Logo Passei Direto
Buscar
Com relação ao DNA e ao RNA, é correto afirmar o seguinte:
a. Ambos são dupla fita em todos os seres vivos.
b. Ambos são constituídos de ribonucleotídeos.
c. Ambos são polímeros de nucleotídeos.
d. Ambos contêm a base U, uracila.
e. Ambos contêm a base T, timina.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao DNA e ao RNA: a) Ambos são dupla fita em todos os seres vivos. - Incorreto. O DNA é geralmente de dupla fita, mas o RNA é normalmente de fita simples. b) Ambos são constituídos de ribonucleotídeos. - Incorreto. O RNA é constituído de ribonucleotídeos, enquanto o DNA é constituído de desoxirribonucleotídeos. c) Ambos são polímeros de nucleotídeos. - Correto. Tanto o DNA quanto o RNA são polímeros formados por nucleotídeos. d) Ambos contêm a base U, uracila. - Incorreto. Apenas o RNA contém uracila; o DNA contém timina. e) Ambos contêm a base T, timina. - Incorreto. Apenas o DNA contém timina; o RNA não a possui. Portanto, a alternativa correta é: c) Ambos são polímeros de nucleotídeos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1958, Meselson e Stahl cultivaram bactérias ‘Escherichia coli’ por 14 gerações em meio de cultura, onde a única fonte de nitrogênio era o 15N (isótopo pesado). No desenho a seguir, a seta do Tubo 1 indica a posição (Ill) ocupada pelo DNA com 15N após ultracentrifugação em meio de cloreto de césio. Uma amostra de bactérias contendo DNA com 15N foi transferida para meio de cultura onde a única fonte de nitrogênio era o 14N (isótopo normal). Após cada geração, foram retiradas amostras de DNA e verificada(s) a(s) posição(ões) ocupada(s) por estas amostras em meio de cloreto de césio. A seta do Tubo 2 indica a posição (II) ocupada pelo DNA, após a primeira geração em meio com 14N.
Com relação aos dados apresentados, responda: a) Após a segunda geração em meio com 14N, o DNA extraído das bactérias irá ocupar qual(is) posição(ções) no Tubo 3?

O teste de paternidade usando o DNA tornou-se muito frequente hoje. No entanto, as pessoas têm muitas dúvidas a respeito desse tipo de exame. As frases a seguir constam numa lista de “mitos e verdades sobre o teste de DNA” encontrada na internet.
Justifique por que cada uma das frases constitui um “mito”.
I. “O exame de DNA só pode ser feito com sangue.”
II. “Sou primo da mãe e estou com medo do resultado ser positivo, mesmo que eu não seja o verdadeiro pai.”
III. “Ele já morreu e não deixou nenhum outro parente vivo. Nunca poderei provar que ele era o pai do meu filho.”

Em 1962, o prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi concedido aos cientistas Francis Crick, Maurice Wilkins (britânicos) e James Watson (norte-americano) por suas pesquisas que determinaram a estrutura molecular do DNA.
Sobre o DNA, são feitas as seguintes afirmativas: Estão corretas apenas as afirmativas
I. Possui estrutura em dupla hélice, encontrada no núcleo celular, e sua importância reside no fato de que ele carrega os genes.
II. No emparelhamento das fitas de DNA; se em uma fita tivermos a sequência de bases AATTTCG, na outra teremos TTAAAGC.
III. É formado por uma pentose denominada desoxiribose e pelas bases nitrogenadas adenina, timina, citosina, guanina e uracila.
IV. Em alguns vírus, são encontrados ácidos nucleicos do tipo DNA espalhados no citoplasma viral.
a) I e II.
b) I, II e III.
c) III e IV.
d) I, III e IV.

Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.
Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
a) A dupla-hélice original permanece intacta e uma nova dupla-hélice é formada.
b) Os dois filamentos da dupla-hélice original se separam e cada um serve como molde para uma nova fita.
c) Ambos os filamentos da dupla-hélice original se fragmentam e servem como moldes para síntese de novos fragmentos.
d) Um dos filamentos da dupla-hélice original serve de cópia para as duas fitas de DNA.
e) Os filamentos da dupla-hélice original permutam as suas fitas para servirem de cópias de DNA.

Leia o quadrinho a seguir. Considere o enunciado a seguir, referente ao significado da resposta de Mafalda, e as três propostas para completá-lo.
A expressão direção 5’ 3’ refere-se
1 – à ligação entre fosfato e açúcar no processo de replicação do DNA.
2 – à atividade da enzima RNA polimerase no processo de transcrição do RNA.
3 – à união entre os aminoácidos no processo de tradução das proteínas.
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c) Apenas 3.
d) Apenas 1 e 2.
e) 1,2 e 3.

A figura mostra cinco tipos de moléculas de grande importância para uma célula animal.
Analise o esquema, reflita sobre esse assunto e assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Uma das moléculas apresentadas pode fornecer informações para a produção de uma outra representada.
b) Uma das moléculas representadas no desenho não é normalmente encontrada no citoplasma celular.
c) Apenas duas das moléculas indicadas na figura podem ser quebradas e fornecer energia para as células.
d) Uma das moléculas representadas pode favorecer a captação do carboidrato indicado no esquema.

As células são unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos. As quatro macromolélulas envolvidas no metabolismo celular são carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
cujo exemplos são, respectivamente:
a) Lactose, ácido graxo, lactase e ácido ribonucléico.
b) Ribose, cerídeos, tripsina e RNA.
c) Glicose, glicerídeos, anticorpos e DNA.
d) Todos os itens anteriores.

O personagem Homem Aranha criado por Stan Lee e Steve Ditko na década de 60, encontra-se, junto com o Super Homem e o Batman entre os mais populares desenhos em quadrinhos.
Supondo que essas substâncias tenham a capacidade de atravessar a membrana plasmática da célula, qual das estruturas abaixo teria a capacidade de transformar permanentemente um ser vivo, de forma que o mesmo adquira características diferentes das herdadas do(s) progenitor(es):
a) proteína.
b) lipídeo.
c) ácido nucleico.
d) carboidrato.

Compartimentos e estruturas que contêm ácidos nucléicos, em uma célula eucariota, estão apresentados na seguinte alternativa:
a) mitocôndria - aparelho de Golgi - lisossomo
b) mitocôndria - retículo endoplásmico rugoso - cloroplasto
c) retículo endoplásmico liso - aparelho de Golgi - cloroplasto
d) retículo endoplásmico rugoso - retículo endoplásmico liso - lisossomo

Mais conteúdos dessa disciplina