Logo Passei Direto
Buscar

Contratos

Outros
Ao realizarem a promessa de compra e venda, as partes estão exercendo a ampla liberdade de contratar, que decorre dos princípios contratuais (autonomia da privada), dentro dos limites legais. A esse respeito e com base nas regras estabelecidas no material do apoio, avalie as afirmacoes a seguir. I – O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. II – A promessa de compra e venda gera uma obrigação de fazer, no entanto não comporta a execução específica, resolvendo-se o seu descumprimento em perdas e danos. III – Na promessa de compra e venda de imóveis, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro. IV – Em caso de desistência de celebração do contrato definitivo, a parte poderá pedir apenas a indenização pelos prejuízos sofridos. É correto apenas o que se afirma em:
A) III e IV.
B) I, II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I e III.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – O contrato preliminar, exceto quanto à forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. Verdadeiro, o contrato preliminar deve conter os elementos essenciais, exceto a forma, que pode ser diferente do contrato definitivo. II – A promessa de compra e venda gera uma obrigação de fazer, no entanto não comporta a execução específica, resolvendo-se o seu descumprimento em perdas e danos. Falso, a promessa de compra e venda pode sim comportar a execução específica, especialmente em contratos de imóveis, onde a execução específica é uma possibilidade. III – Na promessa de compra e venda de imóveis, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro. Verdadeiro, isso está correto, pois as partes não podem exigir o cumprimento da obrigação antes que a sua própria obrigação seja cumprida. IV – Em caso de desistência de celebração do contrato definitivo, a parte poderá pedir apenas a indenização pelos prejuízos sofridos. Falso, em caso de desistência, a parte pode ter direito a outras sanções, como a retenção de valores ou a aplicação de cláusulas penais, dependendo do que foi acordado. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: E) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A boa-fé deverá ser analisada nos contratos de forma objetiva tanto na fase preliminar (fase negocial), perpassando pela conclusão, quanto após a efetivação do contrato definitivo (boa-fé após a entrega das chaves no exercício das garantias do contrato), ou seja, até a fase pós-contratual. A esse respeito e com base nas regras estabelecidas no material do apoio, avalie as afirmações a seguir. I – O sigilo é um dever que as partes devem manter na realização do contrato preliminar, visto que, ao iniciarem as tratativas e celebrarem o contrato de compromisso de compra e venda, poderá ser necessário que as partes revelem ao outro contratante informações privilegiadas que, caso sejam reveladas, podem acarretar prejuízo para o contratante. PORQUE: II – As partes, ao iniciarem as tratativas negociais, depositam uma na outra uma confiança e, ao celebrarem o contrato preliminar, acabam por informar tudo o que consideram como relevante e que possa influenciar a outra parte na celebração do contrato. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Mais conteúdos dessa disciplina