Buscar

alguém sabe me explicar o que é Tamponamento Sanguíneo?

💡 2 Respostas

User badge image

Isabel Greco

O tamponamento ocorre com o auxílio dos tampões fosfato e bicarbonato e ainda pelas hemácias (necessariamente hemoglobina) e proteínas plasmáticas. Porém, atuam por mecanismos diferentes. Os tampões fosfato e bicarbonato saõ denominados de tampões convencionais, pois seguem a equação de Henderson-Hasselbach, ou seja, são tampões formados por uma base e um ácido conjugados (bicarbonato/ácido carbônico - fosfato/ácido fosfórico); sua regulação é feita principalmente pelo rim e pelo pulmão (que necessariamente controla a concentração do tampão bicarbonato/ácido carbônico), que excreta o ácido carbônico (que é um ácido volátil). O tampão fosfato tampona principalmente a urina, evitando que seu pH fique muito baixo. Os tampões hemoglbina (das hemácias) e proteínas plasmáticas atuam como tampões não convencionais, pois seu mecanismo não é baseado na equação de Henderson-Hasselbach (ácidos e bases conjugados), mas sim na captura de íons H+ que ficam livres no sangue pelas cargas negativas que os resíduos de aminoácidos que formam as proteínas correspondentes possuem, portanto, evitando alterações do pH. Os tampões são importantes para o equilíbrio ácido/base fisiológico, mantendo assim a integridade das membranas celulares, as reações enzimáticas, o pH fisiológico de cada região do corpo, o funcionamento do SNC, etc.

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Assim se o PH se torna levemente ácido, ou se o sistema entra em acidose metabolica por conta de doenças como diabetes, entra em ação um dos tampões mais interessantes e importantes do sangue, que é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3). Assim o PH se mantém constante para o bom funcionamento do sistema. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais