Logo Passei Direto
Buscar
O termo ‘banto’ foi criado em 1862 pelo filólogo alemão Wilhelm Bleek e significa ‘o povo’, não existindo propriamente uma unidade banto na África. Deste modo, os bantos dividiam-se em dois grupos. Que grupos são esses? Assinale a alternativa correta:
a. Tanzanianos e os moçambiques.
b. Haitianos e os Angola-congoleses.
c. Angola-congoleses e os tanzanianos.
d. Moçambiques e os haitianos.
e. Angola-congoleses e os moçambiques.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender a classificação dos grupos bantos na África. Os bantos são um grupo étnico que se espalhou por várias regiões da África, e eles podem ser divididos em diferentes subgrupos. Analisando as alternativas: a) Tanzanianos e os moçambiques - Embora os tanzanianos sejam de uma região onde há presença banto, a divisão não é correta. b) Haitianos e os Angola-congoleses - Os haitianos não são um grupo banto, portanto, essa opção está errada. c) Angola-congoleses e os tanzanianos - Esta opção menciona dois grupos que têm relação com os bantos, mas não é a divisão mais comum. d) Moçambiques e os haitianos - Novamente, os haitianos não são bantos, então essa opção está errada. e) Angola-congoleses e os moçambiques - Esta é uma divisão correta, pois ambos os grupos são reconhecidos como parte da família banto. Portanto, a alternativa correta é: e) Angola-congoleses e os moçambiques.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A história do africano no Brasil é uma história de resistência. Entre 1500 e 1850, mais ou menos doze milhões de africanos foram raptados, escravizados e transportados para venda como mercadoria do outro lado do oceano.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir: I. Cerca de um terço dos africanos veio para o Brasil, que é, de longe, o país que menos recebeu escravos na Idade Moderna. II. A história dos africanos na formação do Brasil começa com o rapto praticado na África, seguido por longas viagens a pé até chegar nos navios e, após a compra por algum fazendeiro no Brasil. III. Na época do descobrimento do Brasil por Portugal, o tráfico de pessoas escravizadas existia em diversas partes da Europa, da África e da Ásia, sendo que os maiores praticantes desse comércio eram mercadores árabes. IV. A Bélgica também passou a comprar africanos escravizados para explorar nas ilhas do Caribe, onde as populações indígenas desapareceram completamente. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

Na formação do Brasil a escravidão estava por toda a parte, nos engenhos, nas vilas e cidades criadas pela colonização europeia e os quilombos eram uma negação deste mundo em uma busca pela emancipação.
Deste modo, analise as asserções abaixo: Assinale a alternativa correta:
I. Nem sempre os portugueses destacavam o nome dos escravizados, costumavam anotar as idades, sexo, locais de origem, etc.
II. Essas informações eram importantes para as estratégias dos colonizadores que buscavam entender a resistência dos negros para melhor combatê-la e hoje servem para que conheçamos suas histórias, lutas e como era viver em um quilombo.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Analise as asserções abaixo: 1. No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido, PORTANTO, 2. No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver”.
Deste modo, esta expressão se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido.
b. Quando algo é prometido com a necessidade de ser cumprido.
c. Quando algo é prometido sem a necessidade de ser cumprido.
d. Quando algo é prometido com a intenção de ser cumprido.
e. Quando algo não é prometido e cumprido.

A Lei Imperial nº 3.353, nome oficial da Lei Áurea, foi apresentada à Câmara Geral, atual Câmara dos Deputados, pelo então ministro da agricultura no dia 8 de maio de 1888. Foi aprovada e levada ao Senado que também a aprovou no dia 13 de maio e após foi assinada pela princesa Isabel como regente do Brasil.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa correta:
1. A luta pela abolição, entretanto, tinha começado bem antes. Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII.
2. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal.
3. Em 1761 o mesmo Marquês de Pombal decretou o fim da escravidão negra, porém, isso foi implementado apenas na metrópole europeia, territórios na Índia e depois à ilha de madeira.
4. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América foi fácil, pois não representaria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas.
5. No século XVII, o modelo de escravidão indígena estava no auge, sendo incrementado pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II é correta.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e V estão corretas.

Texto da questão Este tipo de preconceito se apresenta com o desprezo direcionado àquele que sofre o preconceito.
Que tipo é este? Assinale a alternativa correta:
a. O preconceito de gênero.
b. O preconceito de marca.
c. O preconceito de orientação.
d. O preconceito de regionalidades.
e. O preconceito de origem.

Normalmente refere-se a características morfológicas e biológicas onde em nossa sociedade são classificados em machos (associados aos homens) e fêmeas (associado às mulheres) e Intersex (antigamente chamados de hermafroditas). R= SEXO Considerar o gênero como uma contingência do sexo biológico é uma postura reducionista (CARVALHO; TORTATO, 2009), uma vez que, torna limitado o desenvolvimento total das pessoas, direcionando-as aos ditames da natureza, levando a interpretações universais que não cabem nos fatos próprios da cultura. Gênero é produto social, pois é aprendido, representado, institucionalizado e transmitido ao longo das gerações.
Deste modo, analise as asserções abaixo: Assinale a alternativa correta:
I. É nas relações interpessoais que passa-se a construir categorias de diferenciação entre papéis atribuídos ao masculino e papéis femininos, e por de trás dessas diferenciações encontramos relações de poder, posto que, socialmente é produzido discursos que nos fazem crer que essas diferenças seriam inatas.
II. Que mulheres seriam mais emotivas e homens mais agressivos, e assim passa-se a construir estereótipos e signos que passarão a produzir subjetividades e identidades.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina