Buscar

Qual o entendimento sobre relevância e urgência inseridos no art. 62 da CF/88?

💡 2 Respostas

User badge image

Arley Ribeiro

São conceitos jurídicos indeterminados e subjetivos. Mesmo assim, alguns juristas tentam delimitá-lo. No entender do  eminente jurista Marco Aurélio Greco,  o pressuposto relevância está presente quando é necessária uma norma de nível legal. Se um decreto, por exemplo, for suficiente para resolver o problema, o grau de relevância para a edição de medida provisória não teria sido atingido.

A urgência é mais concreta e entende-se que esse pressuposto está caracterizado quando é impossível se esperar o tempo do processo legislativo ordinário.

Malgrado, contudo, todavia, entretanto, numa sociedade que anda a passos largos, em uma realidade dinâmica, a medida provisória em tese se torna um ato normativo necessário. Porém, num ordenamento que respalda o Estado Democrático de Direito, esse instituto deve ser admitido com muita cautela.

Em razão justamente da abstração e amplitude "lato sensu" do art. 62, o Chefe do executivo detinha um poder altamente discricionário concedido pelo Constituinte Originário.

A EC 32/01, com o intuito de enrijecer o poder de edição de medida provisória, terminou fazendo concessões inadmissíveis, algumas vezes inconstitucionais, além de limitar menos que deveria as matérias a serem tratadas por medida provisória e dando azo a permanência deste poder discricionário concedido ao Chefe do Executivo e muitas vezes utilizado de forma transversa ao proposto pelo PCO. Diante de uma interpretação sistemática da Constituição Federal, a medida provisória, na prática, teria sido o que se propôs a ser: um ato emergencial, excepcional e provisório. Inobstante o discorrido, a M.P. continua a ser utilizada na contramão do Estado Democrático de Direito e passando em brancas nuvens pelo Guardião da Carta Magna, o STF, que diante de flagrante vício de ilegalidade teria por obrigação interceder sem com isso ferir o Princípio da Tripartição dos Poderes.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Direito Constitucional III.


O entendimento dessa questão é que nesses casos o Presidente da República, de acordo com a Constituição Federal de 1988, poderá adotar medidas provisórias (MP), com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais