Logo Passei Direto
Buscar
Afirma que não existe uma teoria neutra, pois sempre há uma ideologia e uma relação de poder por trás dele. Essa teoria percebe o currículo como um campo que prega a liberdade, levando o aluno a uma educação dialógica. Essa descrição diz respeito a qual Teoria do Currículo?
a ) Teoria libertadora.
b ) Teoria crítica.
c ) Teoria pós-critica.
d ) Teoria reflexiva.
e ) Teoria pós-reflexiva.
User badge image
Didaticamente

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

A descrição apresentada fala sobre a ausência de uma teoria neutra, a presença de ideologia e relações de poder, além de mencionar a educação dialógica e a liberdade no currículo. Esses elementos são característicos da Teoria Crítica, que analisa como o currículo pode ser influenciado por contextos sociais e políticos, buscando promover uma educação que leve à conscientização e à transformação social. Vamos analisar as alternativas: a) Teoria libertadora - Embora tenha relação com a liberdade, não aborda diretamente a questão da ideologia e poder como a Teoria Crítica. b) Teoria crítica - Esta opção se encaixa perfeitamente na descrição, pois discute a relação entre currículo, ideologia e poder, promovendo uma educação dialógica. c) Teoria pós-crítica - Foca em aspectos que vão além da crítica, mas não se encaixa na descrição dada. d) Teoria reflexiva - Enfatiza a reflexão, mas não aborda diretamente a questão da ideologia e poder. e) Teoria pós-reflexiva - Também não se encaixa na descrição, pois não aborda a relação de poder e ideologia. Portanto, a alternativa correta é: b) Teoria crítica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A transversalidade no currículo escolar, de modo a inserir os temas contemporâneos transversais (TCTs), é possível por meio da utilização de metodologias que trabalhem com projetos ou problematização.
Sobre essas metodologias, marque a alternativa correta.
a )O professor é um crítico reflexivo e delimita os passos para a resolução dos problemas ou para a efetivação do projeto que deve ser realizado pelo aluno.
b )O aluno é participante ativo de todo o processo, realizando todos os passos planejados pelo professor, sem questionamentos.
c )O professor é um facilitador que define os passos para a execução do projeto ou para a resolução do problema, a fim de que o aluno não tenha que fazer isso.
d )O professor não é o centro do processo de ensino e aprendizagem, mas um mediador, e o aluno é um copartícipe desse processo.
e )O aluno é um executor do caminho escolhido pelo professor para a realização do projeto ou para a resolução dos problemas.

Mais conteúdos dessa disciplina