; o reconhecimento, assim como a valorização das especificidades, potencialidades e necessidades educacionais especiais dos alunos no processo de ensino e aprendizagem; e o desenvolvimento pleno do aluno”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar : história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 116.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial sobre os materiais que compõem as salas de recursos multifuncionais tipo I e II, leia as sentenças a seguir que apresentam os recursos que elas possuem e assinale V para as afirmativas que os apresentam de modo verdadeiro e F para as sentenças que os apresentam de modo falso:
I. ( ) Fones de ouvidos e microfones; scanner; impressora a laser
II. ( ) Teclado com colmeia; acionador de pressão; dominó
III. ( ) Esquema corporal; memória de numerais; mesa redonda
IV. ( ) Soroban; reglete de mesa; software de programas musicais
A V – F – F – F
B V – V – V – F
C F – V – V – V
D F – V – V – F
E V – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “O período da história da educação especial no Brasil conhecido como período de institucionalização foi caracterizado [...] 'pela retirada das pessoas com deficiência de suas comunidades de origem e pela manutenção delas em instituições residenciais segregadas ou escolas especiais, frequentemente situadas em localidades distantes de suas famílias’”.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. Contém eufemismos que escondem a situação real de deficiência, ou seja, ao não tratar diretamente da deficiência a terminologia acaba encobrindo-a.
II. Ampliação desmedida do universo de alunos a ser atendidos pela educação especial, descaracterizando o caráter e a função dessa modalidade educacional.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E I e IV

Leia o fragmento de texto: 'O currículo para uma escola inclusiva, entretanto, não se resume apenas a adaptações feitas para acomodar os alunos com deficiências ou demais necessidades especiais. A escola inclusiva demanda uma nova forma de concepção curricular'. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Adaptações curriculares na educação inclusiva. Portal Educação.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro base Fundamentos para a Educação especial, adaptações curriculares são:
A adaptações obrigatórias, no sentido de mudar o currículo e adaptá-lo a todos os alunos inclusos da escola;
B adaptações físicas na escola, no sentido de dar acessibilidades aos alunos inclusos.
C aplicações de exercícios e provas para alunos com dificuldade de aprendizagem;
D respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre eles os que apresentam necessidades educacionais especiais.
E adaptações exclusivas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e defasagem nas avaliações escolares.

Leia o fragmento a seguir: “É preciso destacar que esse movimento que retirava da sociedade os indivíduos que não se ajustavam às condições impostas pelo novo mundo do comércio e da produção, estendeu-se também a uma outra categoria de homens – a dos loucos, incapazes, idiotas e deficientes mentais – categoria que, vivendo até então diluída no fundo comum da sociedade feudal, passa a ser particularizada como uma carga e uma ameaça, pois, por não poderem trabalhar em virtude de deficiências e incapacidades naturais, tais indivíduos retiravam da riqueza seus verdadeiros usos: o trabalho, a terra, o capital”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUHUR, M. de L. P. A representação da deficiência mental numa perspectiva histórica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 1, n. 2, p. 75-84, 1994.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, centenas de instituições com caráter assistencial e filantrópico se proliferam, sobretudo na América, nas quais o foco seria o aproveitamento de seres desviantes para o treinamento industrial. Analise as alternativas e assinale a opção correta que demonstra como funcionavam essas instituições.
I. Funcionavam como asilos.
II. Funcionavam como escolas.
III. Funcionavam como fábricas.
IV. Funcionavam como oficinas de produção.
A I, II e III apenas.
B I, II e IV apenas.
C I e III apenas.
D III e IV apenas.
E I e II apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina