A maior rede de estudos do Brasil

Os EUA devem intervir no conflito Sírio?

Considerando que sim e levando em conta que o maior inimigo do governo Al-assad é a Al-qaeda, não seria uma atitude de controversia dos governo Estadunidense atacar o Estado?

Considerando que não, poderíamos afirmar que finalmente alcançamos à utopia de um governo mundial (UNSC. United Nations Security Council) onde as decisões são compartilhadas e guiadas por grandes potências?  


4 resposta(s)

User badge image

Thays Mara Lopéz

Há mais de um mês

O Unico lugar aonde os Estados Unidos deve intervir é dentro de sua propria fronteira, e passar a respeitar a autoridade dos outros Estados.

O Unico lugar aonde os Estados Unidos deve intervir é dentro de sua propria fronteira, e passar a respeitar a autoridade dos outros Estados.

User badge image

Gabriel Henrique

Há mais de um mês

Vamos lá, vou responder por partes, ok?

1- Por que os EUA devem intervir no conflito Sírio?

Se levarmos em conta o sentido de "liberdade" que é útopico, eu sei, os Eua invadirão para garantir a liberdade religiosa e livrar o povo sírio da opressão da ditadura.

Está seria a resposta bonitinha de um idealista, mas e se formos um pouco mais realistas?

2- Necessariamente quem quer intevir na Síria seria o Obama, que precisa de uma re-afirmação da hegemonia norte-americana no mundo, a algum tempo atrás Putin jogou com o Cenário Internacional, e Obama foi movido como uma peça, e isso ficou claro. Além do mais, após o "esfriamento" no conflito "Coreano", não lhe pareceu engraçado a migração de olhares de um conflito para o outro quase que instantaneamente? Ademais o governo de Assad é contra o imperialismo norte-americano, enquanto a oposição praticamente pede por auxilio internacional (Lembra aquele ataque quimico que quase causou uma intervenção Internacional? engraçado como seria extremamente favorável a oposição se acontecesse e o culpado fosse Assad...). Vou lembra-lhe também que o governo deles é diferente do nosso e que a "ditadura" como nós chamamos nada mais é que o termo que melhor encontramos para encaixar este tipo de governo em nosso vocabulario. Portanto acredito que a hegemonia americana está sendo abalada, os ultimos 3 meses foram "vergonhosos" para a história estadunidense e que nenhuma intervenção militar do ocidente no oriente deu certo. Nós falta entender muito ainda, antes de agir.

Espero que tenha ajudado :)

User badge image

Luanna Honório

Há mais de um mês

Estados Unidos involuntáriamente deixa claro seu interesse nas riquezas naturais destes territórios que estão em conflito. E mascara tudo isso como sendo atitudes diplomáticas. O governo de Obada visa seu bem negocialmente dito.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes