Logo Passei Direto
Buscar
Em seu Art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, define-se e delimita-se que, segundo BRASIL (2015, p. 17), conceitua-se a pessoa com deficiência como aquela que tem impedimento de “longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Sobre o Art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
A A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que sofre com as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm.
B A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que luta contra as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm.
C A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que não sofre com as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm.
D A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que vence as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm.
User badge image
EducaFit

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que diz o Art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A definição apresentada na lei enfatiza que a pessoa com deficiência enfrenta impedimentos que, em interação com barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade. Portanto, a ênfase está nas barreiras que dificultam essa participação. Agora, vamos analisar as alternativas: A) A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que sofre com as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm. - Esta alternativa está correta, pois reflete a ideia de que as barreiras impactam a participação. B) A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que luta contra as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm. - Embora a luta contra as barreiras seja uma realidade, a definição da lei não enfatiza essa luta, mas sim o impacto das barreiras. C) A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que não sofre com as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm. - Esta alternativa está incorreta, pois contradiz a definição da lei. D) A pessoa com deficiência é compreendida como aquela que vence as barreiras para que possa participar da sociedade, e seu impedimento não oportuniza a igualdade de condições que as pessoas sem deficiência têm. - Esta alternativa também está incorreta, pois a definição não fala sobre "vencer" barreiras, mas sim sobre a obstrução causada por elas. Portanto, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A justiça social esteve desde o início nas bases dos trabalhos da Organização Mundial de Saúde, mais especificamente na sua fundação em 1919. Em sua essência está o foco na igualdade de oportunidade para todos e de tratamento igualitário que é um princípio fundamental da justiça social.
Considerando os conceitos e características, classifique em V as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A história de inclusão está diretamente relacionada aos esforços das famílias das pessoas com deficiência que conquistaram os direitos através da busca pela inclusão em todos os setores sociais, tais como políticos, culturais e educacionais. ( ) Foi por meio da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que se universalizou o conceito de deficiência a partir de um enfoque social, que significa que a deficiência não está centrada na pessoa, mas na própria sociedade. ( ) A ONU cunhou o termo Pessoas com deficiência. Além do termo, ainda na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, abriu o conceito social e não somente individual, incluindo a pessoa com deficiência na sociedade. ( ) Ao participarmos como indivíduos de grupos diversos culturalmente, estamos no caminho de uma sociedade com equidade e justiça apoiada no respeito à diversidade, que incluem e que promove a redução das desigualdades somente entre os deficientes visuais.
A F - F - V - V.
B V - F - F – V.
C F - V - V - F.
D V - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina