Logo Passei Direto
Buscar
Podemos definir oferta como a quantidade de um bem ou serviço que uma certa firma tem o desejo de vender, medida por uma unidade de tempo. Sendo assim, obviamente que o preço desse determinado bem afetará a curva de oferta.
Desse modo, com base nas informações expostas e no conteúdo do material didático, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. A curva de oferta indica a interferência dos preços na quantidade de produtos que será ofertada pelas empresas.
II. Quanto maior for o preço, maior será a quantidade ofertada pelas firmas, é o que denota a lei da oferta.
III. O gráfico apresentado denota que mesmo os preços se mantendo iguais em P1, a quantidade a ser ofertada se deslocou de Q1 para Q2.
IV. Caso haja um aumento dos custos das matérias primas utilizadas na fabricação do bem, haverá um deslocamento da curva para a esquerda.
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmativa: I. A curva de oferta indica a interferência dos preços na quantidade de produtos que será ofertada pelas empresas. Verdadeiro, a curva de oferta realmente mostra como a quantidade ofertada varia em resposta a mudanças nos preços. II. Quanto maior for o preço, maior será a quantidade ofertada pelas firmas, é o que denota a lei da oferta. Verdadeiro, essa é uma afirmação correta e reflete a lei da oferta, que estabelece que, em geral, um aumento no preço leva a um aumento na quantidade ofertada. III. O gráfico apresentado denota que mesmo os preços se mantendo iguais em P1, a quantidade a ser ofertada se deslocou de Q1 para Q2. Falso, se os preços se mantêm iguais, a quantidade ofertada não deve se deslocar, a menos que haja um fator externo que cause essa mudança, como uma alteração nas condições de mercado. IV. Caso haja um aumento dos custos das matérias-primas utilizadas na fabricação do bem, haverá um deslocamento da curva para a esquerda. Verdadeiro, um aumento nos custos de produção geralmente resulta em uma diminuição da quantidade ofertada a cada preço, deslocando a curva de oferta para a esquerda. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I, II e IV. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A indústria nacional de cimento é, como em todos os países do mundo, devido a razões como intensidade de capital e alta escala de produção, um setor de oligopólio natural. O oligopólio é uma situação de concentração de mercado, na qual a produção é dividida por um pequeno número de empresas de grande porte.
O texto acima apresentado nos mostra o mercado de cimento como sendo uma estrutura de oligopólio. Dessa forma, com base na estrutura oligopolista, analise qual produto é considerado como oligopólio dentro do nosso país e assinale a alternativa correta.
a. Soja.
b. Automóveis.
c. Calçados.
d. Eletricidade.
e. Setor do vestuário.

Quando fez a observação acima sobre a natureza da ciência, Albert Einstein provavelmente estava se referindo à física, à química ou a outras ciências naturais. Entretanto, sua observação aplica-se também a ciências sociais, como a economia.
Dessa forma, quando pensamos em uma visão holística, isto é, abrangente, dentro da economia, automaticamente nos vem à mente o campo da macroeconomia. Portanto, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Uma vez que o objeto de estudo da macroeconomia tem seu enfoque no todo, sabemos que o setor público precisa regulamentar e implementar as políticas macroeconômicas. Sendo que buscam atingir certos objetivos como a estabilidade de preços, crescimento econômico, entre outros.
II. O crescimento econômico também faz parte dos objetivos das políticas macroeconômicas, assim como estabilidade da taxa de câmbio, maior nível de emprego e assegurar a saúde do sistema financeiro, são alguns exemplos.
III. A macroeconomia tem um enfoque na estabilidade de preços, cujo objetivo é manter o poder de compra da população, impedindo taxas elevadas de inflação, uma medida de controle utilizada são as metas de inflação.
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

O estado interfere na economia e sempre objetiva alcançar as metas macroeconômicas, e ele pode regulamentar a quantidade monetária para isso.
Considerando o exposto e os instrumentos empregados para injetar moeda na economia por meio dos bancos, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Aumentar a taxa de câmbio.
II. Reduzir a taxa de redesconto.
III. Reduzir o depósito compulsório.
IV. Aumentar o depósito compulsório.
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. II e III, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.

Ana Maria é a neta de dona Tereza e sempre toma café da tarde com sua avó, todos os dias sem falta. Sendo assim, dona Tereza como a avó que adorava mimar, sempre prepara um belo café da tarde e sempre compra pãozinho francês.
Com base no enunciado e no conteúdo do material didático, leia e analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Quando ocorre uma elevação no preço do pão francês, haverá um deslocamento da sua curva de demanda para a direita.
II. O consumo do pão francês será substituído pelo consumo de pão de forma, sendo assim, a curva de demanda deste último se deslocará para a direita.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A política monetária está relacionada à quantidade de moeda disponível, isto é, em circulação na economia, além de também estar associada ao crédito disponibilizado aos indivíduos e empresas e às taxas de juros.
Dessa forma, sobra estes instrumentos, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Um dos instrumentos utilizados pelo Banco Central são as operações de open market (mercado aberto), que são as operações em que o governo compra ou vende títulos públicos.
II. As reservas compulsórias seriam um percentual disponibilizado e depositado pelos bancos comerciais, esse percentual permanece retido no Banco Central.
III. A Taxa de Redesconto seria os empréstimos que o Banco Central concede aos bancos comerciais quando eles necessitam de moeda para suas transações.
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

O marketing tem o objetivo de criar um desejo de consumir determinado produto. De modo que é bastante utilizado para elevar a quantidade demandada dos bens e serviços, e isso desloca a curva de demanda para a direita.
Dessa forma, acerca dos aspectos que podem deslocar a curva de demanda, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. A renda é uma variável importante e alterações fazem com que a curva de demanda se desloque.
II. Qualquer variável que diminua a demanda por determinado item, deslocará a curva de demanda para a esquerda.
III. O clima é uma variável que pode deslocar a curva de demanda, pois no inverno, por exemplo, a demanda por picolés diminui e a demanda por casacos se eleva.
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. I e II, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

A conselheira do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) [...] defende que o Banco Central reprove a compra de parte das ações da XP Investimentos pelo Itaú Unibanco.
Sendo assim, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao oligopólio:
a. Inúmeras empresas atuantes.
b. Concorrência monopolística é equivalente.
c. A quantidade de empresas é pequena.
d. Se parece com a concorrência perfeita.
e. As empresas são monopolistas entre si.

O oligopólio se caracteriza pela existência de poucas empresas no mercado em que uma depende da outra e existe uma certa barreira à entrada de novas empresas.
A resposta correta é: A quantidade de empresas é pequena.

Mais conteúdos dessa disciplina