Logo Passei Direto
Buscar

Comunicação Empresarial

Colégio Objetivo
O Art. 47 da Lei nº 4.320/64 estabelece a elaboração do quadro de cotas trimestrais da despesa. Sobre este assunto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. I - Após a promulgação da LOA, o Poder Executivo deverá aprovar o quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar. PORQUE II - O quadro de cotas trimestrais da despesa obriga as unidades orçamentárias a aplicarem os recursos públicos com maior racionalidade tendo em vista o limite dos recursos disponibilizados. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
User badge image
Estudando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as asserções: I - "Após a promulgação da LOA, o Poder Executivo deverá aprovar o quadro de cotas trimestrais da despesa que cada unidade orçamentária fica autorizada a utilizar." Esta afirmativa é verdadeira, pois o Art. 47 da Lei nº 4.320/64 realmente estabelece que o Poder Executivo deve aprovar o quadro de cotas trimestrais. II - "O quadro de cotas trimestrais da despesa obriga as unidades orçamentárias a aplicarem os recursos públicos com maior racionalidade tendo em vista o limite dos recursos disponibilizados." Esta afirmativa também é verdadeira, pois o quadro de cotas visa garantir uma gestão mais racional e controlada dos recursos públicos. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica o porquê da asserção I, já que a aprovação do quadro de cotas trimestrais está diretamente relacionada à necessidade de uma aplicação racional dos recursos. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A alternativa correta é: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (BRASIL, 2018, p. 28) descreve que “os Princípios Orçamentários visam estabelecer diretrizes norteadoras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público”.
Sobre os Princípios Orçamentários, analise as afirmacoes a seguir: I - O princípio da universalidade determina que exista apenas um orçamento para cada ente federativo, ou seja, para União, estados, Distrito Federal e municípios. II - O princípio da publicidade determina que sejam registradas todas as receitas previstas e despesas fixadas pelo seu valor bruto. III - O princípio da legalidade determina que cabe ao Poder Público fazer ou deixar de fazer somente aquilo que lei expressamente autorizar. IV - O princípio da exclusividade deixa claro que deverão ser incluídos no orçamento somente assuntos pertinentes à previsão da receita e à fixação da despesa. É correto o que se afirma em:
a. I, II, III e IV.
b. I e II apenas.
c. III e IV apenas.
d. I, II e III apenas.
e. II e III apenas.

O art. 37 da Constituição Federal de 1988 define que a Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Neste sentido, avalie as alternativas a seguir e assinale a alternativa que apresente um exemplo em que o gestor público atende ao princípio da eficiência.
a. O responsável pela secretaria da educação de uma pequena cidade autorizou a compra de material escolar para atender 200.000 alunos, contudo, a cidade possui 50.000 alunos matriculados.
b. O prefeito de uma pequena cidade decidiu terceirizar o serviço de limpeza das ruas, o que tornaria possível ampliar a área a ser atendida e geraria um gasto menor do que se o serviço fosse realizado por funcionários públicos.
c. O secretário de saúde efetuou a compra de uma grande quantidade de equipamentos hospitalares para aproveitar o preço do fornecedor, contudo, o hospital que receberá tais equipamentos ainda nem começou a ser construído.
d. O secretário de saúde, visando comprar medicamentos com preços mais baixo, solicitou a compra de 5.000 unidades de um medicamento mesmo sabendo que cerca de 3.000 unidades venceriam antes mesmo de serem utilizadas.
e. O prefeito de uma cidade autorizou a compra de 20 novos computadores para serem utilizados na prefeitura, contudo, existem 15 computadores em plenas condições de uso guardados do almoxarifado.

No que se refere às categorias de programação, o nível de meios corresponde às ações necessárias para alcançar o objetivo de um programa ou subprograma. Neste nível as ações são definidas através de projetos e de atividades. Sobre este assunto, relacione as colunas a seguir:
A sequência correta é:
(1) Projetos ( ) Serviço de coleta de lixo.
( ) Construção de um hospital.
(2) Atividades ( ) Compra de veículos para o transporte público.
( ) Manutenção da rede de esgoto.
a. 1, 2, 1, 2.
b. 2, 2, 1, 1.
c. 1, 1, 2, 2.
d. 2, 1, 1, 2.
e. 1, 2, 2, 1.

A Administração Pública Indireta compreende as seguintes categorias de entidades: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Sobre as categorias de entidades da Administração Pública Indireta e seu correto exemplo, relacione as colunas a seguir.
A sequência correta é:
(1) Autarquia ( ) IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(2) Fundação ( ) CESP – Cia. Energética de São Paulo
(3) Empresa Pública ( ) BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(4) Sociedade de Economia Mista ( ) CVM - Comissão de Valores Mobiliários
a. 2, 4, 3, 1.
b. 4, 1, 3, 2.
c. 3, 2, 4, 1.
d. 1, 4, 2, 3.
e. 2, 1, 3, 4.

Mais conteúdos dessa disciplina