Logo Passei Direto
Buscar
Considere o uso adequado das palavras mal/mau: I. ____ pude abraçá-la em meio à multidão. II. Não é um homem confiável, tem ____ caráter. III. Eram pessoas ____ encaradas e nos assustavam. IV. ____ começamos a reunião, o diretor começou a passar_____. V. Reclamar de tudo é bastante ____ para o convívio com outras pessoas. Complete as colunas e assinale a sequência correta e respectivamente:
(A) Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
(B) Mau, mau, mau, mal, mal, mau.
(C) Mal, mau, mal, mal, mal, mau.
(D) Mal, mau, mal, mal, mau, mal.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada frase e o uso correto de "mal" e "mau": I. ____ pude abraçá-la em meio à multidão. (Aqui, o correto é "mal", pois se refere a uma condição negativa de não poder abraçar.) II. Não é um homem confiável, tem ____ caráter. (Aqui, o correto é "mau", pois se refere a um caráter ruim.) III. Eram pessoas ____ encaradas e nos assustavam. (Aqui, o correto é "mal", pois se refere a uma condição negativa de serem encaradas.) IV. ____ começamos a reunião, o diretor começou a passar_____. (Aqui, o correto é "mal", pois se refere a uma condição negativa de começar a reunião.) V. Reclamar de tudo é bastante ____ para o convívio com outras pessoas. (Aqui, o correto é "mau", pois se refere a algo que é ruim para o convívio.) Agora, vamos montar a sequência correta: I - mal II - mau III - mal IV - mal V - mau Portanto, a sequência correta é: (C) Mal, mau, mal, mal, mau.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os termos destacados, são classificados correta e respectivamente, sintaticamente, como: “Um lenço e uma penca de documentos Pra finalmente eu me identificar, olha aí...”
Os termos destacados, são classificados correta e respectivamente, sintaticamente, como:
(A) Advérbio de negação, objeto indireto, advérbio de lugar.
(B) Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
(C) Advérbio de finalidade, objeto indireto, advérbio de lugar.
(D) Advérbio de modo, objeto direto, advérbio de tempo.

As palavras destacadas são classificadas quanto à formação de palavras como: “E na sua meninice ele um dia me disse Chega no morro com o carregamento Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador”
As palavras destacadas são classificadas quanto à formação de palavras como:
(A) Compostas pelo processo de derivação sufixal.
(B) Compostas pelo processo de derivação prefixal.
(C) Compostas pelo processo de derivação parassintética.
(D) Compostas pelo processo de derivação imprópria.

Indique em qual o uso do “porquê” está correto.
Indique em qual o uso do “porquê” está correto.
(A) Porque todos estão tão calados?
(B) Voltei porque sinto saudades daqui.
(C) Quero que me digam o porque dessa discussão.
(D) Só eu sei as dores porque passei.

A classificação gramatical das palavras destacadas na frase: “Chega suado e veloz do batente.”
A classificação gramatical das palavras destacadas na frase: “Chega suado e veloz do batente.” está correta, respectivamente, em:
(A) Verbo, adjetivo, preposição, substantivo.
(B) Verbo, adjetivo, conjunção, substantivo.
(C) Verbo, adjetivo, artigo, adjetivo.
(D) Verbo, substantivo, conjunção, substantivo.

Quanto à concordância verbal, assinale a correta:
Quanto à concordância verbal, assinale a correta:
(A) Haviam muitas dúvidas a serem esclarecidas.
(B) Bateu três horas, no relógio da matriz.
(C) O relógio bateu cinco horas.
(D) Jonas ou Juca serão o presidente do grêmio.

O sujeito da oração abaixo é classificado como: “Tanto os cientistas quanto os religiosos estão temerosos”
O sujeito da oração abaixo é classificado como:
(A) Simples.
(B) Oculto.
(C) Indeterminado.
(D) Composto.

Mais conteúdos dessa disciplina