Logo Passei Direto
Buscar

Estética

Outros
Os ritos são cerimônias com determinadas funções e podem ser propiciatórios, de passagem ou transição e de iniciação. Sobre os ritos propiciatórios podemos afirmar que…
a. Ritual realizado quando a criança nasce, a fim de purificar a mãe e o filho, tornando-o forte.
b. Prática dedicada aos jovens que atingem a fase da puberdade, ou seja, quando estão aptos à procriação.
c. Um complexo de rituais e é realizado por ocasião da passagem dos indivíduos de um estado social para outro.
d. Atividade socialmente aprovada, relativa ao casamento. Inclua sua promulgação e todas as festividades próprias do casamento.
e. Estão ligados à súplica e à benevolência dos seres espirituais.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre os ritos propiciatórios, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Ritual realizado quando a criança nasce, a fim de purificar a mãe e o filho, tornando-o forte. - Isso se refere mais a um rito de passagem do que a um rito propiciatório. b) Prática dedicada aos jovens que atingem a fase da puberdade, ou seja, quando estão aptos à procriação. - Isso se relaciona a ritos de iniciação, não a ritos propiciatórios. c) Um complexo de rituais e é realizado por ocasião da passagem dos indivíduos de um estado social para outro. - Isso descreve ritos de passagem, não ritos propiciatórios. d) Atividade socialmente aprovada, relativa ao casamento. Inclua sua promulgação e todas as festividades próprias do casamento. - Isso se refere a ritos de casamento, não a ritos propiciatórios. e) Estão ligados à súplica e à benevolência dos seres espirituais. - Esta opção se alinha diretamente com a definição de ritos propiciatórios, que são realizados para buscar a proteção ou favor de entidades espirituais. Portanto, a alternativa correta é: e) Estão ligados à súplica e à benevolência dos seres espirituais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ato, na verdade uma série de atos, está contido na comunicação ou na veneração dos seres sobrenaturais pode ser caracterizado como :
a. Remissão
b. Sucessão
c. Premissa
d. Culto
e. Misto de fenômenos

O culto pode variar em sua organização, em sua estrutura e na realização, no tempo e espaço. Em geral, cultuam-se espíritos antepassados. Dentro dos cultos podemos identificar objetos sagrados que fazem parte do ato; os objetos, por sua vez, podem ser adorados, venerados ou utilizados no processo ritual, compreendendo imagens, objetos rituais, máscaras etc.
Sendo assim, com se define os OBJETOS RITUAIS?
a. Consiste em ofertar alguma coisa aos seres sobrenaturais: fruto de colheitas, parte da caça, da pesca ou da coleta; objetos de valor (jóias, armas, utensílios), flores, comidas, bebidas, etc.
b. Incluem tanto as de cabeça quanto as de todo corpo, usadas como disfarce nos mais diversos rituais. Simbolizam autoridade, prestígio ou tem efeitos medicinais. Podem ser simples ou artisticamente ornamentadas, tomar diferentes formas e representar homens, animais ou seres sobrenaturais. Ex: dança do cervo (México), palhaços de Folia de Reis (Brasil).
c. Englobam tanto objetos de uso comum (armas, utensílios, roupas) utilizados nos cultos, quando especialmente confeccionados para determinados rituais (tambores, bastões, vasos, etc.). Ex: atabaques, colares, trajes de Umbanda, indumentárias, etc.
d. Invocação oral dirigida a seres sobrenaturais, feita pelos adeptos do culto, guiada ou não pelos oficiantes. Pode ser de louvação, petição, súplica, agradecimento ou propiciatória (para apaziguar a ira dos deuses).
e. São representações de uma divindade, um espírito, um deus, através da escultura, da pintura, do desenho, etc. Podem ser antropomórficas (forma humana), zoomórficas (forma animal), antropozoomórficas (forma humana e animal) ou amorfas, ou seja, sem forma determinada. Ex: deuses egípcios, orixás de Candomblé, ídolos de sociedades tribais, etc.

Mais conteúdos dessa disciplina