Logo Passei Direto
Buscar
Dos seguintes trechos de textos legais, assinale o que NÃO expressa um elemento da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

A) Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

B) Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

C) Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

D) A natureza de autarquia especial conferida à Agência é caracterizada por independência administrativa, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes e autonomia financeira.
User badge image
jonny romao

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para identificar qual trecho NÃO expressa um elemento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vamos analisar cada alternativa: A) "Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei." - Este é um princípio fundamental da Declaração, que trata do reconhecimento da personalidade jurídica. B) "Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei..." - Este trecho também reflete um dos princípios centrais da Declaração, que é a igualdade de todos perante a lei. C) "Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão..." - Este é outro direito humano fundamental garantido pela Declaração. D) "A natureza de autarquia especial conferida à Agência é caracterizada por independência administrativa..." - Este trecho fala sobre a estrutura administrativa de uma agência, não se relacionando com os direitos humanos. Portanto, a alternativa que NÃO expressa um elemento da Declaração Universal dos Direitos Humanos é: D).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Philippe Ariès (1981) foi um grande estudioso da infância e descreveu as crianças da Idade Média como “adultos em miniatura”, já que elas participavam de todas as atividades referentes ao mundo adulto com muita naturalidade e desenvoltura, pois não havia a ideia de infância e de uma educação específica para essa faixa etária, por isso, as crianças se vestiam como adultos e tinham hábitos de adultos. Em virtude dos princípios de grandes moralistas da época, a partir do século XVII apareceram algumas restrições em relação à educação das crianças, denotando a preocupação de preservar a moralidade infantil. Quais ações foram tomadas em relação ao reconhecimento da infância?
Assinale a alternativa correta:
I - Surge uma farta literatura moral e pedagógica, que tinha por finalidade auxiliar pais e professores a educar suas crianças.
II – As crianças eram criadas pelas amas de leite e não desenvolviam vínculos afetivos com seus pais.
III - Se antes as crianças não possuíam limites e eram mimadas e paparicadas em suas gracinhas, a partir do século XVII passou-se a exigir autocontrole, reservas nas maneiras, na linguagem, etiqueta e moralidade.
IV - Os pais não mantêm vigilância constante e disciplina rigorosa,continuando com os mimos e gracinhas.
V - Antes os brinquedos eram fabricados em casa e imitavam os objetos do mundo adulto. Com o reconhecimento da infância, surgem as miniaturas industrializadas.
A As afirmativas III e V estão corretas.
B As afirmativas I, II , III e V estão corretas.
C As afirmativas I, III e V estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.

Relacione as colunas, identificando os princípios relacionados com a educação em direitos humanos.
( ) O êxito do aprendizado é reforçado quando se cria um ambiente propício para seu desenvolvimento. A conexão entre o que se diz e o que se faz é parte importante neste ambiente.
( ) Como a EDH está estreitamente vinculada com a multiplicidade de situações do dia -a-dia, é importante que o educador resgate essas situações e momentos em que os direitos humanos estão em jogo.
( ) Os temas e conteúdos de direitos humanos fazem parte integral dos conteúdos e atividades do currículo e dos programas de estudo.
( ) O aprendizado em direitos humanos é obtido na medida em que é praticado uma e outra vez em circunstâncias diferentes e variadas.
( ) A pessoa se apodera do discurso recebido e o recria, ou seja, reelabora as várias mensagens e as traduz num discurso próprio, do qual toma plena consciência e que orienta as atuações da sua vida.
( ) Enfatizar a importância de que as pessoas analisem, grupalmente, a informação recebida sobre direitos humanos e deixem de ser meros receptores passivos e se tornem produtores de conhecimento.
A) b, c, d, a, f, e.
B) c, b, a, d, e, f.
C) c, d, a, b, f, e.
D) f, e, d, b, a, c.

Identifique com V (verdadeiro) ou F (falso) alguns ordenamentos legais que constituem as políticas de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências que se constituem em recursos nos quais a escola pode contar para lidar com as situações de conflito no seu cotidiano.
( ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB, (1996)
( ) Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior
( ) Programa Nacional de Direitos Humanos/ PNDH-3, (2009)
( ) Plano Nacional de Direitos Humanos / PNEDH ( 2009)
( ) Constituição Federal (1988)
A) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
B) Todas as afirmativas estão corretas.
C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Em nossa sociedade, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tem como função social formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo. Em relação à função social da escola é correto afirmar que :
I. a escola democrática precisa reconhecer e valorizar a diversidade, a pluralidade e o multiculturalismo, não perdendo de vista a sua principal finalidade, que é a formação e não a seleção.
II. a escola deve socializar o saber sistematizado, historicamente acumulado, como patrimônio universal da humanidade, fazendo com que esse saber seja criticamente apropriado pelos estudantes, contribuindo com a democratização da própria sociedade;
III. a escola não deve estar comprometida com os interesses da maioria socialmente excluída ou dos grupos sociais privados dos bens culturais e materiais produzidos pelo trabalho dessa mesma maioria.
IV. a gestão centralizada, a hierarquia legitimada e autoritária ainda é a melhor opção para lidar com os conflitos da escola.
V. possibilitar uma gestão participativa, através dos órgãos colegiados e manter os canais de diálogo, é um importante caminho de democratização, que tem como maior missão formar e não segregar.
A Todas as afirmativas estão corretas.
B As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
C As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e V estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina