Logo Passei Direto
Buscar

Química

Outros
Nas práticas do laboratório virtual, um dos experimentos aborda o processo de separação por filtração simples que permite separar os componentes que compõem duas ou mais fases de uma mistura heterogênea. A filtração simples é uma operação trivial de separação de uma mistura heterogênea no laboratório. Nesta técnica, vidrarias específicas e outros acessórios de laboratório são utilizados para montar o aparato experimental, por exemplo, o funil simples de vidro, suporte universal e o suporte anel ou argola. Com base nos conceitos explanados no sumário teórico, roteiro e testes deste experimento, analise as sentenças a seguir e identifique as misturas formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples: I- Mistura de água e gasolina. II- Mistura de água e particulados sólidos. III- Mistura de ar atmosférico e poeira. Assinale a alternativa CORRETA:
A As misturas das sentenças I e II são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples.
B Todas as misturas são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples.
C Nenhuma das misturas é formada por componentes separáveis pelo processo de filtração simples.
D As misturas das sentenças II e III são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples.
User badge image
Aprendendo com Desafios

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das misturas mencionadas nas sentenças: I- Mistura de água e gasolina: Essa mistura é homogênea, pois a gasolina não se mistura com a água, mas não pode ser separada por filtração simples, já que a gasolina é um líquido que flutua sobre a água. Portanto, não é separável por filtração simples. II- Mistura de água e particulados sólidos: Essa mistura é heterogênea e pode ser separada por filtração simples, pois os sólidos podem ser retidos pelo filtro enquanto a água passa. III- Mistura de ar atmosférico e poeira: Essa mistura também é heterogênea, mas a poeira é composta por partículas muito pequenas que estão suspensas no ar. Embora a poeira possa ser filtrada, o ar em si não é um líquido, então a separação por filtração simples não é a técnica mais adequada. No entanto, a poeira pode ser removida do ar por métodos de filtração, mas não se encaixa perfeitamente na definição de filtração simples. Agora, vamos às alternativas: A) As misturas das sentenças I e II são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples. (Incorreta, pois a mistura I não é separável.) B) Todas as misturas são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples. (Incorreta, pois a mistura I não é separável.) C) Nenhuma das misturas é formada por componentes separáveis pelo processo de filtração simples. (Incorreta, pois a mistura II é separável.) D) As misturas das sentenças II e III são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples. (Correta, pois a mistura II é separável e a III pode ser considerada separável em um contexto mais amplo.) Portanto, a alternativa correta é: D) As misturas das sentenças II e III são formadas por componentes separáveis pelo processo de filtração simples.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A filtração é uma das técnicas de separação utilizadas no laboratório de química. A montagem padrão de um sistema de filtração utiliza alguns materiais, equipamentos e vidrarias específicos.
Com base na técnica de separação por filtração simples e a vácuo, analise as afirmativas a seguir: I- Alguns materiais utilizados na filtração a vácuo são: Kitassato, funil de Buchner e papel filtro. II- O papel filtro deve ser colocado sobre os orifícios do funil de Buchner para impedir a passagem do líquido. III- O vácuo parcial criado pela bomba ou trompa de vácuo ocorre devido a retirada de ar de dentro do Kitassato. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente a afirmativa III está correta.

Algarismos significativos devem ser avaliados nos valores numéricos de qualquer aferição feita no laboratório de química. A correta interpretação das regras do conjunto de algarismos significativos é essencial para um correto cálculo de parâmetros ou propriedades de substâncias. Com base na identificação de algarismos significativos de um valor numérico, avalie as asserções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Durante uma prática experimental no laboratório de química, utilizou-se uma régua de 30 cm de comprimento graduada na escala de milímetros para aferir o comprimento entre dois pontos. A distância entre estes dois pontos foi registrada em 9,65 cm. Neste caso, o valor numérico apresenta três algarismos significativos.
II- Tanto os algarismos corretos (obtidos com certeza de medição) quanto os algarismos duvidosos (obtidos por estimativa na medição) são considerados significativos.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
b) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

Para efetuar uma medição, é necessário que os instrumentos adequados sejam utilizados. Para medir comprimento, usamos uma trena ou régua. Para medir a massa, usamos uma balança. Para medir temperatura, usamos um termômetro. Como ilustra a imagem anexa, um objeto de madeira tem seu comprimento medido por uma régua simples. Com base neste contexto, avalie as asserções a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A extremidade direita do objeto de madeira está entre a marca de 4 cm e 5 cm. Portanto, o comprimento do objeto equivale exatamente a 4,5 cm.
II- A régua não possui graduação decimal na sua escala. Portanto, o valor decimal estimado é subjetivo e depende do ponto de vista de cada observador.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.
c) A asserção II é uma proposição falsa e a asserção I é uma proposição verdadeira.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Em um valor numérico obtido através de uma medição no laboratório (tal como a massa de um composto aferido na balança analítica), devemos identificar corretamente os algarismos significativos. Basicamente, algarismos significativos são todos os dígitos corretos de uma medida mais o último dígito, que é duvidoso. No caso da presença de zeros, algumas regras devem ser adotadas para identificação dos algarismos significativos.
Com base nessas regras, assinale a alternativa CORRETA:
a) Um número é um algarismo significativo se ele for diferente de 'zero'.
b) Se um 'zero' estiver entre dois algarismos significativos diferentes de zero (por exemplo, o valor 205 m), o 'zero' entre eles não será algarismo significativo.
c) O valor aferido 122,35 m possui três algarismos significativos.
d) O valor aferido 4,5 g possui apenas um algarismo significativo.

Os métodos titulométricos ou titulometria são procedimentos quantitativos que se baseiam na medição de quantidade de um reagente que possui concentração conhecida e é consumido pelo analito (substância sendo analisada) até que ocorra a completa reação que é indicada, por exemplo, através de mudança de cor da solução ou mudança no pH. Com base nos conceitos e técnicas de titulação, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA.
I- O ponto de viragem ou ponto de equivalência corresponde ao ponto onde a quantidade de titulante adicionada é maior do que a quantidade de analito.
II- Indicadores visuais, que causam alteração da cor da solução titulada quando ocorre o ponto de viragem, são utilizados na prática de titulação.
III- Para a realização do procedimento de titulação, utilizam-se vidrarias simples de laboratório, como Erlenmeyers, suportes universais e buretas.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Nas práticas do laboratório virtual, um dos experimentos aborda o processo de separação por filtração simples que permite separar os componentes que compõem duas ou mais fases de uma mistura heterogênea. As substâncias químicas podem ser classificadas como simples ou compostas. Substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento. Substâncias compostas são formadas por átomos de elementos diferentes. Uma forma muito comum de encontrar tais substâncias na natureza é sob a forma de misturas homogêneas e heterogêneas. Com base no sumário teórico deste experimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As misturas homogêneas são aquelas em que as fases de cada componente constituinte são distintas.
( ) As misturas são compostos formados pela adição de duas ou mais substâncias.
( ) As misturas heterogêneas são aquelas em que não é possível distinguir as fases de cada componente constituinte.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - V - F.

Nas práticas do laboratório virtual, um dos experimentos aborda o processo de separação por filtração simples que permite separar os componentes que compõem duas ou mais fases de uma mistura heterogênea.
Com base no sumário teórico deste experimento, qual é o elemento filtrante utilizado para separar a mistura heterogênea de sulfato de cobre (CuSO4) e dióxido de silício (SiO2)? Assinale a alternativa CORRETA:
a) Bastão de vidro.
b) Béquer.
c) Papel filtro.
d) Funil de vidro.

Mais conteúdos dessa disciplina