Logo Passei Direto
Buscar
Há dois tipos de subalgoritmos que podem ser utilizados na pseudolinguagem portugol. Os subalgoritmos possibilitam ao desenvolvedor vários benefícios, entre os quais se destacam: o reaproveitamento do código já produzido em outros algoritmos, a facilidade de leitura do código gerado, entre outros. Acerca dos subalgoritmos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ao definir o nome de um subalgoritmo, este sempre deverá ser acompanhado de um par de parênteses. ( ) Em um subalgoritmo, podem ser declaradas variáveis e constantes, conforme são declaradas no algoritmo. ( ) Ao criar um subalgoritmo do tipo função, é importante definir o tipo de dados que o mesmo retornará. ( ) O desenvolvedor, ao criar uma rotina que verifique se o número do CPF é válido, retornando ao final um valor verdadeiro ou falso, pode fazer uso de um procedimento. ( ) As funções e procedimentos só serão executados se chamados pelo algoritmo principal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V - V.
B V - F - V - V - F.
C F - V - V - F - V.
D V - V - F - F - F.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre subalgoritmos na pseudolinguagem Portugol: ( ) Ao definir o nome de um subalgoritmo, este sempre deverá ser acompanhado de um par de parênteses. É verdadeira (V). Em Portugol, ao definir um subalgoritmo, o nome deve ser seguido por parênteses, mesmo que não haja parâmetros. ( ) Em um subalgoritmo, podem ser declaradas variáveis e constantes, conforme são declaradas no algoritmo. É verdadeira (V). Dentro de um subalgoritmo, é possível declarar variáveis e constantes, assim como no algoritmo principal. ( ) Ao criar um subalgoritmo do tipo função, é importante definir o tipo de dados que o mesmo retornará. É verdadeira (V). Funções em Portugol devem ter um tipo de retorno definido, que indica o tipo de dado que será retornado ao final da execução da função. ( ) O desenvolvedor, ao criar uma rotina que verifique se o número do CPF é válido, retornando ao final um valor verdadeiro ou falso, pode fazer uso de um procedimento. É falsa (F). Para retornar um valor (verdadeiro ou falso), o desenvolvedor deve usar uma função, não um procedimento, pois procedimentos não retornam valores. ( ) As funções e procedimentos só serão executados se chamados pelo algoritmo principal. É verdadeira (V). Tanto funções quanto procedimentos precisam ser invocados pelo algoritmo principal ou por outros subalgoritmos para serem executados. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. V 3. V 4. F 5. V Portanto, a sequência correta é: B) V - V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A sequência ou sucessão de Fibonacci, segundo à matemática, é a ordem de números inteiros que parte, geralmente, de 0 e 1 e que cada número subsequente representa a soma dos dois anteriores. No Proposta Leonardo Pisa, conhecido como Fibonacci, ele propôs a sequência numérica: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ...). Essa sequência tem uma lei de formação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao informar a posição 8, o valor final em (T) será 21.
II- Ao informar a posição 3, o valor final em (T) será 2.
III- No estrutura de repetição utilizada nesse algoritmo (PARA- FAÇA), não se sabe a quantidade de vezes que será executada.
IV- Se o valor da posição (lido por N) for 1 ou 2, o valor final em (T) será o mesmo.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Além da estrutura de seleção conhecida por Se-então, o desenvolvedor, em alguns casos mais simples, poderá fazer uso da estrutura Escolha-Caso, que possibilitará que o algoritmo tome caminhos diferentes baseado no valor de um identificador. Acerca da estrutura Escolha-Caso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Neste tipo de estrutura, é possível haver uma ou mais condições a serem testadas e um comando diferente associado a cada uma destas.
( ) O identificador poderá receber valores do tipo inteiro ou caractere.
( ) Se o valor informado pelo usuário não atender a nenhuma das condições estabelecidas na estrutura do Escolha-Caso, poderá executar um bloco de instruções no comando senão.
( ) Uma rotina desenvolvida na estrutura Escolha-Caso pode ser reescrita com a estrutura Se-então, sem prejuízo algum.
( ) A estrutura Escolha-Caso pode ser utilizada em qualquer situação em que houver a necessidade do algoritmo tomar caminhos diversos.
a) F - F - V - F - V.
b) F - V - F - F - V.
c) V - V - V - V - F.
d) V - F - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina