Buscar

Farmacologia- Anestésicos Gerais - Anestésicos Inalatórios- HALOTANO

Alguém saberia me informar quais são os efeitos sistêmicos do Halotano? ( Anestésico Inalatório) ?F

💡 1 Resposta

User badge image

Cleiton Restine

Ação dilatadora sobre os vasos sanguíneos, mais evidentes na pele, pela presença das veias superficiais. A pressão sanguínea pode cair durante indução ou manutenção da anestesia. Contanto que a reação hipotensiva não seja devida a uma perda do volume sanguíneo circulante (por exemplo, hemorragia, desidratação), a mesma será diretamente proporcional à concentração e será associada com bradicardia e finalmente com inotropismo negativo. Neste caso é necessário diminuir a concentração de halotano ou interrompê-lo completamente e corrigir a hipovolemia (por transfusão de sangue ou infusão de substitutos do plasma ou outras soluções). Podem ocorrer arritmias principalmente se simpatomiméticos forem usados concomitantemente.

- Como outros anestésicos de inalação, o halotano em altas concentrações pode deprimir a respiração; neste caso, é necessária ventilação assistida ou controlada. Aumento na pressão do líquor pode ocorrer. Por essa razão, uma elevação pré-existente da pressão intracraniana deve ser corrigida antes do halotano ser empregado (tratamento medicamentoso para eliminação do edema cerebral). 

- Na prática obstétrica deve ser considerado que o halotano pode causar relaxamento do útero, especialmente em anestesia profunda. Entretanto, nos Estágios 1-2 da escala de Guedel este efeito pode ser revertido por agentes uterotônicos tais como Ocitocina. O relaxamento uterino não persiste após o halotano ser eliminado do organismo e por isso, não há perigo de subsequente hemorragia atônica. Durante curetagem uterina, a ação vasodilatadora do halotano pode causar aumento do sangramento.

- As reações hepáticas devem ser esperadas em certa proporção de pacientes anestesiados com halotano, entre 1: 9000 e 1: 30000 aproximadamente. Elas geralmente começam dentro de 10 a 14 dias e são assinalados por um súbito e não compreendido aumento de temperatura, o qual pode ser seguido por icterícia transitória ou necrose hepatocelular. Após anestesia repetida com halotano, especialmente se o intervalo for somente de poucas semanas, a probabilidade da "hepatite do Halotano" é maior que após uma única administração. Mulheres, especialmente obesas, parecem ser mais frequentemente afetadas que homens. Não há relação entre a dose ou concentração do anestésico e esta forma de dano hepatocelular.

Náusea e vômito ocorrem em cerca de 5 % dos pacientes 

- Hipertermia maligna. Nesse caso, além das medidas convencionais de emergência o uso de Dantroleno sódico por via intravenosa é recomendado.

Contraindicações

- Qualquer episódio de hepatite causada por exposição prévia ao halotano.
- Hipersensibilidade a anestésicos de inalação halogenados ou timol. Porfiria hepática. História de hipertermia pós-operatória inexplicada e icterícia após administração de anestésicos de inalação halogenados.
- Aumento da pressão intracraniana antes da abertura da dura-máter.
- Deve-se ter cuidado em caso de uso repetido dentro de 3 meses.
- Durante o primeiro trimestre da gestação, o produto não deve ser usado a menos que seja absolutamente necessário.
- Deve-se ter cuidado na utilização do halotano em pacientes com função cardiovascular descompensada e quando se pretende repetir a sua administração em três meses.
- Em pacientes com histórico de glaucoma de ângulo aberto crônico, pré-medicação com atropina parenteral pode ser administrada na dose normal, visto que tais pacientes geralmente estão recebendo tratamento anti-glaucoma local (parassimpatomiméticos) e o próprio halotano reduz a pressão intra-ocular. Se houver alguma dúvida em relação ao tipo de glaucoma (abertura do ângulo iridocorneal), deve ser consultado um oftalmologista. Em pacientes com glaucoma de ângulo fechado que não tenha sido operado, qualquer agente midriático pode precipitar um ataque agudo de glaucoma e isto pode não ser inteiramente evitável pelo tratamento local com agentes indutores de miose.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais